A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

                                                 Maria Aparecida Dantas Morais

RESUMO: O presente artigo descreve sobre a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG) na gestão empresarial como um dos meios eficaz tomada de decisões. O qual se faz cada vez mais necessário em um momento que se vivencia um processo de mudanças rápidas e continuas, no seguimento empresarial, principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos seguidos de informações, daí a denominação da era da informação.

Assim o sistema de informação será fator essencial na tomada de decisão, de forma ágil e segura dando uma maior condição de trabalho aos gestores da empresa.

1-Introdução:

                   O presente artigo tem como finalidade mostrar a importância do Sistema de Informação Gerencial (SIG), como uma das ferramentas necessárias para a gestão eficaz das organizações no processo de tomada de decisões.

                 Levando em consideração o processo acelerado das transformações onde as mudanças acontecem em tempo real, os instrumentos tecnológicos e computacionais tornam-se elementos indispensáveis para uma gestão eficaz das organizações seja no campo dos serviços ou dos produtos principalmente no que diz respeito aos avanços tecnológicos denominada de era da informação pela velocidade em que se darem as mudanças na vida das organizações.

                   Os sistemas de informações tornam-se indispensáveis para a tomada de decisão gerencial das organizações oportunizando o fortalecimento do plano de ação e atuação da empresa, a geração de informações rápidas, precisas e eficazes, o que possibilita uma gestão estratégica da organização interagindo com os diversos seguimentos organizacionais e ainda auxiliando no processo de tomada de decisão dos gestores bem como para o alcance de objetivos e metas da organização.

                 Em uma economia baseada em conhecimento os sistemas de informações gerenciais passam a ganharem grande importância para a sobrevivência das organizações, haja vista que os sistemas de informação tornam-se necessários para aperfeiçoar os fluxos de informação e conhecimento dentro da organização além de possibilitar a administração a maximizar o conhecimento e desenvolvimento de todos os seguimentos da empresa, desde a produtividade dos funcionários até as tomadas de decisões gerenciais, todo este processo vai depender da qualidade dos sistemas utilizados para o gerenciamento da organização.

                Com os novos desafios decorrentes da era da informação como são assim denominadas as empresas e organizações cada vez mais necessita do uso de sistemas de informações gerenciais para que possam comercializar analisar e se comunicar  com os clientes fornecedores distribuidores em uma abrangência ampla e segura a partir de dados seguros e objetivos capazes de possibilitar as tomadas de decisões gerenciais.

2-Desenvolvimento

                 O mundo vive a era da informação pelo fato das rápidas e grandes mudanças em todos os seguimentos passando a exigir cada vez mais das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pelo uso de instrumentos tecnológicos e computacionais capazes de auxiliar na geração de informações gerenciais.

                 Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apóiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas, integrando os recursos humanos financeiros e matérias de forma que haja uma visão geral de todo o processo.

                  Diante do cenário das atuais transformações econômicas e sociais do mundo globalizado onde o desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação estão cada vez mais presente no cotidiano da sociedade afetando significativamente a forma de vida das pessoas  nas organizações de cunho social e econômico.

               Os Sistemas de Informações Gerenciais são algo indispensável para o funcionamento das organizações, no alcance de objetivos e metas, pois os sistemas de informações proporcionam a comunicação bem como o poder de análise e controle de que as empresas necessitam para conduzir o comercio e administrar negócios em uma escala global.

                O cenário atual da globalização faz com que as organizações busquem cada vez mais a utilização de instrumentos gerenciais haja vista que a emergência economia global e fato real em nossas vidas, o que leva as organizações e se instrumentalizarem com as novas tecnologias gerencias para se manter no mercado global e poder competir em busca da sustentabilidade social e econômica,

             Os sistemas de informações gerenciais a cada dia vão ganhando mais importância na vida das organizações com as novas tecnologias computacionais as empresas vão implantando sistemas avançados com a finalidade de melhorar e facilitar a administração frente às rápidas mudanças do mundo globalizado, para isto é preciso entender alguns conceitos básicos do sistema de informações gerenciais conforme descrição abaixo.

Dado- elemento em estado bruto, primário e isolado, sem significado capaz de gerar uma ação. Como por exemplo, se pode citar: ativo, passivo capital, lucro, vendas etc. Logo, há necessidade de algum tipo de processamento para poder se chegar uma conclusão ou análise da real situação da organização;

Informação - é o dado trabalhado e processado dentro das especificações exigidas pelos usuários, com significado próprio, relevante e utilizado para causar uma ação proveniente do processo de tomada de decisão. seguindo o mesmo exemplo anterior, o ativo de uma organização devidamente estruturada e organizada,agregado a outros dados como as vendas ,passivo e lucro, pode informar o giro do ativo.a participação de capital de terceiros e o retorno sobre os investimentos ;

Sistema – É a combinação de partes coordenadas para um mesmo resultado, ou de maneira a formar um conjunto organizado de dados e informações.

                  Ainda se pode dizer que a informação ,quando não é utilizada nem produz qualquer ação,conceitualmente acaba se transformando em um mero dado Porém a informação terá validade à medida que fizer parte do processo decisório dentro da organização.

               Diante de todo este cenário as organizações, empresas estão buscando a descentralização da administração saindo de um processo tradicional hierárquico para um processo de gestão flexível menos hierárquico todas estas mudanças são possíveis pela implantação e implementação dos sistemas de informações gerenciais que a cada dia a tecnologia oferece mais instrumentos seguros e modernos capazes de em tempo real se analisar o funcionamento assim contribuir para a tomada de decisões por parte dos administradores das organizações.

             Hoje se vive o momento das organizações e empresas digitais vista como um novo fenômeno da sociedade industrial facilitando o atendimento 24 horas entre seus clientes, fornecedores e distribuidores para os gerentes destas organizações a tecnologia da Informação passa a ser a principal ferramenta da organização torna-se a mola mestre de todo o processo.

              Segundo Rezende (2001), os sistemas de informação independentemente de seu nível de classificação, tem como maior objetivo auxiliar os processos de tomada de decisões na empresa.

               Por isso que os sistemas de Informações devem estar focalizados para o principal objetivo da empresa para que se possam obter resultados satisfatórios e ajude na gestão de maneira eficaz segundo os estudos nos revela que os benefícios e tendências dos sistemas de informações são os seguintes.

  • Valor agregado aos produtos (bens e serviços);
  • Maior segurança, melhor serviço, maior precisão, maior eficiência maior produtividade;
  • Menos erros;
  • Vantagens competitivas, custos reduzidos;
  • Produtos de melhor qualidade;
  • Aperfeiçoamento das comunicações;
  • Administração eficiente;
  • Carga de trabalho reduzida;
  • Tomadas de decisão gerencial, financeira e superiores;
  • Maior e melhor controle sobre as operações;
  • Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos;
  • Estimulo de maior interação dos tomadores de decisão;
  • Redução do grau de centralização de decisão na empresa;
  • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
  • Adaptação as mudanças tecnológicas.

             A necessidade do sistema de informação (SI), nas organizações e empresas surgiu devido ao grande e crescente volume de informação que a organização possui. Com o sistema de informação estruturado a apresentação das informações necessárias proporciona uma visão das decisões, com isso a organização garante um grande diferencial em relação aos concorrentes, e os gestores podem tomar decisões mais seguras e rápidas e de fontes seguras.

               A exigência do mercado, competitivo, dinâmico e principalmente globalizado motiva as organizações e empresas a operarem com um sistema de informação eficiente, garantindo níveis mais elevados de produtividade e eficácia. Segundo BATISTA (2004, p.39),... ”o objetivo de usar os sistemas de informação é a criação de um ambiente empresarial em que as informações sejam confiáveis e possam fluir na estrutura organizacional”.

                Na era da informação, o diferencial das organizações e empresas e dos profissionais este diretamente ligado a valorização da informação e do conhecimento, proporcionando soluções e satisfação no desenvolvimento das atividades da organização ou da empresa seja de bens ou de serviços.

               Como já falado anteriormente as organizações e empresas podem se beneficiar com a implantação dos sistemas de informações através da tecnologia da informação do comercio e dos negócios eletrônicos, hoje um comercio em crescimento mundialmente criando verdadeiras redes digitais por meio da tecnologia da internet que diferencia do método tradicional de comunicação com os clientes e fornecedores, aprimorando e digitalizando processos de negócios internos e externos oportunizando também relacionamentos interação e integração com outras organizações e empresas mundialmente formando redes virtuais de comunicação com isso a troca de tecnologias e informações.

2.1- Classificação de Sistema de Informação.

Os sistemas, do ponto de vista empresarial, podem ser classificados de acordo com a sua forma de utilização e o tipo de retorno dado ao processo de tomada de decisão. Os sistemas podem ser de contexto operacional ou gerencial, ou seja, sistemas de Apoio as Operações e Sistemas de Apoio Gerencial.

2.1.2- Sistema de Apoio Gerencial – Fornece informações para tomada de decisão, toda parte gerencial empresa deve estar envolvida utiliza-se relatórios pré estabelecidos para a analise dos diversos seguimentos ou departamentos dando uma real situação da organização ou empresa.

2.1.3- sistemas de Apoio as Operações- São necessários para o processamento de dados gerados e utilizado em operações produzem uma diversidade de produtos de informações interno e externo resultante das transações empresariais utiliza o banco de dados que produzem documentos empresariais usados para o acompanhamento avaliação e monitoramento como, por exemplo, das vendas de um produto ou de serviços prestados.

3- Conclusão

             Na atualidade o cenário da era da informação mostra que é de vital importância estudar para poder compreender as melhores praticas e utilização dos sistemas de informações gerenciais bem como a aplicabilidade das tecnologias da informação haja vista que delas depende a sustentabilidade e permanência no mercado globalizado e competitivo onde o propósito básico da informação é de habilitar a empresa ou organização a alcançar seus objetivos pelo o uso eficiente dos recursos disponíveis, porém as informações podem decidir e definir o futuro da organização.

                  O sistema de informações gerenciais possibilita fazer um acompanhamento das ações técnico administrativo e financeiro da organização propiciando uma visão panorâmica e segura da organização ainda fortalecendo o plano de ação e atuação futura resultando em vantagens competitivas sobre as demais empresas e organizações.

Referenciais

CHIAVANATO, Idalberto, Administração: Teoria, Processo e Pratica. 3. Ed. são Paulo Pearson Education do Brasil, 2000.

CLAUDIA, Amigo, ESAB, Módulo, Sistema de Informações Gerenciais, primeira edição 2008.