A INFLUÊNCIA DO MACROAMBIENTE NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO¹

 

DANIEL DUARTE ²

CARLOS TABORDA³

 

INTRODUÇÃO

 

O Planejamento estratégico de forma alguma pode ser avaliado e muito menos aplicado isoladamente, sem a análise de fatores. A análise do Macroambiente é fundamental para que possa haver um bom planejamento estratégico. O conhecimento e a comparação do Macroambiente com as 5 forças de Porter e com a Matriz BCG, é de extrema importância. 

PALAVRAS CHAVE: Planejamento Estratégico, Macroambiente, 5 forças de Porter, Matriz BCG, Análise e Comparação.

1 - O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

 

É um processo de elaboração ou reformulação de estratégias, no qual se busca um caminho ou um objetivo de definir qual é a missão da empresa, aonde ela quer chegar, o que ela quer fazer e aonde quer atuar. Peter Drucker define planejamento estratégico como, “É o processo continuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, e através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir os resultados dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.

O planejamento estratégico esta relacionado com os objetivos estratégicos da empresa e com todos os níveis empresariais, só que é elaborado pelo nível estratégico. Esse planejamento não pode de forma alguma ter só uma decisão pronta e acabada, é preciso de avaliação de uma serie de fatores, como ambiental, politico, econômico, social, tecnológico ou seja o Macroambiente. Entendemos também que devemos, integrar o microambiente da empresa, os fatores operacionais, os setores de produção, RH, comercial, financeiro, jurídico, os propios colaboradores, as partes interessada, tudo isso é preciso ser levado em conta no planejamento estratégico.

2 - O QUE É MACROAMBIENTE

 

São fatores que não podem ser controlados por uma empresa, mas podem ser previstas, também não atingem só uma empresa, mas atinge varias empresas. É importante a empresa ter conhecimento do Macroambiente para que entenda que, ela não atua sozinha no mercado e desmistifica qualquer conceito de que nada do ambiente pode prejudicar ou dar uma oportunidade para sua empresa e também para que haja um conhecimento de que a fatores que podem prejudicar quanto que podem ser utilizados como oportunidade. Exemplo: Em uma cidade do Maranhão, a previsão do tempo é de muita chuva, as sorveterias dessa cidade vão sofrer com esse fator ambiental.

O Macroambiente é composto por vários fatores, destacado abaixo:

 

________________

1 Paper apresentado à disciplina Estratégia Empresarial, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.

2 Aluno do 5º Período, do Curso de Administração de Empresas, da UNDB.

3 Professor Carlos Taborda

  • Fatores Econômicos: São indicadores sobre o cenário econômico do País em que a empresa atua, sobre o conhecimento e o poder de compra do mercado alvo da empresa.
  • Fatores Políticos: Indicadores sobre a politica se houve eleições atuais que mudaram o cenário econômico tanto internacional como nacional, a relação com os políticos e o próprio governo.
  • Fatores Jurídicos: Envolve Leis estaduais, municipais, constitucionais e Legislações Especificas para casos específicos como por exemplo: Anatel para empresas de telecomunicação.  
  • Fatores Demográficos:  Coloca em questões como, raça, sexo, idade, perfil, naturalidade, índice de desenvolvimento humano, índice de gis, nível de renda, classe social, distribuição geográfica.
  • Fatores Tecnológicos: Acompanhamento dos avanços tecnológicos como, a criação de novos e melhores sistemas de gestão, novas maquinas que ajudem no processo de produção, os avanços tecnológico de produtos dos concorrentes (o que acontece muito com produtos eletrônicos).  
  • Fatores Culturais: Estuda a cultura do País em que a empresa atua também do mercado alvo, como proposta se os produtos vão ser bem aceitos ou não.
  • Fatores Religiosos: É importante para o conhecimento e para o planejamento estratégico, quando a empresa atuar em algum país que tenha resistência a carne bovina, como a Índia, por exemplo, onde o Boi é considerado sagrado.  
  • Fatores Ambientais: Um dos mais importantes para a empresa, trabalha com a previsão e os modos de como atuar em uma clima ambiental desfavorável a empresa.
  • Fatores Sociais: Como a sociedade reage a empresa e como impactar de forma positiva a sociedade e o meio que a empresa se encontra.

 

3 – MACRO AMBIENTE E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

O planejamento estratégico e o macro ambiente precisam ser analisados juntos e são inseparáveis. O conhecimento desse Macro Ambiente para a elaboração e aplicação é muito importante, porque informações sobre variáveis, sendo elas boas (oportunidades) ou ruins (ameaças) e também dos fatores que a influenciam a empresa. O gestor precisa conhecer em que área a empresa atua, os fatores que mais a influenciam e a dimensão em que ela atua, por exemplo se a empresa for uma multinacional e atua em vários países, o planejamento estratégico tem que conhecer o macro ambiente de cada país em que a empresa atua, porque vão ser fatores diferentes, em alguns os fatores culturais vão exercer mais influência em outros nem tanto.

O conhecimento do macro ambiente possibilita um parâmetro para que a empresa tenha uma previsão do que pode ser aproveitado, ou seja, as oportunidades, para que melhore seu desempenho, sua eficiência, seu diferencial no caso se os concorrentes não tiverem a visão da oportunidade, essa empresa usa oportunidade para ser um diferencial. Também traz previsões sobre as ameaças e junto ao planejamento ter que buscar soluções para minimizar esses impactos ou anular o impacto com soluções.

A empresa precisa ser muito bem conhecida para que possamos conhecer melhor os fatores que vão influenciar na sua eficiência.

4 UMA EMPRESA FRIGORIFICA E OS FATORES CULTURAIS E RELIGIOSOS  

 

Uma empresa frigorifica brasileira possuem filiais em todo o Brasil sendo assim a maior do País nesse setor. Essa empresa começa a expandir seus negócios para fora do País possuindo assim filias em alguns Países da América Latina e do Norte, alguns Países Europeus, até chegar na Índia.

Ao chegar à Índia, a empresa se depara com um fator cultural e religioso muito forte. A Índia apesar de muitos problemas sociais como altas taxas de analfabetismo é uma economia em crescimento. É um país com grande diversidade e também com um domínio religioso muito grande pelos Hindus, o país é em media 80% Hinduísta. O Hinduísmo, destacando um ponto principal, entre suas tradições religiosas, considera a vaca sagrada.

Levando em conta esse aspecto, a empresa brasileira teria que se adaptar a esse fator cultural e religioso, uma medida de planejamento poderia ser segmentar a sua produção para outro tipo de alimento ou carne para que conquiste o seu lugar nesse País. Esse fator cultural e religioso deve ser sempre levado em conta na empresa, se eles não levassem em conta, claramente não iria sobreviver, é preciso adaptar-se a cada fator. Se a empresa segmentar o modo de serviço para um restaurante teria que levar em conta a cultura do Indiano em comer uma comida muito apimentada.

A empresa McDonald’s atua na Índia com um modelo de cardápio totalmente diferente em relação a outros países. Não é usado a carne bovina, mas como o tempero, molho e outros tipos de carnes são mais valorizados na Índia, o McDonald’s começou utilizar dessa oportunidade para segmentar seu cardápio assim conquistando seu lugar naquela cultura específica. Então passaram a usar molhos, principalmente os apimentados e outros tipos de carne, como por exemplo de carne de frango e de peixe. Também abriram a primeira filial vegetariana na Índia, onde se tem uma grande oportunidade para restaurantes vegetarianos.

Então essa empresa frigorifica brasileira poderia trabalhar segmentando para carnes de frangos e de peixes. Poderia também explorar o comercio de Hortifruti para vendas de legumes, frutas e vegetais e também uma venda segmentada para ingredientes para molhos.

5 IMPACTO DO MACRO AMBIENTE DENTRO DA EMPRESA

 

O Macro ambiente influencia em muitos casos diretamente na empresa, tem um poder de criar uma oportunidade ou de favorecer uma ameaça. A empresa dentro do planejamento estratégico deve trabalhar fazendo essas previsões e criando maneiras para impedir ou minimizar os impactos em caso de ameaça ou criar um caminho para aproveitar a oportunidade.

Existem vários fatores que devem ser considerados e analisados com cuidado e também existe ferramentas para analisar essas oportunidades e ameaças junto com as forças e fraquezas que já trabalha em um ambiente interno.

6 ANÁLISE SWOT

 

A análise SWOT, é uma ferramenta na qual é detectada e verificada as Forças(Strengths), Fraquezas(Weaknesses), Oportunidades(Opportunities) e Ameaças(Threats). Essa análise ajuda a compreensão de qual é a situação interna da empresa que é o caso da forças e fraquezas, e também ajuda na compreensão do macro ambiente que abrange as oportunidades e ameaças.

  • As forças são um ponto em que devem ser melhorados e aprimorados constantemente pois é naquele ponto que a empresa tem uma desenvoltura melhor.
  • As fraquezas é um ponto que deve ser bastante considerado e analisado, pois é um lugar aonde se enxerga em que situação a empresa erra e tem dificuldades.
  • As oportunidades tem relação ao macro ambiente, é algo que favorece a empresa em um certo período. Os gestores sempre devem estar atentos a essas oportunidades para serem melhor exploradas.
  • As ameaças é algo que afeta a empresa, vindo do macro ambiente. O trabalho deve ser para que crie uma prevenção contra essas ameaças e como diminuir o impacto delas.

7 CONCLUSÃO

 

O Macro Ambiente é composto por diversos fatores e todos com suas peculiaridades, dependendo da empresa alguns podem ser favoráveis outros servem como um desafio. O Macro Ambiente fornece também ameaças e oportunidades. Ameaças que devem ser prevista uma maneira de diminuir ou anular o impacto e Oportunidades servindo como fator que ajuda a empresa, não deixa de ter uma previsão e saber o melhor jeito de explora-las.

Existem ferramentas para a análise desses fatores como estudo do Macro Ambiente e Análise SWOT. É preciso estudar cada Macro Ambiente dentro do planejamento estratégico para que se tenha planejado algo mais amplo e eficaz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 - Referencias

 

  • CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico, fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro, 2004. https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=35aw-p0MOJ4C&oi=fnd&pg=PA1&dq=macroambiente+e+planejamento+estrategico&ots=6p2rAkWmXd&sig=rVMEP8yhArnmY5pcK8srW0bAAZQ#v=onepage&q=macroambiente%20e%20planejamento%20estrategico&f=false. Acesso em 26/03/2015
  • TABORDA, Carlos; Slide das Aulas, 5 Forças Porter, Macroambiente.
  • Animais e Religiões. http://www.xamanismo.com.br/Universo/SubUniverso1187815981It008 . Acesso em 15/04/2015.
  • FILHO, Paulo de Vasconcellos Filho. Análise Ambiental para o planejamento estratégico. São Paulo, 2009. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-75901979000200009&script=sci_arttext. Acesso em: 15/04/15