A INFLUÊNCIA DA POSTURA DO PROFESSOR  NO SEU DESEMPENHO PEDAGÓGICO

O comportamento didático-pedagógico do professor deve ser revisto sempre, em qualquer fase do ano letivo.

Temos o início das aulas, após algum descanso para recarregar energias, como o melhor momento para reflexões e, principalmente, para que mudemos e cresçamos como profissionamente.

As atitudes do professor, relativamente aos seus alunos são fundamentais para que obtenha sucesso ou não em sua atuação como profissional da educação.

A interação é ponto estratégico para ocorra um bom desenvolvimento em seu trabalho cotidiano. O aluno que se sente distanciado do professor, ficará inseguro, com tendência a não elege-lo com seu favorito.

Para conquistar o aluno é necessário saber as características da faixa etária com a qual estamos trabalhando, por exemplo, o aluno do EF sente-se mal ao ser tratado com aluno da Educação Infantil. É necessário que saibamos a suas reações, as necessidades, as habilidades para que competências sejam desenvolvidas adequadamente. Temos assim, a importância de considerarmos as inteligências múltiplas.

O velho ditado “dançamos de acordo com a música” ajusta-se bem quanto ao relacionamento ou julgamento entre professor e aluno.

O professor que prepara as suas aulas, tira dúvidas, verifica e valoriza tarefas e trabalhos ( corrigindo-os e avaliando-os), certamente, levará os seu alunos ao cumprimento das obrigações que lhes forem propostas

Desde os alunos dos primeiros anos do EF aos alunos do EM existe um julgamento do corpo discente, relativamente, aos professores, direção, coordenação, funcionários e escola de um modo geral.

Todo aluno tem, necessidade de sentir segurança na escola e, principalmente, em seus professores.

Percebem, de imediato, o professor que não planeja as suas aulas, somente abrindo a apostila ou livro didático, no início da aula.

As perguntas: “Onde parei?”   “Já vimos isso?”, fornecem aos alunos alguns dados que denigrem a imagem do professor.

O professor deve sempre dar a importância necessária ao seu senso de justiça. Lembrar que adotar um peso e uma medida, em suas decisões, irão favorece-lo junto aos seus alunos. Caso contrário ficará desacreditado pois todos são inconformados com injustiças, desde os mais jovens aos mais velhos.

A necessidade do aluno interagir durante as aulas é outro aspecto básico para que haja aprendizagem de fato,e o que é mais importante: não permite monotonia, obrigando o aluno a dar atenção às falas do professor e colegas pois a qualquer momento poderá ser a sua vez de interagir junto ao professor e à classe.

Ser bonzinho, deixar tudo passar levará o aluno a rotular o professor, do mesmo modo ocorrerá em caso contrário, ser intolerante, ríspido e sem diálogo.

O vocabulário, a postura, o planejamento da aula, as diferentes formas de avaliar e correção de tudo que lhe for entregue, o diálogo são fundamentais para que todo professor consiga êxito em suas atividades.

Compartilhar, saber conviver, valorizar trabalho dos seus colegas levam o professor ao crescimento pessoal e profissional. Ter como base a teoria dos três ‘AS”:

Auxiliar, Associar, Admirar.

Convém lembrar que: “Ser professor não basta, é necessário que sejamos mestres”