A importância na Amazônia do cenário ambiental e geopolítico da atualidade

1Carlos Barbosa dos Santos

A Amazônia legal engloba nove Estados da região Norte do Brasil. De acordo com Barbosa (2013) O seu amplo domínio natural, distribuído através do clima equatorial, grande biodiversidade em consonância com a maior floresta pluvial do mundo, dispõe de conjunto de características reunidas em um só lugar, passaram a despertar interesses internacionais, que através da delimitação da região, tornou-se possível agregar grandes projetos de caráter governamental, corporações internas (nacionais) e externas (internacionais) com propósito de explorar os recursos naturais da Amazônia, a fim de transforma-los em capital natural. Esses interesses são vistos em detrimento da proteção e fiscalização, como também na realização de pesquisas voltadas para a produção científica da área da biotecnologia, e química, extraída dos produtos naturais. Os interesses internacionais direcionados a Amazônia, perduram desde o período colonial. Sobre a imagem da Amazônia, por ser um vasto patrimônio natural, a visão que se tem sobre essa porção territorial diz respeito à valorização do progresso e modernização oriundos dos agentes externos, deixando a mercê os próprios habitantes locais.

No que tange a questão Geopolítica da Amazônia, ela é compreendida em dois eixos, a Geopolítica da Amazônia diante da perspectiva do capital natural e dos progressos estratégicos de cooperação internacional e a Geopolítica das Fronteiras existentes na Amazônia.

No que concerne à primeira estratégia geopolítica, Becker (2006 apud Barbosa 2013 p. 150) afirma que:

O novo valor atribuído ao enorme potencial dos recursos naturais confere a Amazônia grande significado enquanto fronteira de crescente uso científico-tecnológico da natureza. Além disso, por abranger a maioria dos países sul-americanos e ao mesmo tempo estar situada entre os blocos econômicos supranacionais (MERCOSUL, Comunidade Andina, Mercado Comum Centro-Americano, CARICOM E NAFTA), a Amazônia, com sua megadiversidade natural, instiga os Estados nacionais por elas abrangidos a estabelecer acordos diplomáticos de cooperação científica e estreitamento das relações econômicas. Esse é um dos vetores da Geopolítica da Amazônia”. (Becker, 2006 apud Barbosa 2013 p. 150).

De acordo com o autor, o Brasil é o principal alvo das potências internacionais, devido ao grande domínio da Amazônia legal está situada no território brasileiro, essa internacionalização é impulsionada devido o Brasil já estabelecer relações com outras nações, pelo qual desempenha importante função no que concerne a exportação de produtos, como também é dependente de outras nações mais desenvolvidas, devido a isso, cabe ao país aceitar acordos diplomáticos e cooperação cientifica e facilitar as relações econômicas, em virtude do desenvolvimento do país. Essa internacionalização se dá diante de uma política expansionista, e com isso está centrada da agenda politica, econômica e ambiental internacional. 

Sobre a Geopolítica das fronteiras na Amazônia, há uma preocupação em integrar o Brasil a América do Sul, existe também o monitoramento das fronteiras para dirimir atividades irregulares através de um reativamento conhecido como faixa das fronteiras.

1Graduando em Licenciatura em Geografia Pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE.

1Formação Técnica em Informática pela Secretaria de Educação de Pernambuco – SEEP.

1Estudante pesquisador. 

 Referências

BARBOSA, Adauto Gomes. Geografia Política. Recife: Capes, 2013, págs. 133 – 162.

Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=kqPTr3U12io > Acessado em 15/10/2014.

BECKER, Bertha K. Geopolítica da Amazônia. São Paulo: ESTUDOS AVANÇADOS 19 (53), 2005, Págs. 71 – 86.