Lucivânia da Silva

  1. INTRODUÇÃO 

O problema da indisciplina vem a cada ano aumentando consideravelmente, haja vista muitos direitos dos alunos e poucos são as formas de cobrarem seus deveres. A escola deixou de ser uma complementação da educação para ser a única educação recebida pelos alunos. Os fatores são variados, pais ausentes, famílias destroçadas por alguns problemas comuns nos dias atuais como, separação de pais, drogas, álcool, entre outros, acarretando numa total ausência do direcionamento educação familiar. A escola por sua vez, assume sozinha esse papel, repassados pelos pais, não havendo condição nenhuma de conseguir obter êxito, uma vez que a educação escolar é uma continuação da educação familiar, preparatória para a vida em sociedade.

O governo tenta através de leis, que geralmente são apenas cumpridas pelas escolas privadas, já que a mudança na rede pública é lenta, garantir um ensino de qualidade para todos, porém o que vemos é uma grande diferença entre a rede pública e a privada, que apesar dos esforços dos gestores, tem o problema cada dia mais se agravando.

A cada ano os docentes brasileiros perdem em média 35 dias inteiros de aula tentando controlar alunos em sala de aula. Esta estimativa se aplica tanto na rede pública quanto na privada. Esta pesquisa é baseada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), realizada em escolas no mês de agosto de 2009. Em 23 países que participaram da pesquisa, o Brasil aparece no topo da lista como país mais indisciplinado.

No Rio Grande do Sul, uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores de Escolas particulares e públicas revelou que, de 440 entrevistados, 83,2% já tiveram a autoridade questionada por alunos e 12,8% relataram terem sido vitimas de agressões físicas. Isso torna mais séria e preocupante a situação da indisciplina em sala de aula. E o supervisor, como intervir para melhorar a situação?

Na verdade o problema precisa ser encarado de uma forma mais profunda, ou seja, é preciso que a escola abrace o aluno e também os seus problemas, o que levou esse ato de indisciplina do aluno? Por que ele age agressivamente ou simplesmente não obedecem às regras impostas pela escola, por displicência ou algum problema físico e/ou mental.

Neste caso o supervisor será o elo que ajudará os pais e membros da escola a conseguirem penetrar no universo do aluno, tentando juntamente com o docente identificar e resolver o indisciplinamento apresentado pelo aluno, e/ou seu comportamento muitas vezes agressivo.

Neste trabalho, vamos mostrar um pouco o que causa essa indisciplina,  e como fazer para prevenir este tipo de situação em sala de aula. Estudaremos também, como o supervisor pode ajudar o professor a criar situações de respeito e compreensão em sala de aula. Veremos o supervisor como uma figura muitas vezes não aceita por ser o responsável por cobrar um comportamento ético e profissional de todos. Com esse trabalho, espero contribuir com dicas e métodos para tentar melhorar a convivência na escola.