Quem diria que após mais de 20 anos imersos na cultura digital – e não se enganem, de fato vivenciamos uma revolução que ainda está em andamento - as pessoas passariam a consultar o universo online de maneira irrestrita em busca de responder às diferentes questões da vida e do cotidiano?

A busca do ser humano por conhecimento é tão ávida que fez surgir, com a explosão da cultura digital, um dos mais grandiosos e inestimáveis benefícios oferecidos pela web que a civilização conquistou em toda a sua história: a fácil propagação do saber a um clique de distância.

Passamos a devorar qualquer tipo de conjunto de instruções ou explicações relativas a um assunto específico que possam nos conceder a solução para qualquer tipo de problema. Dito de outra maneira, passamos a confiar muito em tutoriais que pipocam aos milhares na web diariamente e são disponibilizados de graça.

De uma simples aula sobre como fazer o nó de uma gravata, a um manual mais complexo sobre como fazer a manutenção em seu próprio automóvel, os tutoriais basicamente enterraram de vez a confiabilidade da sabedoria popular baseada no “achismo”.

Hoje em dia a noção imprecisa ou a completa falta de conhecimento sobre um assunto pode ser, com tempo e estudo, suficientemente abastecida por dicas e tutoriais online didáticos fundamentados em experiências e ensinamentos que funcionam. Embora muitos dos materiais fornecidos careçam de fontes, supreendentemente e com frequência descobrimos que se revelam úteis se aplicados da teoria à prática. Pense em uma pessoa que nunca soube como fazer uma máquina de lavar roupa funcionar, ou em outra que passa por enormes dificuldades para instalar uma atualização simples em seu notebook; ou até um terceiro indivíduo que paga impostos todos os anos, mas não sabe por que ou como funcionam a regulamentação dos tributos. Parece familiar? Quantos desses indivíduos não são agraciados pela boa vontade de pessoas ao redor do planeta que disponibilizaram na web um passo a passo sobre como executar e compreender essas tarefas da maneira mais simples e objetiva possível?

Felizmente vivemos em uma era magnífica para a sociedade. Uma era de provisão de conhecimento ultra abastecido. Tão rapidamente as dúvidas são brotadas na web e logo alguém aparece para fornecer orientações sobre como fazer, truques, dicas, quanto gastar, etc.

A origem desses tutoriais conta com o esforço de pessoas e empresas que detém a posse do conhecimento e de alguma maneira, consegue somar a já enorme quantidade de informações distribuídas na web - sobre os mais diferentes assuntos existentes - novos insights, atualização de dados, novas referências, diferentes perspectivas.

Não é o caso de substituir aulas em universidades consagradas ou trocar cursos que formam profissionais por tutoriais encontrados na web. Claro que não! Mas é notório que os tutoriais assumiram um papel também fundamental na educação. Muitos são os conteúdos disponibilizados em aula que se complementam aos disponibilizados online por indivíduos que já experimentaram na prática os ensinamentos dados dentro da sala de aula. Um não deveria excluir o outro. São elementos de aprendizado que corrigem e alinham os conceitos um do outro de maneira a adicionar ao aprendizado uma versão aprimorada de tudo o que há para se descobrir sobre um tema. 

E você? Já pensou em transformar aquilo que sabe fazer melhor em um tutorial para que outros possam aprender também?