A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DOS PEQUENOS CENTROS URBANOS

Gustavo Anderson Silva* [email protected]

Luciano dos Santos Moreira* [email protected]

* Artigo acadêmico do curso de Sistemas de Informação da

Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Resumo: Com o passar dos anos a tecnologia esta cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, seja na área da educação, medicina, compra e venda pela internet ou no uso doméstico. O estudo realizado com base o município de Teodoro Sampaio – SP mostra que utilização do computador é algo comum nos dias de hoje, sem falar do uso do celular. Atualmente, com o fácil contato e aquisição de tais tecnologias, crianças e adolescentes estão deixando para trás velhos hábitos. Pode-se afirmar que ocomportamento da sociedade mudou devido às influências tecnológicas.

Palavras-chaves: adolescentes, crianças, tecnologia.

1. Introdução

Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 (doze) anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade (BRASIL Lei..., 2003). Segundo o dicionário Aurélio, criança é um ser humano de pouca idade, menino ou menina e adolescente é que ou quem está na adolescência, é o período da vida que começa a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se, aproximadamente, dos 12 aos 20 anos.

O estudo foi realizado analisando as crianças e os adolescentes do município de Teodoro Sampaio – SP.

A cidade foi fundada em 7 de janeiro de 1952, por José Miguel de Castro Andrade e Odilon Ferreira. Em 28 de Fevereiro de 1964, a Lei nº 8.092 criava o município de Teodoro Sampaio.

Com 2.879,8 km², Teodoro Sampaio era o maior município do Estado de São Paulo em extensão territorial e estava assim constituído: Teodoro Sampaio (Sede), Rosana, Primavera, Euclides da Cunha Paulista, Planalto do Sul (Distritos) e Santa Rita do Pontal (Bairro rural).

Em 5 de Novembro de 1989, realizaram-se os plebiscitos sobre a emancipação dos distritos de Rosana e de Euclides da Cunha Paulista. A instalação dos novos municípios ocorre em 1º de Janeiro de 1993. Com o desmembramento, o município de Teodoro Sampaio ficou com a seguinte formação: Teodoro Sampaio (Sede), distrito de Planalto do Sul e as glebas Água Sumida e Ribeirão Bonito. O município encontra-se situada a 661 km da capital São Paulo (WIKIPEDIA, 2007).

Conforme o censo realizado no ano de 2006, a população estimada do Município é de 20.789 mil habitantes (IBGE, 2006). Segundo o Projeto de Lei nº 223, 2005, a economia baseia-se na agropecuária (cana de açúcar, café, fruticultura, amendoim, milho, silvicultura, soja, bovinos, caprinos, suínos, ovinos, apicultura, etc.); indústrias (destilaria de álcool e açúcar, cerâmicas, laticínios); e comércio e extrativismo(recursos naturais como a pesca, o saibro, e a areia lavada para construção) (PROJETO..., 2005).

A figura abaixo mostra a localização do município.


Figura - Município de Teodoro Sampaio – SP

Fonte: Wikipédia, 2007. adaptada pelo autor

Um menino pergunta ao avô: "É verdade que quando o senhor era pequeno não havia televisão?" O avô responde que sim, e o menino devolve: "Então onde é que você jogava videogame?" A piada mostra o fosso tecnológico entre as gerações (RYDLEWSHI, 2004).

Não é difícil notar as diferenças no comportamento das crianças e adolescentes nos dias atuais em relação a 10 ou 20 anos atrás. A cada dia que passa é mais crescente a presença da tecnologia no nosso cotidiano. Em todo lugar é possível ver o avanço tecnológico e acompanhar este crescimento no dia-a-dia da sociedade, especificamente na vida das crianças e adolescentes.

Uma das principais mudanças é o relacionamento entre o grupo de amigos e a maneira de se divertir. Hoje em dia, utiliza-se o computador de várias maneiras para sobreviver e até mesmo para se relacionar com os outros (HANAVER, 2005).

O objetivo deste artigo é demonstrar as mudanças ocorridas nas vidas das crianças e adolescentes dos pequenos centros urbanos, tomando como base o município de Teodoro Sampaio - SP.

2. Tecnologia

Segundo o dicionário Aurélio, tecnologia é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.

Tecnologia (do grego τεχνη — "ofício" e λογια — "estudo") é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas;

·As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos;

·Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial);

·A aplicação de recursos para a resolução de problemas;

·O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico, matemático e técnico de uma determinada cultura;

·Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido) (WIKIPÉDIA, 2007).

A tecnologia vem evoluindo através dos tempos, como invenções inovadoras e importantes. Será apresentada uma cronologia da evolução tecnológica.


Fonte: Adaptada pelo autor

Há mais de um século e meio, o matemático britânico Charles Babbage, vislumbrou a possibilidade do computador. Já por volta de 1830, Babbage tinha certeza de que a informação podia ser manipulada por uma máquina caso fosse possível, antes, converter a informação para número.

Durante o século seguinte os matemáticos trabalharam com as idéias delineadas por Babbage e, finalmente, em meados da década de 1940 construíram um computador eletrônico baseado nos princípios da máquina analítica (GATES, 1995).

No Brasil, até 1930 o País era um consumidor de tecnologia externa e o desenvolvimento universitário restringia-se a alguns setores indispensáveis à formação de profissionais nas áreas da medicina, engenharia e direito. A partir de 1930 com a modernização provocada pela Revolução, houve um desenvolvimento maior do que o ocorrido até então (GOLDEMBERG, 1985).

"Na década de 80, houve a popularização dos computadores pessoais. Os anos seguintes colocaram 800 milhões de pessoas numa rede chamada internet e transformaram o celular em um produto de massa" (RYDLEWSHI, 2004).

 

2.1 A influência da tecnologia.

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. Estes estão cada vez mais cedo fazendo uso de tais artifícios, seja para se comunicar, divertirem ou servir de suporte para os estudos.

"Em torno à cultura da realidade virtual, está emergindo a geração do ponto - com, que não valoriza a história nem o contexto, porque o mundo éuma tela onde a vida se apresenta como espetáculo" (SILVA, 2004).

As brincadeiras consideradas do passado estão se extinguindo, e saindo da rotina de muitos. Soltar pipa, jogar bola na rua ou campinhos, rela-rela, polícia e ladrão, esconde-esconde, béts, etc. estão sendo esquecidas. As mais variadas diversões do passado estão sendo substituídas pelo computador.

No início dos anos 80, quando eu estava na infância, as crianças brincavam nas ruas, na terra, com bolas de gude, carrinhos, bola, soltavam pipa, brincavam de pular corda, roubar bandeira, pular mula, brincadeiras de roda, etc. A criança conseguia ficar por mais tempo brincando na rua, se divertindo e sendo criança (PREVITALE, 2006).

Os adolescentes de hoje não têm mais a inocência de antigamente. Hoje, os jovens saem para a balada atrás de paqueras, e iniciam a vida sexual mais cedo.

"As crianças começaram a perder a ingenuidade, as meninas estão sendo mães com 9, 10, 11 ou 12 anos, tendo que cuidar de outra criança, começam a ter responsabilidade mais cedo" (PREVITALE, 2006).

"O psicólogo especialista em sexologia, Carlos Boechat Filho, apontou o afrouxamento dos valores sexuais e a influência da mídia como os principais responsáveis por esse adiantamento na vida sexual dos adolescentes" (RIBETI, 2006).

De acordo com o estudo, realizado pela Universidade da Califórnia, jovens que assistem com freqüência a programas com conteúdos eróticos são duas vezes mais propensos à precocidade nas relações sexuais (PAKER, 2004).

Há algumas décadas atrás, sair que casa a noite era apenas para papear e se divertir na casa ou na rua em frente à casa de algum amigo, e voltar no máximo às 22 horas.

Naquele tempo não havia tanto interesse em ficar na frente da televisão e não havia tanta violência como vemos nos dias atuais, as crianças tinham uma infância diferente da de hoje, pois todos curtiam as brincadeiras de rua e a própria televisão não tinha tanta influência (PREVITALE, 2006).

Todas as brincadeiras citadas necessitavam da presença física dos participantes, era em muitas destas brincadeiras que surgiam novas amizades.

"As crianças já não sabem mais falar de seus sentimentos, suas aflições, seus desejos e nem fazem mais amizades, se escondem dentro de casa, parece até que a tecnologia as satisfaz" (PREVITALE, 2006).

Ultimamente, a diversão de crianças e adolescentes são jogos eletrônicos, ferramentas de mensagem instantânea uma delas é o MSN, comunidades virtuais onde a mais famosa é o Orkut.

O que alguns pais podem não perceber, contudo, é que os videogames, sendo o primeiro exemplo de tecnologia de computação aplicada à fabricação de brinquedos, foram, sem dúvida a porta de entrada das crianças para o mundo da informática (PAPERT, 1994).

Hoje a maioria dos adolescentes faz suas amizades virtualmente, na maioria das vezes sem conhecer as pessoas fisicamente. Os encontros com os grupos de amigos deixaram de ser na casa de fulano ou cicrano e passou a ser realizado virtualmente em salas de bate-papos, MSN ou Orkut.

"As pessoas estão deixando de sair de casa para se divertir com amigos e ficar em frente ao computador teclando com outras pessoas" (HANAVER, 2005).

Isso esta diminuindo o contato físico entre as crianças e adolescente, e está extinguindo as brincadeiras que eram diversões nos anos 80 e 90 e consideradas por muitos mais saudáveis. Pode-se analisar isso observando que o número de crianças e adolescentes que faziam suas brincadeiras nas ruas está diminuindo a cada dia, se já não acabou.

Há pouco tempo atrás, as crianças e adolescentes faziam suas amizades nas escolas, ruas, clubes, etc. Estas amizades eram realizadas da maneira física conhecendo as pessoas pessoalmente.

Como o passar do tempo e o avanço tecnológico, as crianças e adolescentes passaram a fazer suas amizades de maneira virtual, sem conhecer a outra pessoa pessoalmente, isso utilizando o computador.

Nas escolas, cada vez mais os alunos aderem à tecnologia para dar suporte aos estudos. Há alguns anos atrás, muitos alunos ao fazerem seus trabalhos, faziam de forma manual, escritas no punho. Hoje esses mesmos trabalhos são feitos utilizando o computador, mais especificamente editores de texto, onde esses editores fazem todo o trabalho de ortografia e gramática aos alunos.

A utilização do computador, junto a softwares de mensagens instantâneas está prejudicando a ortografia e gramáticas de muitos alunos (crianças e adolescentes). O uso do MSN gera vários vícios na escrita, percebe-se que os estudantes deixaram de escrever de forma refinada, com um bom português.A forma de escrita utilizadas nos chats esta invadindo as salas de aulas, levando os estudantes a utilizarem uma linguagem errada como "kem", "aki", "bjos" e assim por diante, fazendo que se formem profissionais incompletos para o mercado de trabalho (YURI, 2006 apud ÂNGELO, RODRIGUES, PAULA et. al.).

"Futuramente, quando nossos filhos forem crescidos teremos uma nação de analfabetos, ou então um novo português" (FONSECA, 2005).

O uso do celular virou um modismo, em alguns casos um modismo de estrema importância em outros um modismo apenas para estar atualizado com os avanços tecnológicos.

Mais que um brinquedo, o aparelho é muitas vezes um item de segurança, que permite ao pai localizar as crianças com facilidade. Aos 10, 11 anos, um celular pode ser necessário. A idade varia com a capacidade da criança em utilizar o aparelho (TIBA; ZAGURY, 2004).

Crianças e adolescentes muitas vezes adquirem o aparelho somente para estar acompanhando a tecnologia e competir com amigos qual tem mais recursos disponíveis. Já que hoje o celular não fica restrito apenas em ligações e mensagens.

Para Born (2006, p. 4), a aquisição do celular é uma questão do parece ser preciso "ter" para "parecer ser" e/ou "pertencer" a um determinado grupo ou sociedade.

Considerações Finais

Apesar de estar localizado em uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo (Pontal do Paranapanema) e ser um município pequeno, Teodoro Sampaio tem sofrido grandes influências devido aos avanços tecnológicos.

Muitas pessoas pensam, que os municípios do interior não possuem tecnologia, "somos uma civilização ultrapassada". Isso está muito longe de ser verdade, o estudo realizado contraria todo esse pensamento em relação às cidades do interior.

A tecnologia está presente nas vidas das pessoas dos pequenos centros urbanos,e tem causado grandes mudanças nos hábitos desses indivíduos.

Os meios de comunicações são os maiores divulgadores da tecnologia. A mídia oferece os mais diversos tipos de produtos, colaborando ainda mais para a geração de umapopulação consumista. O fato do poder aquisitivo da população ser considerado baixo,não significa deixar de adquirir à tecnologia, pois, existe diversas formas de pagamentos permitindo ao consumidor adquirir um equipamento mesmo que tenha um preço elevado. Já os indivíduos que não adquirem a tecnologia, podem fazer uso destes meios, em casas de amigos, lan houses, casas de jogos (videogame), etc.

A rotina de muitas crianças e adolescentes mudaram. Parte do tempo é destinada ao uso do computador e/ou assistir televisão. Este tipo de diversão é sedentária. Não exige qualquer tipo de esforço físico para queimar as calorias ingeridas originadas de uma má alimentação, devido estes fatos a obesidade entre as crianças está aumentando.

Hoje as crianças e adolescentes, em muitos casos, preferem jogos eletrônicos ao invés de brincar nas ruas. Uma das diversões mais procuradas entre os jovens são os games com agressividade virtual, que tenham armas, sangue, lutas, rouboe assim por diante.

Mesmo sendo um município pequeno e com baixo índice de violência, alguns pais, preferem que os filhos utilizem os meios tecnológicos para diversão, porque desta forma entendem que diminuem os riscos de seus filhos estarem envolvidos diretamente drogas e más influências de maneira geral.

Os pais devem procurar um equilíbrio para conseguir aproveitar o melhor da tecnologia sem sofrer com as conseqüências que o uso desregrado desta pode causar para seus filhos. Em contrapartida devem incentivar os filhos á praticar esportes e atividades físicas. Criando uma criança com hábitos saudáveis, e prevenindo quanto a conseqüências que uma vida sedentária podem causar.

REFERÊNCIAS

BORN, L. I. Telefone celular e infância: alguns tensionamentos. UNIrevista, v. 1, n. 2, p. 4, abr. 2006. Disponível em: <http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Born.pdf> . Acesso em: 04 abr. 2007.

BRASIL. Congresso. Estatuto da Criança e do Adolescente. 4. ed. Brasília: Centro de Documentação e Informação, 2003.

 

 

FERREIRA, A. B. H. Minidicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GATES, B. A Estrada do Futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

GOLDEMBERG, J. A Ciência e a Tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: CESP, 1985.

HANAVER, F. J. Impacto da informática nas relações humanas. 2005. Disponível em: <http://www-usr.inf.ufsm.br/~fhanauer/elc1020/files/Artigo_Revisado_Felipe_Hanauer.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2007

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades.SãoPaulo.TeodoroSampaio; 2006. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php>. Acesso em: 09 jun. 2007.

PAKER, S. J. Pesquisa diz que erotismo na TV estimula os jovens a ter relação mais cedo. Veja, v. 37, n. 37, p. 73, set. 2004.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PREVITALE, A. P. A Importância do Brincar, 2006. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?view=20490> Acesso em: 13 jun. 2007

PROJETO de Lei nº 223, de 2005. Disponível em: <http://webspl1.al.sp.gov.br/internet/download?poFileIfs=5264126&/propositura_Projetodelei_563344.doc>.Acesso em: 18 jun. 2007

RIBETI, G.Sexo começa cada vez mais cedo. 2006. Disponível em: <http://gazetaonline.globo.com/donna/sexoerelacoes/index_materia.php?cd_matia=192504&cd_site=44>. Acesso em: 12 jun. 2007.

RYDLEWSHI, C. A Vida Sem Fio. Veja, v. 37, n. 40, p. 122, out. 2004.

SILVA, J. S. Quo Vadis, Tecnociência? A emergência de uma ciência da sociedade no contexto da mudança de época.

In: Santo, L. W. et al. (Orgs.) Ciência Tecnologia e Sociedade: o desafio da interação. 2 ed. Londrina: IAPAR. 2004. Cap. 9.

TIBA, I; ZAGURY, T. Os filhos e o telefone. Veja, v. 37, n. 40, p. 122, out. 2004.

WIKIPEDIA. Teodoro Sampaio (São Paulo). Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_Sampaio_(S%C3%A3o_Paulo)> Acesso em: 09 jun. 2007.

WIKIPÉDIA. Tecnologia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia> Acesso em: 16 jun. 2007.