INTRODUÇÃO

Ética, palavra que pode ser entendida como o modo de ser ou até mesmo caráter do indivíduo, em relação ao que pode ser um comportamento bom, moral a si mesmo e perante a sociedade.
Como ciência estuda o comportamento e se são idéias, se são bons ou ruins.
A lei é fundamental para a ética, e os valores da moral regulam o comportamento do homem na sociedade.
Ética é de importante valor nas relações do homem, com a sociedade, no trabalho e nas relações familiares. E tudo isso está interligado pela suas ações e conseqüências de cada uma.
Iremos abordar neste trabalho a ética como mentora na gestão do profissional administrador em pequenas e grandes empresas. É sabido que quando se trata de gerir pessoas o gestor deve ter habilidades, pois nem sempre as pessoas que são subordinadas, fornecedores e clientes estão dispostos a aceitar e cumprir o que é solicitado, as mudanças são constantes e necessárias, e assim os empreendimentos permanecem gerando lucros.
Para se tomar as decisões precisas, tendo como preceito a honestidade, integridade, e respeito à organização ao qual se esta representando e a toda sociedade, o administrador deve ter uma conduta ética.
Ser ético é agir corretamente, sem prejudicar o próximo, é cumprir todas as normas e respeitar todos os valores da sociedade onde está inserido.
Segundo Immanuel Kant (1978):
"Na lei, um homem é culpado quando viola os direitos de outros. Na ética, ele é culpado se apenas pensar em fazê-lo".
Assim, todos os atos do administrador devem ser devidamente planejados e
conscientes, para desenvolver uma administração séria e dentro da legalidade.