UCAM –UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

NARGÉLIA PINHEIRO DE ALENCAR CARTAXO 

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA 

MAURITI– CE

2013

UCAM –UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

NARGÉLIA PINHEIRO DE ALENCAR CARTAXO 

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA 

ARTIGO CIENTÍFICO APRESENTADO À UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UCAM, COMO REQUESITO PARCIAL PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENSINO DE BIOLOGIA

MAURITI– CE

2013 

A INFLUÊNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Nargélia Pinheiro de Alencar Cartaxo[1]

RESUMO 

 O presente trabalho visa expor como se dá as aulas da disciplina de Biologia nas escolas e depois analisar como o lúdico fascina e encanta os alunos e o mais importante, auxilia no aprendizado, eles aprendem se divertindo e em muitos casos, sem perceber que estão aprendendo, pois o lúdico pode sim influenciar e desenvolver habilidades e competências cognitivas nos alunos. O principal objetivo da pesquisa é mostra como os jogos e brincadeiras são importantes na vida dos educandos, mostrar quais os benefícios que proporcionam aos mesmos, tanto no que se refere à vida social como a vida acadêmica. Expor através de uma pesquisa bibliográfica que o professor de Biologia pode sim usar o lúdico como atrativo para preparar suas aulas e ainda fazer uso de ferramentas como o computador e o data show para diferenciar suas aulas do método tradicionalista, inovando-as cada vez mais. Autores como Pedroso, as orientações curriculares do ensino médio formam o referencial teórico deste trabalho, autores encontrados principalmente na internet e em livros. Os jogos e brincadeiras facilitam o processo de ensino aprendizagem, mas quando estão associados ao conteúdo didático.

PALAVRAS-CHAVES: Biologia. Lúdico. Influência. Aprendizado.

Introdução

                   A ludicidade está presente indispensavelmente na vida da criança independente de tudo, pois ela sente a necessidade de brincar, de construir seus próprios conceitos a cerca de um mundo de brincadeiras em que ela está descobrindo.

                   As brincadeiras despertam a criatividade, a percepção, a atenção fazendo com que a criança se desenvolva sob diferentes aspectos, é importante levar em consideração que o lúdico dentro das aulas de Biologia tornando as mais atrativas e dinâmicas e isso tem o intuito de aprimorar o conhecimento e despertar novas habilidades dos alunos, ou seja, o lúdico é um aliado para melhorar o ensino nas aulas da referida disciplina.

                   O principal objetivo deste projeto é desenvolver métodos de ensino aprendizagem através da utilização de jogos didáticos e brincadeiras que envolvam os conteúdos de Biologia e que incentivem a aquisição e compreensão dos assuntos abordados durante as aulas para melhorar o desempenho dos alunos.

O professor deve deixar de lado as aulas tradicionais e tentar recorrer a novas formas de conciliar o conteúdo a ser estudado com aulas dinâmicas e divertida, isso só é possível com muita dedicação, preparo e motivação, utilizando estratégias para a aquisição de sabedoria em relação à disciplina de Biologia.

                   O lúdico proporciona uma nova motivação para aquisição do conhecimento, envolvendo o aluno de forma diferenciada, mudando a rotina monótona da sala de aula, fazendo com que ele se interesse mais e que as dificuldades encontradas em relação aos assuntos das aulas sejam assimilados com mais facilidade.       As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006, p. 28) afirma que:

O jogo oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos.

Os jogos e brincadeiras a serem utilizados pelo educador devem estar relacionados ao conteúdo escolar para que surja efeito na aprendizagem do aluno. Devem ter também sempre um objetivo a ser alcançado.  Jogos que estimulem a memória, por exemplo, é uma boa opção para as crianças dispersas. Todos os jogos e brincadeiras são formas de prender a atenção dos alunos, deixando a aula mais atrativa, mas devem ser planejados antes da utilização, para que o profissional tenha certeza que iram realmente funcionar.

                   O papel do professor torna-se essencial na vida acadêmica e principalmente na vida social do aluno, pois este tem um papel fundamental diante da sociedade, formando futuros cidadãos e fazendo com que o aluno adquira conhecimento, buscando novas formas de aprimorar-se cada vez mais, mostrando que isso pode ser feito de forma divertida, mas para que isso ocorra o professor precisa está preparado para dar suporte ao aluno, pois só assim o ensino/aprendizagem irá fluir de maneira satisfatória, é necessário também que o educador estabeleça relação entre o conteúdo teórico a ser transmitido ao aluno com artifícios que despertem a sua criatividade e a sua capacidade de pensar e refletir sobre o conteúdo através da interdisciplinaridade. De acordo com (PEDROSO, 2009, p. 02-03):

As atividades lúdicas, como as brincadeiras, os brinquedos e os jogos, são reconhecidos pela sociedade como meio de fornecer ao individuo um ambiente agradável, motivador, prazeroso, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Outra importante vantagem, no uso de atividades lúdicas, é a tendência em motivar o aluno a participar espontaneamente na aula. Acrescenta-se a isso, o auxilio do caráter lúdico no desenvolvimento da cooperação, da socialização e das relações afetivas e, a possibilidade de utilizar jogos didáticos, de modo a auxiliar os alunos na construção do conhecimento em qualquer área.

                   Os jogos são elementos que levam os alunos a raciocinar com mais facilidade sobre os assuntos estudados nas aulas de Biologia, é necessário motivando-os de forma a auxiliar o desenvolvimento intelectual, facilitando o processo de ensino/aprendizagem e desenvolvendo habilidades.

                   O lúdico motiva a aprendizagem pelo fato de proporcionar prazer, mas isso não que dizer que as atividades lúdicas são os únicos responsáveis pela aquisição de conhecimento, o lúdico desenvolve no indivíduo a criatividade, a interação, a percepção e várias outras ferramentas que contribuem para a obtenção do conhecimento linguístico, cognitivo e intelectual, que são fundamentais para o seu desenvolvimento cognitivo.

Desenvolvimento        

                   Os jogos didáticos e as brincadeiras têm possibilitado ao indivíduo a construção de uma bagagem rica em conhecimento, através, simplesmente, do lúdico, que desempenha no educando prazer em aprender e interagir de forma satisfatória com os demais colegas de sala.

                   Os jogos e brincadeiras são extremamente úteis para desperta potencialidades e habilidades que precisam de algum estímulo para ser desenvolvidas no indivíduo, tais como, atenção percepção, compreensão, entre outros. Os jogos se mostram eficazes e facilitam a aprendizagem, sendo assim, um auxilio na construção do conhecimento tanto individual com coletivamente dos educandos. Como afirma (GUIMARÃES, 2009, p. 18).

O jogo didático auxilia os educandos na familiarização de conhecimentos e na interação entre os jogadores e/ou trabalhos em equipe. Assim, podemos considerar os jogos como um recurso adicional a ser construído e explorado pelos alunos, vindo a somar fatores positivos ao processo de ensino-aprendizagem. Utilizados de forma adequada e com mediações por parte dos educadores, certamente representam um acréscimo à educação como mais um agente transformador dentro de uma atmosfera lúdica.

                  

                   Com a utilização de jogos e brincadeiras, os alunos irão se familiarizarem com a disciplina de Biologia, sentindo-se mais incentivados e até mesmo motivados a aprender, pois o contato diversificado com a disciplina em questão através de uma forma dinâmica e divertida estimula o conhecimento do educando desenvolvendo novas habilidades educativas e cognitivas.

                   O lúdico é um recurso que pode ser utilizado como uma forma diferenciada de ensinar, ajudando a desenvolver e estimular a aprendizagem do indivíduo, despertando o interesse do aluno de um jeito novo e dinâmico, ampliando sua esfera de conhecimento e desenvolvendo competências que são de extrema importância para sua vida.

                   A ludicidade facilita a compreensão e o desempenho do indivíduo, por exemplo, durante uma aula em que o professor esteja aplicando uma brincadeira relacionada a algum assunto de Biologia, o estudante fica mais atento, se envolve mais e consequentemente aprende com mais facilidade. Segundo afirma (GUIMARÃES, 2009, p. 18).

Por meio do jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição (desenvolvimento da inteligência e da personalidade, fundamentais para a construção de conhecimentos), à afeição (desenvolvimento da sensibilidade e da estima e atuação para estreitar laços de amizade e afetividade), à socialização (simulação de vida em grupo), à motivação (envolvimento da ação, do desafio e mobilização da curiosidade) e à criatividade.

                  

                   Os jogos didáticos são ferramentas que estimulam a aprendizagem de uma maneira divertida, os alunos podem compreender a disciplina de Biologia através simplesmente de uma associação entre o conteúdo e o jogo didático. É de fundamental importância destacar que o a utilização de jogos didáticos não é só necessária para despertar conhecimento, também é necessária para despertar outras habilidades como o trabalho em equipe, a criatividade e o interesse em aprender se divertindo. De acordo com (COSTA, 2008, p. 05).

O aprendizado de biologia com a utilização de jogos “como facilitadores” de interação entre professor, aluno e conhecimento irá favorecer momentos agradáveis de criação e estabelecer a cooperação necessária, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser entendido como uma construção de conceitos imprescindíveis a sua formação.

                   A implantação e a utilização de jogos educativos nas aulas de Biologia é uma forma de aprimorar e facilitar o conhecimento e a compreensão de forma prazerosa, ampliando a visão de mundo e o desempenho educacional do estudante, isso irá contribuir de forma eficaz para o aperfeiçoamento e desenvolvimento escolar, colaborando com a formação e até para sua vida profissional do indivíduo.

                   A mudança da rotina escolar com a elaboração de aulas mais atrativas, dinâmicas e divertidas, faz com que despertem a curiosidade e principalmente o interesse do aluno para que a aprendizagem seja espontânea e significativa. Porém isso não significa dizer que o lúdico é o único meio para se ensinar Biologia, mas é um recurso diferenciado a ser trabalhado. Segundo (COSTA, 2008, p. 05): “É preciso deixar claro, que o jogo não se apresentará como uma solução mágica para o ensino da biologia, mas se constituirá em algo diferente, inovador e motivador em relação ao aprendizado do conteúdo a ser abordado”. É interessante diversificar as aulas proporcionando prazer e ao mesmo tempo estimulando os alunos a sempre buscar novas formas de adquirir sabedoria.

            O melhor meio para que o professor consiga desenvolver um bom trabalho em sala de aula é utilizar meio que entusiasmem os alunos a querer estudar, motivando-os constantemente, segundo (COSTA, 2008, p. 04) “o valor da motivação no aprendizado é cada vez mais reconhecido pela grande maioria dos educadores. Entre as diversas maneiras de despertar a vontade de aprender, está a utilização de jogos para a fixação de conteúdos”. Os jogos didáticos tornam-se necessário para mesclar o senário educacional, transformando as aulas monótonas e aulas atrativas para melhorar ensino como um todo, não semente o de Biologia.

Conclusão

                   O estudo da ludicidade como um importante aliado no ensino de Biologia em sala de aula mostrou sua efetiva importância diante de uma infinidade de possibilidades diferentes para aprender o conteúdo que lhe é apresentado pelo professor utilizando estratégias que envolvem a ludicidade, pois através das atividades lúdicas o aprendizado dos alunos flui naturalmente com o desenvolver das brincadeiras ou dos jogos.

                   Ressalta-se que os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, então inseri-los na educação delas é uma ótima oportunidade para incentivar a aprendizagem auxiliando-os na compreensão da disciplina de Biologia, motivando-os a aprender e sempre buscar novas fontes de conhecimento.

                   Considerando a educação como principal meio de corrigir a sociedade e formar cidadãos conscientes, deve-se investir em educação de qualidade e também, na utilização de jogos com fins pedagógicos para que se possa modificar a realidade do ensino, a realidade de cada educando e, consequentemente, da sociedade, transformando o mundo em que vivemos.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.

COSTA, Wilma da Cruz. A Importância e a Construção do Lúdico no Processo Educacional. Disponível em < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals /pde/arquivos/1681-8.pdf> Acesso em 03 maio 2013.

GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Atividade Para Aulas de Ciências. São Paulo. Nova Espiral, 2009.

PEDROSO, Carla Vargas. Jogos Didáticos No Ensino De Biologia: Uma Proposta Metodológica Baseada Em Módulo Didático. Disponível em < http://www.isad.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2944_1408.pdf >Acesso em 27 abril 2013.



[1]              Aluna do curso de pós-graduação em Ensino de Biologia com formação acadêmica em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Regional do Cariri – URCA, leciona há três anos no Ensino Médio na Escola de Ensino Fundamental e Médio Adauto Leite.