Animês, ou simplesmente "animes",  foram censurados até serem inativados no Brasil. Não sei se há proibição, mas não se vê mais na televisão, seja aberta ou fechada. Pais alegavam violência, mas ainda deixam suas crianças verem novela, noticiário, filmes ruins e escutarem o que hoje se diz ser "sertanejo" ou "funk", assim como em outra década se dizia ser o "axé" e noutra a "lambada", enfim, são coniventes com "a moda", com o conteúdo popular.

Palavras poéticas proferidas por cabeludos e tatuados são recriminadas, mas futilidades citadas por carinhas arrumadinhos de camisas xadrezes e cabelos cortados são bem aceitas. Roubar, pilotar carros perigosamente e viver num submundo esbanjando arrogância, com relações humanas podadas aos interesses próprios, tudo bem, mas arrancar sangue de um inimigo malfeitor num cartoon para salvar pessoas é violência inaceitável. Roubar bancos e cassinos é o máximo, que pessoas elegantes e inteligentes! Sendo bonito e influente, tudo se pode! Cultura ocidental, a indústria da aparência! Humildade e altruísmo, fiquem longe de nós! Simplicidade é para os babacas!

Tudo isso são coisas que se aproximam muito mais da realidade do que animações cartunescas. Quem cresceu vendo animes, sabe que quem assiste sempre quer ser o protagonista e ter suas virtudes, sua força para o bem. Não estou dizendo que conteúdos devem ser proibidos, não há como evitar o bombardeio de influências vindo por todos todos os lados, apenas devemos saber enfatizar o que é realmente bom e descartar o que é ruim. Proibir não é a chave, educar sim.

Quando formos pais e mães, não sejamos atrasados e sem capacidade de discernimento. O conteúdo midiático da primeira década do século XXI, salvo raras exceções, é medíocre. O que faz sucesso no cinema e na música são o retrato explícito da inversão de valores sofrida nos últimos anos. Quem vai nessa onda de explosão de imagens, sonoridades e sensações físicas que nada significam, muitas vezes sem mesmo saber que está nela, se encontra num abismo grotesco de consciência.

http://www.youtube.com/watch?v=hteSywdmPVA