Diante da temática voltada para a inclusão social nas escolas e seus benefícios para o alunado especial, possui a problemática indagada através da seguinte questão: como a inclusão social nas escolas poderá beneficiar o alunado especial e quebrar paradigmas em favor da educação? Para isto, ponderam-se os objetivos. Designados aqui como geral e específicos. O objetivo geral consiste em demonstrar os benefícios da inclusão social em favor da educação brasileira. E os específicos pretendem analisar a inclusão social e seu contexto histórico no Brasil; Identificar as contribuições da inclusão social nas escolas quando implementadas na metodologia de ensino; Verificar o contexto educacional atual e os entraves no processo de melhoria do ensino na atualidade. Este estudo trata-se de revisão bibliográfica em que se utilizaram os descritores: inclusão social, alunado especial, processo de ensino aprendizagem, metodologias de ensino aplicadas em escolas públicas, aprimoramento e reestruturação escolar, pesquisas feitas através de bibliografia acadêmica relacionada. Os serviços educacionais especiais, embora diferenciados, não podem desenvolver-se isoladamente, mas devem fazer parte de uma estratégia global de educação, cumprindo suas finalidades gerais. Neste sentido, o conceito de educação inclusiva se deve porque as escolas devem acolher crianças, adolescentes e jovens que apresentam uma diversidade de características e atributos. Propor uma educação inclusiva é propor uma educação democrática, em que o professor se desloque de sua solidão e falso domínio e tenha a coragem de dizer não sei, não estou preparado, preciso rever minhas estratégias pedagógicas e aprender a respeitar meu aluno.

 

É inegável a diversidade em prol da qual é composta a sociedade brasileira. Neste contexto situam-se as pessoas com deficiência, cujas limitações não podem obstar o exercício dos direitos e garantias fundamentais decorrentes da sua condição humana.

Neste sentido, quer seja por receio, preconceito, medo ou até mesmo desconhecimento do real significado do que vem a ser a educação inclusiva parte da sociedade apresenta objeções quanto à capacidade das pessoas com deficiência de conviver juntamente com pessoas sem deficiência no âmbito escolar.

Este trabalho, diante da temática voltada para a inclusão social nas escolas e seus benefícios para o alunado especial, possui a problemática indagada através da seguinte questão: como a inclusão social nas escolas poderá beneficiar o alunado especial e quebrar paradigmas em favor da educação?

Para isto, ponderam-se os objetivos. Designados aqui como geral e específicos. O objetivo geral consiste em demonstrar os benefícios da inclusão social em favor da educação brasileira. E os específicos pretendem analisar a inclusão social e seu contexto histórico no Brasil; Identificar as contribuições da inclusão social nas escolas quando implementadas na metodologia de ensino; Verificar o contexto educacional atual e os entraves no processo de melhoria do ensino na atualidade.

A deficiência em suas diversas faces é uma realidade que precisa ser decisivamente encarada como a mesma se apresenta.

A educação especial ainda lembra um sistema educacional paralelo ao sistema geral (rede regular de ensino) e que funciona apenas junto às escolas especiais e classes especiais.

Os serviços educacionais especiais, embora diferenciados, não podem desenvolver-se isoladamente, mas devem fazer parte de uma estratégia global de educação, cumprindo suas finalidades gerais. Neste sentido, o conceito de educação inclusiva se deve porque as escolas devem acolher crianças, adolescentes e jovens que apresentam uma diversidade de características e atributos.

As escolas inclusivas conseguem proporcionar, por intermédio de propostas, condições de efetiva aprendizagem a todos os alunos, podendo contatar as escolas especiais como centro de atendimento complementar, de apoio, pesquisa, assessoria, referencia e formação para professores.

A educação inclusiva constitui um processo de mudança estrutural, envolvendo, flexibilização curricular, acesso às estruturas e equipamentos adequados, mecanismos de comunicação oral e escrita eficazes, enfim, novos modelos de papeis vigentes na escola comum.

Qualquer escola, comum ou especial, que se convencer da necessidade de se adequar aos novos tempos e aos novos valores sociais, estará iniciando uma desafiadora jornada da inclusão escolar, cuja principal mensagem é a de que a educação de crianças com deficiências e crianças não deficientes, juntas, desenvolvem relacionamentos positivos através de experiências educacionais e sociais, é fundamentalmente vantajosa.

O conceito de necessidades educativas especiais desloca o foco centrado na deficiência para um olhar dirigido às diversidades do pensar e do agir, concebendo o novo sujeito que emerge dessa visão como sendo aquele que possui necessidades específicas e especiais, em função de sua identidade, de sua maneira própria de atuar e experimentar o mundo.

Propor uma educação inclusiva é propor uma educação democrática, em que o professor se desloque de sua solidão e falso domínio e tenha a coragem de dizer não sei, não estou preparado, preciso rever minhas estratégias pedagógicas e aprender a respeitar meu aluno.