Os alunos do Colégio Nova Luz, depois de alguns dias das férias pedagógica regressaram novamente as aulas, mas antes do começo havia inúmeros sermões que tinha como objectivo moralizar o comportamento dos alunos. A directora foi a primeira a esclarecer. Durante o seu discurso, e já depois de várias palavras ditas, ao finalizar com o seu jeito tão dócil de explicar, disse:
-Eu queria também lembrar-vos de que na prova de Educação Moral e Cívica feita no segundo trimestre, os alunos destacados na disciplina tiveram notas espantosas.
Depois de a directora ter dito isso, os alunos considerados mais inteligentes nas suas turmas, começaram a se perguntar dentro deles próprios.
-Será que desta vez vai ser vinte sob vinte ou dezanove sob vinte!?
Para muitos alunos preguiçosos ou seja que no dia da prova entregaram em branco (preenchendo simplesmente o nome, número, sala, disciplina e data) estiveram consciente que não estão perdidos no pensamento, porque tinham a certeza absoluta, de que a nota deles seria zero sob vinte ou mais-ou-menos quatro sob vinte. Mas isso não foi o que aconteceu, porque no momento de entrega da prova, os que nada fizeram, tiveram dezoito sob vinte em diante, e os que preencheram a folha e com certeza sabiam que resolveram da melhor forma, todos eles tiveram zero sob vinte. Naquele momento na sala, um dos alunos mais inteligente que também tivera zero sob vinte, começou a murmurar com sua voz tão grave, dizendo:
-Isso não é possível, eu acho que o professor ao fazer a correcção da prova estava completamente bêbado. Pus tudo certo, mas como é que tenho zero sob vinte e aquele colega que está com a folha na mão, não resolveu nada mas o professor lhe atribuiu dezanove e meio sob vinte?
O professor ficou muito zangado, por que os alunos estiveram a fazer um barulho intenso e ainda por cima, faltar respeito em plena sala de aula. Então o professor com o enunciado da mesma prova na mão, disse-os:
-Pouco barulho, saibam que estamos numa sala de aulas, não num mercado, por isso mesmo não quero mais ouvir dizerem, o professor batotou, o professor não presta, o professor não sei lá quê é? Porque quem tem negativas ou seja zero sob vinte, foi culpa dele. Eu digo isso porque o enunciado estava muito bem explícito, em dizer "Leia atentamente as seguintes questões à baixo e ignore-as completamente".
Os alunos quando ouviram o professor a dizer isso, ficaram muito assustado, admirados e até não acreditavam mesmo vendo várias vezes no enunciado.