INTRODUÇÃO:

Na faculdade pude perceber a dificuldade dos professores de educação física, habilitado em licenciatura em dominar a inclusão, como todo. Na licenciatura com literaturas e artigos, vemos que o professor de educação física tem um papel muito importante por trabalhar no sistema de inclusão. Uns dos papeis é ensinar e incluir a educação física escolar, tendo como foco à adaptação desse conteúdo a realidade na qual se encontra. Vemos que a educação física pode conseguir despertar o interesse dos alunos pela prática das habilidades motoras, que tem grande abrangência na infância.

O presente trabalho tem, por objetivo de citar a inclusão da educação física escolar, sobre o método inclusivo. O objetivo maior desse estudo é passar para os alunos em formas de vivencias e praticas o conhecimento da modalidade inclusiva, e não a competição em sim.

OBJETIVO

Verificar o processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino fundamental que possuem sistema de inclusão.

IMPORTÂNCIA DO PROBLEMA

O presente estudo poderá instrumentalizar o professor de Educação Física de estratégicas de ensino para que possa colocar a inclusão em acesso a todos, podendo então ser adaptado ao ambiente escolar.

HIPÓTESE

Parece que a efetivação da Educação física na escola se esbarra na inadequação do espaço físico, falta de material apropriado, dificuldade de o professor conhecer e adaptações que possam atender a todos. Também parece haver o desconhecimento da inclusão.



EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR





A educação física escolar vem sendo um alvo de grande destaque na sociedade. A busca de reafirmar no currículo escolar trouxe grandes avanços, desde a LDB até congressos internacionais. Sob critica de precariedade perante a atenção do governo, agregado às profissionais não qualificados na área, levou a área à grande devastação.

Piccoli (1995) Cita que o professor de educação física é o agente disseminador da educação física na escola, e que a falta de preparo na área e apresentação de currículo defasado, com formação apenas em magistério, ao nível de 2ª grau, provocou uma degradação da educação física. Outras dificuldades como a falta de instalações desportivas de espaço físico adequado nas escolas e o desinteresse dos especialistas em construções, fazem com que surjam construções de instalações com dimensões incorretas.

Segundo Fernandes (1979), o trabalho da educação física, está vinculado a princípios Fisio-educacionais, que regem e indicam caminhos seguros a todos os programas escolares, que visam à saúde física e mental dos educados. Esses programas podem ser responsáveis por todas as formas de mutilação observadas na formação de personalidade da criança.

Rodrigues (2003) cita que os professores devem ter primeira formação para que possa conhecer e aplicar conteúdos apropriados, e que possam sempre estar desenvolvendo, ou estimulando, o grau de complexidade do aluno. Ngrid (2000) defende que a prática educativa dos professores deve ser elevada do nível do senso comum de não organizar simplesmente uma série de brincadeiras e tarefas motoras para as crianças, partindo simplesmente de conceitos herdados da tradição. Porque para Piccoli (1995) através do movimento, a criança estará desenvolvendo-se e principalmente crescendo no contesto social.

Por um lado, os alunos deveriam ter na aula de Educação Física, a possibilidade, entre outras, de conseguir uma melhoria de sua mobilidade e/ ou técnica de movimento. Lima & Betti (2002), prosseguem no mesmo pensamento que a pratica de educação física deve ser ministrada desde as primeiras séries, porque é nesse período que a criança apresenta maior desenvolvimento e aprendizagem. Piccoli (1995) acrescenta sobre que o professor deve respeitar o aluno através da sua individualidade pessoal e que muitas escolas não estão dando continuidade através do desenvolvimento da aula, que constam num processo prolongado, o que muitos professores não fazem. Nesse mesmo sentido, Barros (1996), comenta que devem ser explorar deferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo. Benda (1999) prossegue afirmando que é importante que o professor utilize o lúdico em suas aulas no processo ensino aprendizagem, fazendo com que o aluno faça as atividades de maneira prazerosa e que vivencie de formas mais fáceis para se ensinar e aprender. Ávila (1994) cita que a Educação Física, é o envolvimento do movimento corporal, com relação ao mundo, tendo então o significado de expressão, manifestação perante o afetivo.

Barros (1996) comenta que detectar os conhecimentos prévios das crianças não é uma tarefa fácil. Implica em o professor estabelecer estratégias didáticas para fazê-lo, uma vez que elas não se comunicam verbalmente. Para Rodrigues (2003) o professor de Educação Física deve ser sempre critico ou um amigo critico perante aos alunos, tendo sempre o foco de reflexão para que possam sempre solucionar os problemas juntos com os alunos.

Etchepare (2003) comenta que a educação física apresenta na vida do aluno um papel muito importante, principalmente perante a escola, pois através da escola, ele será capaz de buscar a compreensão, passando então para o conhecimento durante a sua vida. Através das aulas de Educação Física, a qual poderá desenvolver as habilidades, compreensão, trabalho de grupo entre outras, o aprendiz consegue então, adaptar-se principalmente fora da escola. Paim (2002) cita que para que isso aconteça é necessário que o professor haja como um educador, não técnico, e veja a educação física como um processo de educação, não como treino. O papel do professor, de educação física assume uma importância muito grande na construção de um novo saber esportivo, mais humanista e critico que realmente construa um modelo de sociedade democrática, mais justa e solidária e que efetivamente proporcione ao aluno o exercício pleno da cidadania.

Shigunov e Neto (2002) mencionam em seu livro que a relação de professor-aluno, ao longo dos anos vem ocorrendo grandes transformações, pois antigamente tanto a escola como o professor possuíam todo o domínio sobre o aluno. Hoje com os métodos de ensino diferentes que na qual fica na responsabilidade do professor em aplicar sobre o desenvolvimento do aluno, e que através de planejamento em escolas, estão sendo positiva, entre a relação professor-aluno, que menciona o ponto chave de professores novatos que ao entrarem no contesto da escola procuram servir através da atenção principalmente, todos os alunos inclusive os que apresentam dificuldade em executar uma determinada habilidade. Já com os próprios colegas de trabalho, professor-professor, professor-direção, professor-direção-gorveno e até mesmo professor-socidade-direção, não apresentam uma relação positiva, quando se fala sobre o desenvolvimento do aluno. Os próprios professores citam que falta intercâmbio entre eles, principalmente com o professor de Educação Física, e que as reuniões tanto com a direção como a dos pais, são muito poucas para tentar resolver ou desenvolver perante o aluno. O mesmo autor prossegue dizendo que, a relação de aluno-familia, estar cada vez mais defasado, e que a distancia entre pais e filhos, faz com que o professor, (principalmente o de Educação Física que possui aproximação física através de jogos recreativos) que alem do papel social, como afetividade e o ensinamento proposto pela sua metodologia, tenham outro desenvolvimento como papel de pai e mãe e familiares, colegas, etc... Fazendo com que entre os professores de outras matérias, o professor de Educação Física seja o mais querido, e a socialização através desse contexto entre professor-aluno, invoca sobre o aluno de ser critico, participativo tanto na aula como na sociedade, tendo o mérito de desenvolvimento de um cidadão, sempre de forma consciente.

INCLUSÃO



A palavra inclusão vem sendo colocada e usada muito atualmente, em todos os sentidos, principalmente na educação. Existem discussões dos educadores quanto ao termo e significado da inclusão, pois o desafio está nos projetos colocados em teoria e que deverão passar para a pratica, no qual todos os seres humanos usufruir os mesmos direitos. Krug (2001) processe dizendo que a sociedade deve saber que ninguém deve ser excluído, mas, quando for destacado como grave o comprometimento, precisa, no entanto, ser encaminhado para escolas e classes especiais. Segundo Correa (2001) a inclusão é um grande desafio, tanto da escola como da sociedade, pois não estamos preparados para lida com essa nova era. Já Junior & Araújo (2003) cita que a inclusão vem através da igualdade e o respeito sobre as diferencias, onde que todos crescem com relação à cidadania, o que levará a educação. Winnick (2004) prossegue ressaltando que a educação física é que mais envolve o termo de inclusão, ficando então a chamada de atenção perante aos profissionais que atuam nesta área, que não estão preparados para lidar com este tipo de grupo, tanto fora da sala como dentro da sala de aula. Lemos (2002), cita que a postura de aula do professor de educação física vem sendo trabalhada no espaço de pátio, quadra etc, em local sem estrutura física. Já Baumel & Castro (2002) cita que para que a escola desenvolva o método inclusivo, os professores, no entanto educadores devem trabalhar em conjunto, e através de projetos, que formarão uma sociedade que levará a resolver grande parte dos problemas, e principalmente desenvolver uma sociedade ou comunidade critica, e que só assim a criança ou aluno desenvolverão os seus potenciais, e entre esses potenciais, o mérito de cidadãos e respeito sobre as diferencias na sala de aula.

Baumel & Castro (2002) os professores devem sempre estar atualizado, e que o trabalho de equipe se dá através da prática reflexiva sobre inclusão, que faz com que o professor tenha confiança e enriquecimento para que utilizem as habilidades sobre os alunos deficientes, para que possa ter bagagem suficiente para resolver os problemas dentro e fora de sala de aula.

Pedrinelli (2002) cita que aquele profissional que não trabalha o envolvimento da inclusão estará favorecendo uma atitude de exclusão, e isso acontece com quem não possui também nenhum conhecimento teórico, porque poderá não estar entendendo a dificuldade e diferença de aprendizagem que os alunos possuem. Ao contrário do que o profissional que trabalha há inclusão, que aceita a idéia de que todos são importantes e significativos, tendo o ponto chave à diversidade, que, no entanto, levará a maior e mais complexa da aprendizagem.

Sassaki (2002) afirma que através da sociedade inclusiva as pessoas conseguem atingir os seus objetivos. Atingindo os objetivos, estarão trabalhando em grupo, tendo então, o sujeito não prejudicado.

Lynch (1998) cita que os professores de educação física têm capacidade igual e até superior que qualquer outro profissional como médico ou até mesmo psicólogo, pois este profissional consegue desenvolver, tanto a mente como o físico, ambos levam a supremacia de uma vida saudável. No mesmo pensamento, Correa (2001) cita que a pratica de atividade física faz com que as pessoas deficientes tenham uma evolução significativa e positiva, principalmente ser for atividade de grupo, e do lazer, que é destacado por estar vivenciando e trabalhando o prazer.

Segundo Cidades & Freitas (2002), quando se fala de inclusão, esta se colocando num contesto muito amplo, e não há um só caminho certo e sim vários, desde que o professor seja um agende reflexivo e atuante, pois só assim o professor estará no caminho certo. Então fica difícil, de colocar ou concentrar em um só foco, pois quando se fala de inclusão, é comentar um processo muito abrangente, e que não possui fim, pois é um assunto que só agora que a sociedade está compreendendo a fundamental importância perante os grupos com especificidade.

As pessoas consideradas deficientes juntamente com a sociedade devem estar se preparando, se atualizando, para poderem enfrentar junto o dia a dia. Para isso, Nogueira (1994) se coloca apontando o caminho que a escola pode traçar na pratica com a inclusão, sobre respeito, cooperação e solidariedade, e essa pode ser talvez uma das peças chaves para que se desenvolva uma cadeia e ramifique esse aspecto na sociedade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS



Pudemos verificar com esse estudo que, a educação física escolar pode ser trabalhado e planejado como forma de inclusão. Notamos que os professores possuem o conhecimento teórico sobre essa possibilidade, mas não a efetivam, e justificam que a não utilização da inclusão na grade curriculares da educação física se esbarra na inadequação do espaço físico e falta de material apropriado. Observamos também, dificuldade do professor em usar possíveis adaptações para incluir todos os alunos. Isso já era esperado pela vivencia pratica que obtive ao longo da vida. A maioria dos professores sempre trabalha, todos os anos, futebol, voleibol, e basquetebol e geralmente em forma de competições, colocando às margens das atividades físicas escolares.

Na licenciatura e literatura, em se tratando do objetivo da escola sobre o desenvolvimento da criança com ou sem necessidades especiais, deve-se priorizar as atividades fundamentais e o trabalho em grupo., a fim de desenvolver as capacidades das crianças e o respeito à diversidade.

Concluindo, pudemos observar que a Inclusão poderá ser utilizado pelos professores de educação física como base para modalidades dos esportes, através das habilidades fundamentais, atendendo a todos de acordo com suas próprias condições. Dessa forma, o professor passa a ser um mediador o desenvolvimento da inclusão.







REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA



ÁVILA, Conceição Aparecida. Como a Educação Física pode contribuir para a formação do Cidadão?. Escola em movimento (argumento) Secretaria de Estado da Educação-São Paulo. Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas São Paulo. SE/CENP. 1994



BARROS, Gilda Naciel de. As olimpíadas na Grécia Antiga. Editora Pioneira: 1996.





BARBANTI, Valdir J. Teoria e pratica do treinamento esportivo. 2° edição Revista ampliada Editora, Edgard Blucher LTDA.1997.



BAUMEL, Roseli C. Rocha de C/ CASTRO, Adriano Monteiro de. Formação de Professores e a escola inclusiva-questões atuais. Revista integração, educação física adaptada. 2002.



BENDA, Cristiane Abranches Pereira. A Utilização dos Jogos Brinquedos e Brincadeiras na Aprendizagem na Natação. Revista Mineira de Educação Física. v.7, n.1. p. 54 ? 60, 1999.



CIDADE, Ruth Eugênia; FREITAS, Patrícia Silvestre. Educação Física e Inclusão: Considerações Para a Pratica Pedagogia na Escola. Revista integração, educação física adaptada. Edição Especial, ano 14. p. 26, 2002.



CORRÊA, Ivan Livindo de Senna; MORO, Roque Luiz; BAECKER, Ingrid Marianne. Educação Física e Currículo: O Planejamento Curricular nas Escolas Publicas Municipais do Bairro Camobi; Santa Maria-RS. Revista Kinesis, Santa Maria. n. especial. p. 22-23, nov. 2001.



ETCHEPARE,Luciane Sanchotene; PEREIRA, Erico Feldem; ZIMN; João Luiz. Educação Física nas series iniciais do ensino fundamental. Revista Mineira de Educação Física. V.8, n.1, p.44-52, 2003.



FERNANDES, José Luís. 1º Corrida a pé I, Corrida. Editora EPU. p. 78, 1979.

JUNIOR, Luiz Seaha & ARAUJO, Paulo Ferreira de. Movimento & Percepção. Inclusão e educação física escolar; reflexões acerca do discurso e da realidade. Revista do curso de Educação Física CREUPI. V.01. N 02. Jan/Jun. 2003.



LEMOS, Elisabeth Ferretti. O Princípio Da Inclusão: Um Elemento Da Metodologia Das Aulas De Educação Física. Revista Integração. Educação Física Adaptada. Edição Especial, Ano 14. P. 14 ? 17 - 22, 2002.



LIMA, J.P. BETTI, I.C.R., A importância da inclusão da disciplina educação física em cursos de pedagogia, Revista Corpoconsciência, Faculdade De Educação Física De Santo André, n. 9, p. 42, 2002.

LYNCH, Jerry. HUANG, Chungliang Al. O tao da boa forma interior: Muito além de esportes e exercícios para o seu bem-estar. Editora Cultrix, 1998.

NOGUEIRA, Madza Julia. O aluno portador de deficiencia na escola. Escola em movimento (argumento) Secretaria de Estado da Educação-São Paulo. Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas São Paulo. SE/CENP. 1994



NGRID, Marianne Baecher. O desenvolvimento de competências sociais em aulas de educação física. Revista do Departamento de educação física no contexto escolar Cinergis. V1. N1. P129-133-1337, jan/jun, 2000.



PAIM, M.C., Reflexões sobre educação física escolar, Revista Kiness/ Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos N.º 26, p 160, 2002.



PEDRINELLI, Verena Junghahnel. Possibilidades nas Diferenças: O Processo de "Inclusão" De Todos Nós. Revista Integração, Educação Física Adaptada. Edição Especial, Ano 14, p. 32 ? 33, 2002.



PICCOLi, Vilma Lení Nista. Educação Física Escolar: ser... ou não ter? Um programa de Educação Física adequado ao desenvolvimento da criança. Editora, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. P, 59. 1995.

KRUG, Hugo Norberto. A inclusão de pessoas portadoras de necessidades educativas especiais sobre a importância do profissional de educação física na educação. Revista Souza Marques. V1, n4, p17-21-23-25-26 2001.



RODRIGUES, David. A Educação Física perante a educação inclusiva: reflexões conceptuais e metodológicas. Revista da Educação Fisica/UEM. Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física. V.14. N.01. pg.68-69-72, 2003.



SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão. Construindo uma sociedade para todos. 4 edição. Rio de Janeiro. Editora WVA. 2002.



SHIGUNOV, Viktor & NETO Alexandre Shigunov. Educação Física, conhecimento teórico X pratica pedagógica. Editora; Mediação, Porto Alegre, p.134,135. 2002.



WINNICK, Joseph P. Educação física adaptada. 3edição. Editora; Manole, 2004.