IAGO HOLANDA
NOÉLIO CALAZANS
RENE AZEVEDO
ROSINEI CARNEIRO

INTRODUÇÃO

A analise primária deste problema de pesquisa resultou na observação de que tanto a moral, quanto a religião e a família, estão dentro da balança do psicossocial.
Quanto à relação destes fenômenos dentro dessa balança vai depender da forma e, quando cada fenômeno deste é pensado, já que o nosso estudo é sobre influência da religião dos pais na concepção moral da criança, não nos importa saber qual a melhor religião, e nem a elaboração para um método adequado para a educação moral. Para uma melhor compreensão, vamos explicar a partir de uma análise bibliográfica a essência desses termos. Direcionando o raciocínio inicialmente para a religião e para a moral.

Umas das perguntas mais corriqueiras do humano que acaba se tornando duas são: eu tenho religião? Qual é a que eu sigo? Por isso, decidimos começar pelo o que venha a ser religião, para ser mais claro o que não seria religião. Segundo a concepção de William James, "religião não significa nenhum principio ou essência singular, mas é antes um nome coletivo", mesmo que as religiões impregnadas pelo seu dogmatismo unilateral possam dizer ao contrário. (JAMES, 1995 )...