Aline Rosa
Oraci Renato Levien
Thiago Wonghon

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de industrialização no município de Rio Grande, buscando através da categoria de formação da cidade, analisar os principais elementos que contribuíram para este processo, por meio das atividades industriais, correlacionando o contexto histórico da primeira metade do século XX em uma escala mundial, nacional, estadual e municipal.
No qual as instalações de muitas indústrias no município neste mesmo século influenciaram para o crescimento demográfico, geográfico e cultural da mesma, tornando a cidade de Rio Grande pioneira nos mais diversificados aspectos. Salientando que o fato de o Estado usufruir de um imenso parque industrial, a cidade de Rio Grande é privilegiada pelo fato de possuir um porto marítimo.

Palavras- chave: Rio Grande: processo industrial; indústrias: instalação e desenvolvimento; Rio Grande: urbanidade.

INTRODUÇÃO

O conteúdo do presente artigo mostra uma contextualização do processo industrial em escalas mundial até a municipal e qual a importância da instalação de diversas indústrias desde o final do século XIX até a primeira metade século XX.
Destaca as principais indústrias criadas e instaladas em Rio Grande, atividades destas empresas, com uma pequena história de algumas delas; e como também as mesmas influenciaram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade do Rio Grande nos âmbitos demográficos, com o aumento da população, geográfico com a criação de vilas operárias e de bairros novos para abrigar os operários que vinham trabalhar nas fábricas. E culturalmente, com a abertura de teatros, locais destinados ao exercício cultural da população.