A INFLUÊNCIA DA ÉTICA NO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 

MAURICIO SCARTAZZINI DOS SANTOS1 

RESUMO 

A ética profissional pode ser definida como um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.A ética profissional atinge todas as profissões, inclusive a profissão contábil, onde indaga qual deverá ser a conduta do contabilista.Este artigo tem a finalidade de orientar o contabilista sobre o cumprimento do código de ética profissional da contabilidade, a fim de estimular a execução da lei e, sobretudo conscientizar o profissional contábil no que tange a integridade, honestidade e ética, zelando pela moralidade da classe e, sobretudo garantindo transparência nos procedimentos contábeis, pois o grupo contábil tem um amplo papel de reforçar os padrões éticos na empresa. 

Palavras-chave: Ética Profissional, Código de Ética e Profissional Contábil.

INTRODUÇÃO

Antigamente, ainda na fase empírica da contabilidade, a corrupção permeava os vários setores da economia. No período colonial, o rei da província necessitava de pessoas confiáveis para serem responsáveis por suas finanças, e esse serviço era feito pelo contador.Entretanto, na intenção de beneficiar os donos das grandes propriedades, o responsável pelas finanças acabava se deixando levar pela corrupção, modificando resultados e outras informações financeiras.

Ao logo do tempo ocorreram várias mudanças nos procedimentos contábeis, e no período atual a figura do contador passou a ser de extrema importância no desenvolvimento de pequenas e médias empresas, pois possui o dever de combater a corrupção que afeta, não apenas a classe contábil, como as várias outras classes profissionais.

Dessa forma, a ética torna-se indispensável ao profissional, uma vez que a ação humana “o fazer” e o “agir” estão interligados.O fazer diz respeito à competência, a eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão.O agir refere-se a conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que ele deve assumir ao desempenhar a sua profissão.

Segundo Motta (1984, p. 69), “a ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela ética: “o que é”o homem e “para que vive”, logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da ética”.

Atualmente, mais do que nunca, a atitude profissional em relação às questões éticas é um diferencial no mercado, onde ético é todo profissional que tem como meta ser íntegro na função que desempenha.