A indisciplina nas escolas tem ocasionado vários fatos inacreditáveis, coisa de filme de horror, a questão é de quem é a culpa?  Da família que atualmente não encontra tempo para ter lazer ou até um simples bate papo com as nossas crianças e jovens, ou da escola que a tem como principal meta fazer com que os alunos passem nas provas do Enem entre outras. Enfim acredito que os nossos jovens estão perdendo sim, o que um dia aprendemos sobre respeito e liberdade. Não se tem mais respeito ao próximo, a maior parte do tempo tudo se consegue no grito na ameaça, os pais acreditam que trabalhando estão amando seus filhos em dois ou mais empregos, tendo uma visão inteiramente capitalista.

A sua ausência faz com que se crie uma utopia de consumismo, ele sentiu falta eu não tenho paciência para escuta-lo compro algo que lhe agrade. Assim já me sinto bem. Isso somente era visto antigamente em lares de padrão de classe alta, atualmente até nos lares de classe baixa é comum, com isso ás crianças e jovens vem perdendo a sua identidade, é mais fácil escutar o celular do que dizer bom dia, ou até mesmo fazer ter um ato gentil com o próximo. Isso tudo está se refletindo nas escolas com professores que são brutalmente violentados com palavras de baixo escalão e colegas que sofrem preconceitos e até mesmo violência física.

Através da união da escola e pais, se tenha uma compreensão que os nossos jovens precisam de limites, e através de regras possamos fazê-los entender que um não, um castigo, uma demonstração negativa também é um ato de amor. Afinal nossos jovens serão o futuro da nossa nação, é necessário que possamos realmente ter verdadeiros cidadãos.