Curitiba está tornando-se um polo do turismo religioso. A cidade recebe cerca de 220 mil turistas religiosos por ano, ou seja, 10% dos turistas que vêm a capital paranaense são motivados pela fé. Os números são fornecidos pelo Instituto Municipal de Turismo.

Em alguns casos, esse fato influencia no setor imobiliário. Jussara Souza, evangélica assídua, possui uma casa em Curitiba com 19 quartos. “Os irmãos de outras cidades vem para os encontros e não tem local para ficar, assim, com o apoio a igreja, eu posso oferecer estadia”, relata Jussara. No local, existem quartos de todos os tamanhos, e são oferecidos de acordo com o número de pessoas da família. O imóvel ainda conta com áreas de lazer, duas salas de estar, uma cozinha e sete banheiros.

A proprietária afirma ter encontrado dificuldades na hora do comprar o imóvel. “Eu procurei algo parecido em diversos bairros, mas os que encontrei já eram de propriedade dos irmãos de outras igrejas. Eles me ajudaram e até consegui um imóvel com oito quartos, mais do que isso não eu não achei”.

Jussara também descreve como foi para encontrar o terreno apropriado. “Muito difícil, com a valorização imobiliária, tudo ficou mais caro. Além disso, geralmente os terrenos são divididos em loteamentos. Eu precisei comprar quatro terrenos para conseguir construir a casa.”

O número de fiéis em Curitiba também movimenta o mercado de aluguéis próximo ao locais religiosos. “Geralmente as pessoas vêm pra cá e ficam alguns meses ajudando na igreja, visitando parentes”, afirma Antônio Souza, sócio de uma pousada em frente a Igreja Universal do Reino de Deus, região central da cidade.

Esse comportamento do mercado de imóveis em Curitiba acontece pois a cidade destaca-se pelo seu movimentado calendário religioso, são eventos para todos os costumes, como por exemplo: a Festa da Luz, em homenagem à padroeira da capital; a Benção de Alimentos na Páscoa; a Expocristo, feira de produtos literários e fonográficos cristãos; a Marcha para Jesus, dos evangélicos e o Hana Matsuri, organizado pela cultura zen budista.