A Inclusão Social por meio do Turismo

Vivemos em um mundo de concorrências devastadoras. O sistema econômico vigente, que concede-nos a oportunidade de crescimento profissional, também vem aumentando a desigualdade social. O individualismo é característico de tal sistema tornando-se um ponto forte na criação de um mundo cada vez mais solitário.

O homem considera-se tão evoluído no século em que se encontra que acaba perdendo os valores éticos de uma sociedade, onde obtém sucesso em comum, por meio dos bons relacionamentos interpessoais.

Em meio a um mundo conturbado, ONGs e órgãos governamentais, vêm buscando inserir comunidades (até então excludentes da realidade cotidiana) por meio de projetos sociais.  Algumas Secretarias Municipais como, por exemplo, a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Alegre, vem trabalhando com projetos voltados a este público específico. O projeto Escola Social do Turismo, possui uma série de atividades voltadas às áreas de qualificação pessoal e inclusão de comunidades carentes por meio da vivência turística. As novas gerações pertencentes a esta realidade, são convidadas a participarem dos passeios previamente organizados. Estes momentos de contato com a história da cidade relembram o sentimento de residente local, visando assim uma valorização maior pelo patrimônio do município.

 Christoffel Golden Junior (líder religioso da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), afirma que por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas. É isto que podemos ver no presente projeto realizado pela Secretaria. Estes simples atos de ajudar aqueles que ainda não obtiveram oportunidades na vida, virão a resultar em mudanças de pensamentos, motivando assim, desde cedo, a uma visão maior da realidade até então vivida.