A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E A VISÃO DO PSICOPEDAGOGO NA PRATICA DOCENTE

Lazara Denici Araújo Guimarães [1]

Profª Orientadora Ana Maria   Soek

RESUMO

 

A presente pesquisa científica apresenta uma reflexão teórica, com base em pesquisa de campo à cerca dos problemas enfrentados na educação infantil quanto a indisciplina, como normas e limites, entendendo esse processo com uma visão psicopedagógica. O objetivo a ser alcançado é expor os motivos pelos quais as crianças necessitam de regras e limites desde o primeiro contato com o ambiente escolar, tendo como base uma reflexão sobre diferentes sentidos, em busca de compreender as formas de melhor   adaptação transmissão e aceitação   por parte dos educandos, com o intuito de encontrar meios para sanar essas dificuldades. Através de estudos teóricos e pesquisa de campo. Buscando soluções através de métodos estudados e analises, para   o problema indisciplina na educação infantil. Realizou-se uma revisão bibliográfica com base em emTelma Weisz (2006), BOSSA Nadia A (2007), Lisboa (2006), entre outros.

1. INTRODUÇÃO

     Em pleno século XXI, onde a tecnologia tem se desempenhado de forma espetacular se adentrando até aos lares de classe mais baixa, nota-se cada dia mais uma sociedade sendo criada sem regras leis, limites e respeito.

     Percebe se uma sociedade que pede socorro, apelando até mesmo para programas de televisão, um grande exemplo disso é o programa Super Nany, apresentado por algumas emissoras de tv nacionais e internacionais.

   É notável dizer que esse socorro tem sobrecarregado professores que acabam recebendo a incrível missão de tornar se pai e mãe, alem de educadores. Percebemos em nosso dia a dia que as crianças estão nascendo em instituições falida que ainda insistem em chamar de família,onde os aparelhos eletrônicos agora fazem o papel de pai e mãe.

   Sendo assim optou se pela realização deste estudo considerando a seguinte problemática: De que forma o tema indisciplina vem sendo tratado na educação infantil. Analisando assim métodos e conceitos aplicados durante atividades, e proposta de aprendizagem, com que freqüência se destacou a falta de indisciplina   intervindo assim o decorrer de atividades propostas. Foi feito uma pesquisa em campo em um CMEI Centro Municipal Educacional da cidade de Aparecida de Goiânia Goiás localizado em um bairro de classe baixa.

O objetivo geral do estudo: Tentou se encontrar meios para sanar, auxiliar, solucionar parte da problemática indisciplina na educação infantil, para que assim tenhamos alunos disciplinados no futuro.   Tendo como objetivo especifico tornar a disciplina parte do processo de aprendizagem usando os Cmeis como base inicial para tal processo, com tudo foi feito de inicio como base principal uma pesquisa em uma sala de aula de uma turminha de dois anos de idade por ser a idade que as crianças mais imitam os adultos, tendo como base e referencial   para o seu crescimento, analisando assim de que forma o ensino de regras, e limites, estão sendo incluídos em meio ao planejamento em sala de aula e atividades com o intuito de   perceber quais métodos eram mais validos e em que tempo.

   O artigo apresenta –se em três capítulos que expõem inicialmente, uma revisão sobre a historia da psicopedagogia e do processo de aprendizagem com base em estudos de Bossa (2007), Pasqualine (2010) dentre outros autores renomeados que abordam sobre a temática e ainda conta com a soma de   Referenciais Curricular Nacional para educação infantil Formação pessoal e social volume II (1998), seguindo da coleta de informações adquirida em campo e considerações finais.  

 

1.1 A HISTORIA DA PSICOPEDAGOGIA E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

      Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Em outras palavras, busca interpretar como acontece o processo de construção do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, por algum motivo, estar impedindo essa aprendizagem; para poder atuar de maneira preventiva e evitá-los, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.

A Psicopedagogia  busca na psicologia, psicanálise, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, entre outros, o conhecimento necessário para aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.

É preciso, em tempo, desfazer o equívoco de que a psicopedagogia é a fusão da pedagogia com a psicologia, ou vice-versa. Ela vai além dos conhecimentos específicos de ambas as áreas, como dissemos anteriormente.

  A psicopedagogia tem como ponto inicial o estudo da aprendizagem humana, que nasceu de perguntas sobre as dificuldades de aprendizagem, localizado além dos limites da Pedagogia e da Psicologogia. De acordo com (BOSSA. 2007. p. 38)

  Atualmente a psicopedagogia se divide em: Psicopedagogia Clínica e institucional. A psicopedagogia surgiu na Europa, mais precisamente na França, em meados do século XIX, onde a Medicina, a Psicologia e a Psicanálise, começaram a se preocupar com uma opção nos problemas de aprendizagem e suas possíveis retificações. A corrente européia influenciou o começo da psicopedagogia na Argentina, e a mesma influenciou a identidade da psicopedagogia brasileira.

O século XX foi marcado pela expansão dos sistemas educativos das nações industrializadas, sendo a educação básica obrigatória em praticamente todo o mundo. O avanço das ciências da educação levou gradativamente as questões das dificuldades escolares para o sistema educativo regular, já que estas implicam em uma multiplicidade de causas cuja localização pode centrar- se no aluno, na família, no meio social, na escola, assim como nas características da própria criança, sua interação familiar e social, o processo ensino-, a partir da demanda de atendimento `as crianças com distúrbios de aprendizagem e o próprio sistema. A psicopedagogia surgiu no Brasil Por volta dos anos 70 contribuindo assim para uma maior reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desvio do mesmo. O termo psicopedagogia distingue-se em três conotações como prática, campo e investigação do ato de aprender e como (pretende-se) Um saber cientifico. Não tem significado de psicologia escolar ou psicologia educacional. É uma área de estudos recente , a soma de articulações de conhecimentos dessa e de outras disciplinas, indicando novos caminhos para resultados de articulação de conhecimentos dessa e de outras disciplinas

Para tanto, duas formas de atuação são propostas dentro da formação do psicopedagogo. A atuação da psicopedagogia clínica, visando o atendimento clínico a partir de uma investigação para compreender o significado, a causa e a modalidade de aprendizagem do sujeito, com o intuito de sanar suas dificuldades. Já a atuação psicopedagógica institucional, assume o compromisso com a melhoria da qualidade do ensino expandindo sua atuação para o espaço escolar, atendendo, sobretudo, aos problemas cruciais da educação no Brasil. No ambiente escolar, o psicopedagogo se utiliza de instrumentos especializados, sistemas específicos de avaliação e estratégias capazes de atender aos alunos em suas individualidades e de auxiliá-los nas atividades diárias na escola. Este profissional assessora a escola, alertando-a para o papel que lhe é conferida, além de reestruturar a atuação da própria instituição junto aos alunos e professores, seja redimensionando o processo de aquisição e incorporação do conhecimento dentro do espaço escolar, quanto ao encaminhamento de alunos para outros profissionais. A psicopedagogia abrange um outro campo do conhecimento que é a produção científica, que a partir da estrutura de seus estudos sistematiza um enorme leque de questões, que abre um vasto campo de investigação de fenômenos envolvidos no processo de aprendizagem humana. Portanto, a formação do psicopedagogo, se fundamenta a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9.394/96 que assegura que a educação, e dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

     Compreende-se que entender a indisciplina na educação infantil vai muito alem da pedadogia e da psicologia no apreender no fenômeno educativo. Segundo(Bossa 2007.p,29):[...] Devido à complexidade do seu objeto de estudo, à psicopedagogia é um importante leque de identificação de conhecimentos específicos de diversas outras teorias,as quais incidem sobre os seus objetos de estudos, por exemplo:

*A psicanálise encarrega-se do mundo inconsciente, das representações profundas, operantes por meio da dinâmica psíquica que se expressa por sintomas e símbolos, permitindo-nos levar em conta a face desejante do homem;

* A psicologia social encarrega-se da constituição dos sujeitos, que responde às relações familiares, grupais e institucionais, em condições sócio culturais e econômicas específicas e que contextuam toda a aprendizagem;

*A epistemologia e a psicologia genética encarregam-se de analisar e descrever o processo construtivo do conhecimento pelo sujeito em interação com os outros e com os objetos;

* A lingüística traz a compreensão da linguagem como um dos meios que caracterizam o tipicamente

humano e cultural: a língua enquanto código disponível a todos os membros de uma sociedade, e fala como fenômeno subjetivo, evolutivo e historiado de acesso à estrutura simbólica;

* A pedagogia contribui com as diversas abordagens do processo ensino- aprendizagem, analisando-o do ponto de vista de quem ensina;

Os fundamentos da neuropsicologia possibilitam a compreensão dos mecanismos cerebrais que subjagem ao aprimoramento das atividades mentais, indicando-nos a que correspondem, do ponto de vista orgânico, todas as evoluções ocorridas no plano psíquico.  

Compreende-se que essas áreas fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedagógico que pode ser preventivo e clínico. Esta pesquisa visa aprofundar-se no enfoque preventivo. Avalia-se que essas áreas, nos fornecem caminhos para refletirmos cientificamente e praticarmos, isto é, intervirmos no campo psicopedagógico de forma clara e objetiva. Resume-se de forma cautelosa as principais metas das demais áreas:

A psicanálise dirige-se aos conhecimentos de SigmundFreud com o principal objetivo de recorrer na compreensão dos diversos sintomas apresentados pela criança, o termo sintoma remete-se ao uso psicanalítico. O problema ou dificuldade de aprendizagem enquanto sintoma compara -se, na sua totalidade como sintoma conversivo, ou seja,observa-se que diante as patologias que surgiam no corpo e que não podiam ser explicadas pela medicina, Freud chega à noção do inconsciente não se manifesta de forma direta, mas aparece através das fraturas: o chiste, o lapso, o ato falho, o sonho e o sintoma. Entende-se a psicanálise como ciência do inconsciente, permiti-se   a compreensão do sintoma enquanto problema de aprendizagem percebendo –o como uma manifestação humana carregada de um significado.

[...]