Faculdade Nossa Cidade – FNC

Administração de Empresas

Isabela de Oliveira Lima RA: 1177

Orientador: Prof. Lawton Benatti

 

Artigo: A importância e a competência da Pesquisa de Marketing

O objetivo da pesquisa é poder orientar a melhor forma de como a empresa deve seguir é onde posso mapear e captar um perfil de um público específico, onde a empresa passa por um processo necessário para que assim não possa obter erros na pesquisa.

Para um profissional de marketing se tornar competente é necessário que nunca pare de haver informações do futuro e do mercado, esses gerentes ou subordinadas precisam  ter bons conhecimentos de possíveis decisões tanto no processo a curto, médio ou longo prazo para que assim crie a devida pesquisa para a empresa.

Dentro das pesquisas de marketing podemos defini-las como analise a coleta, relatórios sistemáticos e a própria elaboração, uma pesquisa de marketing não é realizada somente por grandes empresas, mas também por pequenas e medias empresas, que com a solução de marketing vem crescendo e abrangendo seus conhecimentos sobre seus clientes e concorrentes.

Seu processo é complexo podendo surgir problemas ou soluções

O processo de uma pesquisa de marketing é definido como:

  • A definição do problema ou coleta de dados;
  • Fontes de Pesquisas
  • Dados de Tabulação
  • Dados de analises
  • Dados de descobertas
  • Recomendações para tomada de decisão

A definição do problema: é como irei basicamente realizar a pesquisa, se irá ser feita por meio de formulário, internet e etc.;

As fontes de pesquisas: é exatamente onde vou coletar a fonte, onde irei pesquisar;

Os dados de Tabulação: é exatamente tabular os dados, se não terá somente um papel com informações, uma boa forma de tabular é realizar uma planilha no próprio Excel;

Os dados de analises: são para obter uma possibilidade de analise, uma questão operacional, tem que ser realizada com muita cautela, pois a resposta errada pode causar distorções.

Dados de descobertas: é aqui que se descobre o que nem se imagina, as ideias podem ou se fortalecer ou ser distorcidas;

Recomendações para a tomada de decisão: é que se devem pesar as evidencias apresentadas, ou seja, o gestor pode confiar pouco ou muito nos resultados exigidos e obtidos.

É necessário para que uma boa pesquisa de marketing tenha sete características que são:

  1. Método Cientifico que utiliza os métodos científicos;
  2. Criatividade que na desenvolve maneiras de solucionar um problema;
  3. Métodos múltiplos para reconhecer o valor da utilização de dois ou três métodos;
  4. Interdependência de modelos e dados que são feitos a partir de modelos bem definidos;
  5. Valor e custo das informações é difícil estimar o valor das informações em relação ao seu custo;
  6. Ceticismo saudável é uma relação a suposições simples realizadas geralmente por gerentes;
  7. Marketing Ético uma boa pesquisa beneficia tanto a empresa quanto os clientes.

Em geral as empresas não possuem seu próprio projeto ou departamento de marketing para que se possa realizar uma pesquisa de marketing por isso procura reservar um breve orçamento para melhorar a eficácia da empresa.

Lembrando que dependendo da pesquisa irá ter varias outras pesquisas e a forma que será conduzida essa pesquisa será conduzida com um segredo de estrutura corretamente mas é um processo extenso.

Conforme Kotler e Keller o pesquisador necessita de uma previsão e avaliação,

É função do pesquisador oferecer uma visão clara da atitude e do comportamento de compra do consumidor (Kotler e Keller, 2007,. p. 98).

As mais usadas pelo mercado nas empresas são as pesquisas quantitativas que é algo que consigo mensurar ou as pesquisas qualitativas que é o comportamento ou a opinião da pessoa, independente do esquema especifico usado para desenvolvê-lo dizemos que há muitas outras maneiras de se elaborar uma pesquisa de marketing.

Contudo podemos verificar que por meio deste artigo aprendemos um pouco mais sobre uma forma mais “fácil     “ de se aprender algo tão complexo como  a pesquisa de marketing.

Referencias Bibliográficas

KLOTER, Philip KELLER, Kevin Lane. Pesquisa de Marketing: administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Parson Prentice Hall, 2006.