Wederson Honorato Inácio[1]

RESUMO

Atualmente, é do conhecimento de uma maioria de pesquisadores quanto aos mecanismos de avaliação sobre a surdez, que estes são ou estão inseridos dentro do contexto das ciências clínicas-antropológicas e apontam às diferentes representações sobres a surdez, entretanto o processo de transformar questões sociais em biológicas, chamadas de "biologização", é bastante conhecido na história da humanidade, e suas conseqüências para a educação têm trazido nos últimos anos resultados negativos em especial para a prática pedagógica do ensino dos alunos com deficiência auditiva. Por outro lado a questão da inclusão social abre um significado especial no bojo da educação brasileira, com os pressupostos inclusivistas que nos últimos anos estão sendo discutidos por suas características que permeiam a busca de uma sociedade igualitária, nos moldes das reais necessidades de uma clientela, cada vez mais exigente, quanto aos seus direitos e seus potenciais de realizações, que tem por finalidade a busca não apenas se auto gerir, como também colocar o sujeito dentro do contexto escolar regular, e sobretudo buscar soluções, com a participação de todos em busca de uma educação com qualidade.

Palavras-chaves: Deficiência auditiva, surdez, educação inclusiva, pesquisa e desenvolvimento

ABSTRATS

Currently, it is of the knowledge of a majority of researchers how much to the evaluation mechanisms on the deafness, that are or are inserted inside of the context of sciences clinics-anthropology and point to the different representations on the deafness, however the process to transform social matters into biological, called "biologização", sufficiently it is known in the history of the humanity, and its consequences for the education have brought in recent years resulted negative in special for practical the pedagogical one of the education of the pupils with auditory deficiency. On the other hand the question of the social inclusion opens one meaning special in the bulge of the Brazilian education, with the inclusivistas estimated ones that in recent years are being argued for its characteristics that they job the search of a egalitarian society, in the molds of the real necessities of a clientele, each more demanding time, how much to its rights and its potentials of accomplishments, that has for purpose if the not only auto search to manage, as well as to place the citizen inside of the regular pertaining to school context, and over all to search solutions, with the participation of all in search of an education with quality.

keyswords: deficiency, deafness, inclusive education, research and development

O conceito de Surdez

Se o individuo se apropria, domina e influência seu meio social, em particular e, através da linguagem independente de como ela é,mas que seja valorizada, aceita e que até mesmo busque defende-la,temos um caso de um grupo socialmente formado, pelo menos em termos sociolingüísticosque se aceita e defendem,reciprocamente essa forma de linguagem, e se são capazes de expressar seus anseios e seus desejos em todos os sentidos da liberdade de expressão, temos um caso de estudo, que incita-nos a pensar que a questão da surdez tem mais um caráter de déficit de comunicação por falta de instrumentos capazes de suprí-la do que uma deficiência propriamente dita como fator de exclusão.

Segundo Skliar (1998, p.11) a surdez constitui uma diferença a ser politicamente reconhecida; a surdez é uma experiência visual; a surdez é uma identidade múltipla ou multifacetada e, finalmente, a surdez está localizada dentro do discurso sobre a deficiência.

Desta forma estamos buscando e propondo, conhecer a apropriação das potencialidades do sujeito surdo, voltados para a análise dos discursos acerca da surdez no contexto escolar inclusivistas, sem entretanto esquivar da importância deste, como um todo no meio social. As análises mencionadas acima são de suma importância para que se possa compreender a realidade desde a aquisição, ao uso da linguagem, e de como ela se perpetua no contexto histórico-social-escolar.

Do lado biológico temos visto que, a medicina tem feito grandes progressos nas curas e descobertas de remédios para várias doenças não só no mundo como também no Brasil. Entretanto quando o assunto é deficiência auditiva ou surdez, a tendência do médico e que haja a restituição da "normalidade" do sujeito quando da detecção de perda auditiva, quando na verdade após todos os esforços em vão (tratamento),se negam a afirmar uma doença inexistente,negar ao individuo,fazer parte de um contexto social diversificado, ocorre quando se percebe que mais nada se pode fazer em termos clínicos, não se tem aqui o pretexto de discutir a formação dos médicos, mas apenas discordar dessa perpetuação dos profissionais, quanto a questão de (doença X deficiência X tratamento), que chegam a serem em alguns casos desnecessários e até contraditório.

Assim como existe grande falta de informação à cerca das deficiências em todos os aspectos desde a física, visual e mental, a auditiva tem em si um caráter mais visual como no dizer de Skliar, esse visual está naquilo que se diz é preciso ver a surdez, no sentido mais amplo seria necessário em primeiro lugar conhecer que a linguagem utilizada pelo surdo no caso a LIBRAS, e ela que lhes dão o significado de "ser surdo" do sujeito que utiliza forma diferente de se comunicar, e quando existem esses grupos temos um contexto social definido, por sua principal característica a linguagem.

Definir a surdez como um fato concreto leva-nos a repensar a formação do sujeito como um todo, a perda auditiva implica em várias mudanças desde psicológica quanto social e educacional, quotidianamente determinamos a surdez como a perda da capacidade de ouvir, a perda do som em seu aspecto natural, incapacidade de compreender a fala humana e portanto de se comunicar através do uso da linguagem oral, há entretanto uma enorme disparidade quanto às perdas auditivas, que vão desde perda auditiva suave, moderada e profunda, existem sujeitos surdos capazes de ouvir e pronunciar palavras de forma quase que totalmente dentro da normalidade da língua falada em outros e quase inexistente a percepção de uma linguagem oral quando ocorre, e bem pequeno seu domínio de vocabulário oralista, ainda por fim temos aqueles que são tidos como surdos profundos, onde não há qualquer forma de comunicação oral, mas sim gestual, com o uso da linguagem de sinais, pelo menos se tiveram acesso a essa aprendizagem.

Acredita-se que a questão fundamental para a compreensão do sujeito surdo está sim focalizada fora dele, no ambiente externo propriamente dito, ali é que ocorre todo o processo de desmistificação a cerca de sua capacidade de aprendizagem, pois a surdez é uma questão de linguagem, portanto está fora do sujeito, ressalta-se que se existe um "instrumento", que configura de uso comum entre determinados grupos sociais temos então que se eles apropriam-se dele para realizar entre si as mais variadas formas de comunicação (no caso a linguagem), temos então que a surdez pode e deve ser superada através da comunicação adotada em especial e em particular por um grupo social. Vejamos no dizer de Nídia Regina Limeira de Sá:

 
 

[...] que a dificuldade maior dos surdos está exatamente na aquisição de uma linguagem que subsidie seu desenvolvimento cognitivo, os estudos que envolvem a condição de pessoa surda são revestidos de fundamental importância e seriedade, visto que a surdez, analisada exclusivamente do ponto de vista do desenvolvimento físico, não é uma deficiência grave, mas a ausência da linguagem, além de criar dificuldades no relacionamento pessoal, acaba por impedir todo o desenvolvimento psicossocial do individuo.(SÁ, 1999, p. 47).

 
 


Partimos então do pressuposto de que a falta de comunicação na vida de uma pessoa traz significado negativo, com conseqüências para a sua formação social e educacional. A falta de uma linguagem acarreta em especial na criança seu desenvolvimento cognitivo, de aprendizagem de interação. Esse negativismo se perpetua no meio social oralista, quando se diz que se há criança não aprende e não desenvolve a linguagem oral, há portanto dificuldade de ser integrada ao meio social.

As implicações da surdez na vida de uma pessoa, passam, do estado físico para o psicológico, forma-se uma grande "lacuna"na comunicação entre o sujeito ouvinte e o sujeito surdo, envolvido em especial na comunicação, nas trocas de informações, através do processo fonoarticulatório e vice-versa, o sujeito surdo perde, neste ambiente por não ter uma "interação" de troca, e o resultado e o seu afastamento desse ambiente, isolamento, solidão, perda de convívio social, são estes as principais causas psicológicas, que afetam profundamente, o sujeito com limitações de comunicação.

Segundo Sá (1999 apud, Vygostsky, 1924)...privilegiando as mediaçõesculturais, que caracterizam sua visão do homem enquanto ser social, atribui o exercício da humanidade à possibilidade de o indivíduo estabelecer trocas culturais por meio da linguagem.

Neste contexto social temos a importância que Vygostsky dá as trocas culturais, evidenciando então que a linguagem é um fator não apenas lingüístico mas também cultural, fica claro neste dizer: o sujeito social tem que estar interagindo, em primeiro plano lingüisticamente e em segundo culturalmente. Dessa forma temos umas séries de razões para defender a tese de que, o sujeito surdo, vive cercado de privações por falta exclusiva da troca de comunicação , causada por imposição ao ensino oralista ora por falta do domínio de uma linguagem gestual visual como a Libras, para o sujeito surdo, realize estes processos de trocas, lingüística e cultural.

Um levantamento breve dos anos 80 sobre o uso da língua brasileira de sinais e outras formas de comunicação, perpetuou-se por longos anos no debate educacional brasileiro com grande defesa ao oralismo é o bilingüismo, prevaleciam em oposição ao ensino de uma língua sinais. O sujeito surdo, oralizado tem ao longo acesso quase que exclusivamente ao sistema oralista, no processo de aquisição e uso da fala, escrita, aprendeu o conteúdo do oralismo, como se fosse um sujeito ouvinte, entretanto, ressalta-se neste sentido que houve uma imposição não explicita para a aprendizagem do surdo no contexto da educação dos ouvintes.

 
 

O processo de aquisição de uma língua se dá quando o sujeito assimila a estrutura, o léxico, a pragmática é a semântica da língua de modo natural e espontâneo pelo simples contato com sujeitos proficientes nessa língua, ou seja, o sujeito e imerso num determinado ambiente lingüístico e, sem esforço, a adquire (SÁ, 1999, p.161)

 
 


Analisando o texto acima temos que se a linguagem é um processo de transmissão natural e espontâneo,e não imposto, por causa disso temos milhares de sujeitos surdos incapazes de se comunicar de forma oralmente corretas, dentro dos padrões da língua oralista. É de primordial importância que se adquire a linguagem, qualquer que seja pelo processo de interação com outros sujeitos, processos estes que se perpetuam em nossas escolas, grupos de convivência, associações, em nossos lares, oferecer aos surdos acessos a língua de sinais, deve ser uma das principais questões a serem discutidas no nosso dia a dia.

A língua natural e aquela que se aprende na troca e na interação da comunicação entre sujeitos surdos. Se o sujeito surdo se comunica bem utilizando a língua de sinais, essa língua é a sua língua natural, pois ele teve acesso ao aprendizado e domínio dela, logo terá como segunda língua o Português, o inverso desse processo serve pra o ouvinte, desde que sinta vontade de aprender a língua de sinais será um intérprete em algumas situações,sendo um elo entre o mundo ouvinte e o mundo surdo, sem qualquer perda cultural para ambos os sujeitos.

Conhecendo o Oralismo

Quando iniciamos nossos estudos a cerca do oralismo, enfocamos o conceito de leitura labial, suas técnicas, seus pontos positivos e negativos seu uso freqüente por parte daqueles que com comprometimento auditivo. Ter a capacidade de ler os lábios implica uma gama de fatores como: ter que acompanhar os movimentos labiais do interlocutor suas expressões faciais, gestos das mãos,corporal para que haja um entendimento por parte do sujeito surdo, é que na maioria dos casos, não se atingi algo em torno decem por cento de compreensão. A preocupação certamente por parte dos profissionais, defensores do oralismo está exclusivamente na possibilidade do sujeito surdo atingir o conhecimento do uso das palavras gramaticais falada e escrita em especial quanto ao uso da segunda afirmativa, para se ter um bom domínio da língua portuguesa. Apesar dos prós e contras ao uso da língua de sinais, foi através do congresso internacional de Milão que o oralismo atingiu sua valorização como forma única, e imposta de forma não necessariamente natural, e que causou um certo mal estar em vários profissionais e sujeitos surdos,pro causa da proibição quanto ao uso da língua de sinais, esses fatos trouxeram para a comunidade surda uma perda muito grande em seus processos de domínio e uso de um instrumento capaz de suprir suas reais necessidades de comunicação.

Certamente o que estava ocorrendo o bojo da educação era que:

 
 

[...] as crianças surdas geralmente não têm acesso a uma educação especializada e é comum encontrarmos em escolas públicas e até particulares, crianças surdas que estão há anos freqüentando estas escolas e não conseguem adquirir nem a modalidade oral nem a modalidade escrita da língua portuguesa, pois o atendimento ainda é muito precário. (GOLDFELD , 2001, p 34)

 
 


O Bilingüismo

Acredita-se que para o sujeito surdo, existem duas formas de linguagem:a língua natural aprendida desde o nascimento como sendo a primeira língua e outra como sendo uma segunda língua, no caso do surdo brasileiro, alguns estudiosos no assunto defendem que o mesmo deve ter a língua brasileira de sinais como uma primeira língua e o Português como sendo uma segunda, defendem que o sujeito surdo deve ser conhecedor da língua de sinais e em seguida ter o português como forma de expressão com o mundo oralista, desta forma seria o sujeito surdo possuidor de uma "comunicação total".

Sendo assim Godfeld (2001, p. 39) nos brinda com o significado do bilingüismoque tem por pressuposto básico que o surdo deve ser bilíngüe, ou seja deve adquirir como língua materna a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos.Essa questão de uso do bilingüismo está sendo nós últimos anos modelo detransmissão do saber em vários países da América e Europa, defendem que o uso, fará com que haja uma aceitação por parte das comunidade ouvinte em aceitar essa modalidade bilíngual.

A falta de oferecer a linguagem de sinais ao sujeito surdo pode ter graves conseqüências para o seu processo de aprendizagem e integração ao meio, pais ouvintes tendem a criar seus filhos num ambiente ouvinte como forma de integra-los, suprir-lhes a falta de audição através de métodos que lhes ensinem a ler e escreve e sobretudo falar.

A Língua de Sinaistão importante e sobretudo essencial.

Apesar de vários anos sendo contestada, repudiada dentro e fora do contexto escolar a Língua de Sinais brasileira atingiu seus ideais,somente na década de 80, justamente acompanhada da entrada da comunicação total no Brasil.

Fortemente apoiada por setores mais liberal da educação brasileira educadores e pesquisadores, apesar da pouco ou quase nula, as obras de pesquisas nessa área, existiram e ainda existem, grande preocupações quanto a formação do docente conhecedor da LS, fato este visivelmente presente nas leis que regem nossa educação, tem portanto respaldo jurídico para serem aceitas dentro do contexto social, a LS tem sua base no contexto em especial no INES e Centro de Convivências (Associações) como principais setores institucionais de aprendizagem da LIBRAS, sua importância se faz necessária para que o processo de aprendizagem tenha ou venha a ter resultados satisfatórios no processo de aquisição do saber, o uso e o conhecimento da LIBRAS também tem uma conotação importante no contexto social, o sujeito surdo pensa diferentemente do sujeito ouvinte, a forma de comunicação ouvinte/ouvinte e surdo /ouvinte, surdo/surdo, pode ser pensada como um processo socioantropológico, com trocas entre os sujeitos envolvidos, certamente que quando o instrumento delinguagem for diferente existirá divergência de compreensão de tal forma que o processo não será harmonioso como um todo, podendo porém ser administrado quando se propõe a conhecer e respeitar as diferenças dos sujeitos surdos/ouvintes.

As realizações do sujeito surdo

Existem vários pontos em comum entre os surdos, capacidades de realizarem tarefas que exigem concentração, mas estes processos não necessariamente são observados em todos, estas habilidades podem ser latentes em uns e inexistentes em outros, como também é importante saber de qual meio social lhe impuseram o aprendizado da linguagem seja ela oral ou de sinais,e é claroa importância do seu saber escolar, suas possibilidade, e o que lhe foram oferecidas pela instituição escolar.

O reconhecimento é a valorização do sujeito surdo, visa antes de tudo:

 
 

A aquisição da linguagem em crianças surdas deve acontecer através de uma língua visual-espacial. No caso do Brasil, através da língua de sinais brasileira. Isso independe de propostas pedagógicas (desenvolvimento da cidadania, alfabetização, aquisição doportuguês , aquisição dos conhecimentos, etc.), pois é algo que deve ser pressuposto. Diante do fato de crianças surdas virem para a escola sem uma língua adquirida, a escola precisa estar atenta a programas que garantam o acesso à língua de sinais brasileira mediante a interação social e cultural com pessoas surdas. (QUADROS, 2002-2003).

 
 


A preocupação defendida no dizer de Quadros, vai muito mais além da simples questão de aprender a ler e a escrever, sintetiza de modo concreto a importância da língua natural sua aquisição e o seu domínio. A escola deve ser ante de mais nada uma representação do que acontece na vida social do sujeito surdo, com ênfase sobretudo no oferecimento de uma linguagem que lhe proporcione realizações em todos os aspectos da vida, e se no caso não houver oferecer aos seus educadores, acesso a aprendizagem da linguagem dos surdos em especial a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ressalta-se ainda a importância de que se existe uma instituição capaz de reunir estes sujeitos, aceitando-os e estimulando-os a serem participativos dentro de suas própria possibilidades, estaremos enfocando a questão de aprendizagem dentro do contexto educacional, desde que tenha subsídios para que ocorra o desenvolvimento de seus educandos, como um processo lento mas gradual,que cabe em especial a "escola", oferecer um emaranhado de situações do dia a dia que possam sistematizar todo o processo de ensino-aprendizagem, por outro lado não se deseja, quer afirmar que seja somente na escola que deve ocorrer estas mudanças, mas também eprincipalmente dentro do seio familiar, nas associações e grupos de sociais formados pelos sujeitos surdos.

Oferecer diversos mecanismos de interação com a linguagem por eles usadas, como um instrumento de inclusão, que proporcione a todos serem compreendidos pelos seus desejos e anseios, buscar apoios em todos os setores sociais e especializados, do modo, a estar sempre conscientes sobre, os ideais de uma educação especial e inclusivista.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

GOLDFELD, Márcia. A criança Surda: Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 2001. p. 34.

______. A criança Surda: Linguagem e Cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, 2001. p. 39.

QUADROS, Ronice Miller. Situando as Diferenças implicadas na Educação de Surdos: Inclusão/Exclusão. In Revista Ponto de Vista, UFSC. N.º 4. 2002-2003.

SÁ, Nídia R. L. Educação de Surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: EduFF, 1999. p. 47.

______.. Educação de Surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: EduFF, 1999. p. 48.

______.. Educação de Surdos: a caminho do bilingüismo. Niterói: EduFF, 1999. p. 161.

SKLIAR, Carlos. Asurdez: Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Dimensão, 1998. p.11.



[1] Pós-graduando em Educação Especial Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação / Instituto de Psicologia Surdez Desafios e Possibilidades.