A importância e os cuidados com a voz

 

Todos nos sabemos que a voz é um instrumento de trabalho essencial para o profissional, sobretudo para aqueles que dependem exclusivamente dela, operador de telemarketing é um deles.

Este profissional, por exemplo, está vendendo o produto da empresa, ou respondendo dúvidas sobre os mesmo, mas será que eles são orientados sobre os cuidados que ele tem que ter com a voz, a entonação certa para se expressar? Porque dependendo do tom, causamos algumas impressões: como educação, sensibilidade, autoridade, segurança, nosso bem estar e etc. para quem está ouvindo, nosso humor, nossa saúde interferem na nossa convivência com todos ao nosso redor.

Os líderes por estar em contato direto com seus colaboradores têm que ter isto em mente na hora de instruir seus liderados, por mais que se diga que tem que separar a vida pessoal do profissional sabe que não é bem assim que funciona, porém temos que ter consciência que estamos lidando com seres humanos com diferentes sentimentos, por isso é importante o trabalho do RH em conjunto com líder imediato.

O RH pode agir de forma positiva nestes casos, com treinamentos e palestras que falem sobre a importância do assunto em questão, sempre incentivando boas práticas e acompanhamento, com ações de qualidade de vida do trabalhador podendo disponibilizar informações.

O psicológico é mais difícil de ter recomendações, pois tem que se trabalhar independente das emoções, as vezes até um tratamento pode ser  necessário, em contra partida com a voz propriamente dita, podemos tomar alguns cuidados como:

Bebe bastante água, a hidratação garante a lubrificação de todas as cordas vocais, algumas pessoas em particular possuem uma maior sensibilidade em relação às mudanças climáticas, ao seja, mudanças de temperatura, nesses casos e indispensável que redobrem a atenção, é indicado que evitem algumas práticas, como beber quente com gelado ao mesmo tempo causando assim o conhecido choque térmico que momentaneamente pode prejudicar a emissão do ar.

Há pessoas que trabalham em ambientes que tem ar condicionado que possui a função de resfriar o ambiente mais que ao mesmo tempo retira toda a umidade do ar, causando assim a sensação de secura na garganta.

As praticas descritas a baixo podem causar ou influenciar irritação, pigarros, azia, queimação ou gosto amargo na boca, para evitar ou pelo menos amenizar é necessário alguns cuidados simples porem muito importantes durante o período em que se está trabalhando.

- Comer grandes porções;

- Ficar longos períodos sem se alimentar;

- Dormi logo após as refeições;

- Comer alimentos muitos gordurosos;

- Comer frutas cítricas;

- Evitar bebidas alcoólicas;

- Entre outros;

E recomendado que se tenha bastante cuidado com o café, que por causa da cafeína resseca as cordas vocais e também pode prejudicar o sono interferindo na qualidade da voz, o chocolate também é um grande vilão, ele causa o aumento da viscosidade da saliva prejudicando a voz e a articulação dos sons. O cigarro é extremamente prejudicial, por isso é recomendado que evitem esse hábito, pois além de fazer mal a saúde e a voz, pode causar o câncer de pulmão e de laringe.

É necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas à noite quando se vai trabalhar na manhã seguinte. Até mesmo durante os exercícios físicos é preciso cautela evitando falar ao mesmo tempo em que se exercita, pois ao falar e fazer força ao mesmo tempo o ar na garganta é bloqueado fazendo com que a pessoal force mais a garganta para respirar. Por incrível que pareça o período menstrual também pode ser um problema para algumas mulheres, nesta fase o corpo da mulher fica inchado prejudicando a instabilidade da voz.

Existem alguns acontecimentos que não podemos evitar como, por exemplo, resfriados e alergias, e por causa disso ficamos com as cordas vocais mais sensíveis, por isso devemos redobrar os cuidados que pode ser, falar menos, falar frases mais curtas, falar mais baixo ou mais lento, levando em consideração que os tecidos da garganta estão inflamados exigindo uma força maior para falar e controlar a voz, e o mais recomendado são procurar um médico.

Também não podemos esquecer de falar que a automedicação não pode ser feita em hipótese alguma, pois pode ser altamente prejudicial à saúde, na maioria das vezes em vez de ajudar pode prejudicar a sua saúde vocal, ou seja, o melhor sempre é procurar um medico especializado que é a pessoal certa para prescrever qualquer tipo de medicação.

Por isso é importante que não só os operadores de telemarketing, mais todos os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho a conscientização do seu uso adequado.