A INFLUÊNCIA DO PROJETO ESCOLA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE

 

THE INFLUENCE OF PROJECT SCHOOL FAMILY ON ADOLESCENT PSYCHOSOCIAL DEVELOPMENT

Bruna Moreira Silva*[1]

Daniele da Silva Souza*1

Márcia Cristina Dias*1

Mariana Karen Reis Dias*1

Marília Gabriela Amaral Vaz*1

Phatrícia Juliana de Paula Silva*1

Sara Cristina Zambelli*1

Ana Paula Barbosa*[2]

_____________________________________________________________________

RESUMO. Este artigo foi desenvolvido após a realização de um projeto de pesquisa que teve como metodologia a observação e aplicação de questionários com base em teorias do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes na fase escolar. Observamos o seu ambiente de convívio escolar e aplicamos questionários em 17 alunos frequentadores do programa e cinco profissionais; podemos observar o quanto é fundamental este projeto na vida social do adolescente que frequenta as atividades juntamente com a sua família. As formas como o adolescente se adapta e desenvolve novos conceitos de socialização dentro de um ambiente de recreação são de suma importância e tem grande influência sobre o desenvolvimento psicossocial do adolescente, pois ao frequentar o projeto o adolescente acaba tendo um convívio maior com jovens da mesma idade, proporcionando assim um amadurecimento na sua forma de pensar e lidar com o meio em que vive.

PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento psicossocial, socialização, recreação, adolescente.

ABSTRACT: This article was developed after conducting a research project that had as observation methodology and questionnaires based on theories of psychosocial development of children and adolescents during school stage. We observed their convivial school and applied questionnaires to 17 students, project goers and five professionals; we can see how important this project is in the social life of the teenager who attends activities with your family. The way in which the adolescent adapts and develops new concepts of socialization within an environment of recreation are very important and has great influence on the psychosocial development of adolescents, because the project by attending the teenager just having a greater familiarity with the same young age, thus providing a maturing in his way of thinking and dealing with the environment they live.

KEY WORDS: psychosocial development, socialization, recreation, teen.

_____________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

O projeto ”Escola da família” abrange a convivência escolar para uma melhor convivência neste âmbito. Foi criado em 23 de Agosto de 2003 pela secretaria do Estado da Educação. Esse programa oferece às comunidades atividades que possam contribuir para a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor para o desenvolvimento psicossocial do adolescente.

Ao aluno de psicologia, a elaboração do projeto colaborou para que houvesse um melhor entendimento da teoria Psicossocial de Erick Erikson (1968) apud PAPALIA (2006), estudada somente através do método de observação sem nenhum tipo de intervenção. E para a instituição o projeto de pesquisa contribuiu com o intuito de divulgar a importância do projeto “Escola da Família” e o desenvolvimento psicossocial que a escola proporciona para adolescentes e familiares do bairro.

REFERENCIAL TEÓRICO

É na adolescência que começamos a formar nossa identidade e realizamos muitas escolhas. Erikson (1950, apud PAPALIA 2010), enfatiza que é nesse período que nos esforçamos para compreender o self que é um amadurecimento saudável e vital para fundamentar as etapas anteriores do nosso desenvolvimento e lançar alicerces para lidar com desafios na vida adulta.

 A cultura, os aspectos interpessoais e intrapessoais influenciam na formação da identidade e quanto mais for formado essa identidade do Adolescente, menos a opinião de outras pessoas vai importar fazendo assim que esse adolescente seja menos influenciável. É possível construir essa identidade através de modificações e da sinterização. Podemos notar dois conceitos fundamentais dessa síntese, a Crise de Identidade e a Confusão de Identidade. A Crise é o período de tomada de decisões, onde o adolescente vai decidir mudar ou seguir o que ele é. Existe também o compromisso, que é o investimento pessoal em uma ocupação ou sistema de crenças, onde temos três tipos de influências: A ideológica, a ocupacional e a interpessoal. A Confusão é quando o adolescente não sabe qual papel assumir, ele confunde que ele é. A consolidação de identidade ocorre pela escolha de uma ocupação, pela adoção de valores e pela identidade sexual satisfatória (PAPALIA, 2010).

 Foi pesquisado pelo psicólogo James E. Marcia (1966) apud PAPALIA (2010) quatro diferentes estados de identidade, ou estágio do desenvolvimento do ego: a realização de identidade, sob execução, moratória e difusão de identidade. Essas quatro categorias se difere pela existência ou ausência de crise e compromisso. Na adolescência é escolhida também a orientação sexual e normalmente se torna permanente, onde a pessoa pode escolher ser heterossexual, homossexual ou bissexual.

 Normalmente a vida sexual das pessoas começa nessa fase e para evitar maiores transtornos o adolescente deve ser orientando em casa sobre o uso de contraceptivos ao invés dos pais deixarem que aprendam nas ruas ou pela internet. A escola também é uma grande aliada aos pais nesse assunto, pois proporciona um ensino básico sobre o assunto. Na adolescência é despertada a curiosidade pelo novo, pelo o que todos seguem e se o indivíduo não tiver sua identidade bem formada, pode seguir o que os outros nessa fase fazem, levando-o assim ao uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas.

 Os pais tem grande influência na vida desses adolescentes, pois ficam confusos se libertam seus filhos ou se os protegem e, de acordo com o que ocorre dentro de casa é que determina o que esse adolescente será fora desse ambiente familiar. O pai mesmo dando liberdade aos seus filhos tem que orientá-los e supervisioná-los para saber sempre o que estão fazendo e com quem estão andando (PAPALIA, 2010).

 Outro fator, assim como o desenvolvimento psicossocial acima falado, que também é determinante para o adolescente é a relação aluno/professor. Essa relação quando positiva, pode ser muito favorável para o desenvolvimento acadêmico do aluno.

Estudos apontam que o modo como o educador se apresenta e apresenta o seu trabalho/ensino para o aluno influenciam no comportamento de tal. O domínio e conhecimento de seu trabalho fazem com que o aluno se interesse, se motive e se desempenhe melhor ao aprender uma disciplina nova, seja ela teórica ou ligada às práticas esportivas. O aluno aumenta o seu interesse e sua motivação quando recebe elogios e incentivos de seu educador, assim tendo um melhor rendimento e aproveitamento de seu aprendizado. Adolescentes do sexo masculino tendem a ter um desempenho menor do que as adolescentes do sexo feminino, pois estas tem certa confiança na sua capacidade escolar, assim tendo uma absorção maior de todo o conteúdo apresentado pelo educador. Os professores usam uma disciplina mais rigorosa com os meninos, por não se motivarem tão facilmente quanto as meninas, que por sua vez gostam mais de ler (HERBERT, 1987).

Em sequência ao que foi falado anteriormente, devemos considerar as oportunidades estruturais e acadêmicas que a escola oferece para este adolescente. Um dos determinantes para uma boa qualidade de ensino é o bairro onde a família reside. Bairros carentes tendem a ter um ambiente escolar desfavorável ao crescimento do aluno, portanto, nota-se um aumento significativo de evasão nas escolas.

Segundo Papalia; Olds; Feldman (2006, p. 463):

A escola é a experiência organizadora central na vida da maioria dos adolescentes. Ela oferece oportunidades para adquirir informações, para dominar novas habilidades e aguçar as já adquiridas, para participar de atividades esportivas, artísticas e de outra natureza, para explorar opções vocacionais e para estar entre amigos. Ela amplia os horizontes intelectuais e sociais. Para alguns adolescentes, entretanto, a escola não é uma oportunidade, e sim mais um obstáculo no caminho para a idade adulta.

                  

Os métodos utilizados para a elaboração deste projeto foram a Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa de Campo, Observação e Questionário. A pesquisa bibliográfica cabe para nós, um passo a ser tomado para realizar uma pesquisa. A principal fonte são livros e artigos. Através das informações que uma vez já foram tomadas públicas, podemos nos informar e levantar ideias e outros conceitos a partir da mesma.  Na pesquisa de campo conseguimos adquirir informações no espaço onde de fato acontece o que está sendo pesquisado. Neste método de pesquisa podemos extrair o que se é importante através de observação, ou aplicando questionários, formulários ou realizando entrevistas.

Uma das etapas do método científico é a observação, que é a ação ou o efeito de observar com atenção, sem interferência do observador. Usamos a observação para coletar dados de um comportamento e da situação ambiental, e ela deve ser sistemática, ou seja, tem que ser relatado cada detalhe deixando de lado todas as suposições. Após ser feita a observação deve-se elaborar uma hipótese como explicação do que foi observado. O questionário é outro instrumento de coleta de informações que pode ser utilizado em uma sondagem. É uma técnica de investigação composta por um determinado número de questões, com o objetivo de ajudar o pesquisador. O questionário é muito importante em pesquisas principalmente na área da educação, pois, nos permite recolher uma amostra do que desejamos ou do objeto de estudado.

Portanto, os diversos métodos utilizados contribuíram para abranger conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento psicossocial do adolescente, deste modo, colaborando para uma observação e coleta de dados mais eficaz e principalmente objetiva.

RESULTADOS

A partir das observações e pesquisas realizadas na escola em que acontece o projeto “Escola da Família”, e também as teorias pesquisadas sobre o desenvolvimento Psicossocial dos adolescentes através de livros da área, podemos observar o quão é importante este projeto na vida social do adolescente que frequenta as atividades juntamente com a sua família. As formas como ele se adapta e desenvolve novos conceitos de socialização dentro de um ambiente de recreação. 

Os alunos que responderam o questionário elaborado com o intuito de atender ao resultado da pesquisa, disseram frequentar o projeto pelo lazer e divertimento que o mesmo proporciona. Observamos na analise de dados recolhidos que os pais dos adolescentes, assim como os irmãos não costumam frequentar o projeto. É predominante o interesse dos adolescentes pelas atividades esportivas, considerando que os mesmos participam de duas a quatro atividades durante todo o fim de semana. Foi questionado também o modo como são aplicadas as atividades aos adolescentes que avaliaram como sendo bom. Os mesmos que participam do projeto são ou já foram alunos da escola.

CONCLUSÃO

Analisando a pesquisa realizada podemos concluir que, o projeto “Escola da Família” tem grande influência sobre o desenvolvimento psicossocial do adolescente, pois, ao frequentar o projeto o adolescente acaba tendo um convívio maior com jovens da mesma idade, proporcionando assim um amadurecimento na sua formar de pensar e lidar com o meio em que vive.  É padrão dos adolescentes terem uma busca incessante pela sua identidade ao qual passa por conflitos com seus familiares, professores e principalmente com os seus amigos, onde os mesmos sofrem grandes influências diante de uma situação.

Sendo assim, concluímos que através da teoria sobre o desenvolvimento psicossocial do adolescente, nossa observação diante da frequente participação dos adolescentes no projeto “Escola da Família” e também através do questionário aplicado aos mesmos, obtemos as informações que confirmam a importância do projeto e do estímulo do mesmo na vida psicossocial do adolescente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

PAPALIA, D. E; OLDS, S.W; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 8.ed. São Paulo: Artmed, 2006.

PAPALIA, D.E; OLDS, S.W; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 10.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

HERBERT, M. Convivendo com Adolescentes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CERVO, A.L; BERVIAN, P.A. DA SILVA, Metodologia Científica. 6ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.



*[1] Alunas do curso de Psicologia da Universidade de Franca, cursando o quarto semestre da disciplina de Laboratório de Pesquisa II.

*[2] Professora Orientadora do Projeto, Docente do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, Especialista em Didática, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Doutora em Serviço Social pela UNESP de Franca-SP