A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA NO ENSINO APRENDIZADO
 
A INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA FÍSICA NO ENSINO APRENDIZADO
 


Pode-se afirmar que a estrutura física de uma escola é um equipamento de suma importância para aumentar o crescimento de um país, seja no âmbito cultural, social ou econômico, principalmente nas nações em "processo de desenvolvimento", onde se verificam desigualdades sócio-econômicas acentuadas.

A necessidade de se promover o alcance aos padrões mínimos de funcionamento em todas as escolas públicas resulta de uma visão mais ampla a cerca da universalização do ensino: não se trata apenas de garantir às crianças e aos jovens as oportunidades de escolarização, é necessário trabalhar para se garantir oportunidades de aprendizagem. Desta maneira deve-se ter uma preocupação com os padrões mínimos para o funcionamento de uma escola que são formados por insumos do tipo: instalações físicas, equipamentos, recursos humanos e pedagógicos, currículo e gerenciamento.

Quando se fala em instalações físicas refere-se ao ambiente físico escolar, composto pelo espaço educativo, pelo mobiliário e pelo equipamento escolar. A falta de infra-estrutura, a inexistência de projetos arquitetônicos adequados e viáveis, a falta de recursos públicos e até mesmo a utilização de instalações inadequadas dos prédios escolares são problemas reais enfrentados por grande parte das escolas públicas brasileiras.

O homem é um ser em permanente relação com o meio e as coisas que o cercam. Nas edificações escolares, mais do que em qualquer outro espaço, é importante que o equipamento, o mobiliário e as dimensões dos ambientes sejam adequados às pessoas que os utilizam.

No caso particular da estrutura física da escola, acredita-se que a falta de conforto, em todos os seus aspectos, influi no desempenho dos alunos em aula, tanto em termos de saúde, como em termos de aprendizado. O estudo correto do ambiente escolar pode ajudar a criar espaços adequados do ponto de vista térmico, acústico e com boa luminosidade propícia às atividades que ali serão desenvolvidas e dar uma estrutura mínima como água potável, e merenda escolar.

Contudo, a estrutura física é de grande importância para o ensino aprendizado, pois, quanto mais conforto o aluno adquirir melhor será o seu rendimento psíquico, intelectual, social e até futuramente econômico.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
11 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Silas Dumont Pires Horta
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Graduação em Ciências Biológicas pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão - UNISULMA, Pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER, Pós-graduando em Gestão Administrativa na Educação pela ESAB.
Membro desde novembro de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: