A INDISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR

 

CLÉIA DA SILVA BARROS

       Este trabalho tem por finalidade mostrar algumas causas que contribuem para a indisciplina no contexto escolar, e também sugestões para amenizar esse “mal”, sendo essa geradora de grandes polêmicas, os problemas são inúmeros e dificilmente se chega a uma conclusão.
       A indisciplina cresce constantemente, produto de uma sociedade na qual os valores humanos foram esquecidos e muitas vezes até ignorados por parte de algumas escolas e também pela família, onde os mesmos precisam trabalhar constantemente, deixando seus filhos por conta de terceiros. Os educadores precisam urgentemente buscar métodos que incluam mais o respeito, o amor, a compreensão, a fraternidade e a valorização da família, em suas aulas.

        A escola precisa desenvolver projetos que tenham a colaboração dos pais e educadores, sendo esses igualmente, indispensável para a reconfiguração da vida estudantil, pois a negociação de metas e linhas de conduta favorece a educação em valores e a conquista da postura crítica entre os alunos. Essa junção entre escola e família ajudará no controle da indisciplina, amenizando esse problema constante das salas de aula.

       De modo geral, a indisciplina atrapalha o processo ensino-aprendizagem, prejudicando o educador no momento em que esse está ministrando suas aulas, e os demais colegas de absorverem esse conhecimento, não deixando que haja uma troca de saberes entre todos os envolvidos. Esta tem sido uma preocupação constante entre os educadores e tem mobilizado a comunidade escolar em geral, tornando-se o principal foco das reuniões de pais e mestres.

       A disciplina deve ser encarada de modo satisfatório, onde o aluno tenha prazer em aprender, aceitando que a indisciplina é algo que só atrapalha na construção dos saberes, segundo Koff e Pereira (1999, p. 149) :

(...) a disciplina não pode mais ser encarada, unicamente, como manutenção da ordem, através da obediência a regras preestabelecidas. É claro que esta “nova escola” deve superar a visão disseminada pela literatura clássica, onde o que importa é a moldagem do comportamento e o estabelecimento de atitudes aceitáveis. É imprescindível a existência de padrões de comportamento adequados à vida em grupo, mas é fundamental reconhecê-los culturais e passíveis de revisão. Uma dada situação pode exigir atitudes consideradas indisciplinadas em outros contextos. Do mesmo modo que, muitas vezes, reagir obedientemente representa abandonar a construção de ações originais e criativas”.

        A indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento entre alunos/aluno e aluno/professor. Neste caso, o professor deve buscar conversar e ouvir os alunos. Cabendo a ele desfazer o clima de conflito e solucionar a situação. Para que surja efeito é conveniente que o educador traga para dentro de suas aulas vídeos que trabalha a disciplina, assim, seus alunos passaram a conviver com respeito e fraternidade para com os colegas.
        Uma outra boa sugestão é criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas. O professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem constar: levantar a mão e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, e outras sugestões que os proprios alunos irão sugerir.

        Sendo assim, as aulas serão mais prazerosas e os alunos aprenderão a conviver em harmonia dentro e fora do contexto escolar.