Os prémios de jogo constituem uma estratégia muito utilizada quando a direção de um clube pretende aplicar-se de forma mais acentuada numa determinada competição. Estes prémios têm grandes vantagens em relação às formas tradicionais de remuneração dos jogadores mas apresentam também o perigo de se tornarem rotineiros e, a partir daí terem uma espécie de efeito contrário ao que se pretende. Pode acontecer que os jogadores se habituem de tal forma aos prémios de jogo que quando eles não surgem isso provoque uma quebra motivacional que se torne prejudicial ao desempenho da equipa. Por este motivo, é preciso que a direção da SAD ou clube tenha bem presente que esta estratégia não pode usar-se de forma sistemática mas apenas em momentos precisos e muito bem selecionados, em ocasiões nas quais se possa pedia à equipa um esforço suplementar.
Passamos a apresentar de seguida as principais virtudes desta estratégia, ou seja, as principais vantagens dos prémios de jogo:

Aumento da motivação do jogador

Este é, como é óbvio, o motivo mais importante pelo qual se recorre a esta estratégia. Por mais que os jogadores digam o contrário é óbvio que o dinheiro é um motivo pelo qual se aumenta o esforço e a aplicação no trabalho. É assim em todas as profissões e na de futebolista não tem de ser diferente; se oferecermos ao atleta um acréscimo no seu rendimento, é óbvio que ele terá um motivo extra para se aplicar no esforço de procura da vitória e o clube terá certamente mais possibilidades de ganhar jogos. Isto pode explicar o porquê de alguns clubes serem mais ou menos favoritos nas casas de apostas e na comunicação social, o que não quer dizer que o poder económico seja a única razão diferenciadora.

Possível redução do volume dos encargos com vencimentos

O facto de se despender mais dinheiro com os prémios de jogo não significa de forma linear que isso vá provocar um acréscimo significativo nas despesas com pessoal, neste caso com a folha salarial dos jogadores do clube. Na verdade, ao reforçar as verbas destinadas a prémios podemos subtrair nos vencimentos mensais regulares e construir assim um sistema de maior justiça na forma de remunerar o trabalho dos atletas.

Maior justiça na remuneração dos jogadores

Este método de remuneração de atletas tem o condão de se tornar mais meritocrático. Numa época em que tantas vozes clamam contra o excesso de dinheiro que se destina a pagar vencimentos, em que muitas pessoas continuam a apontar a inflação dos vencimentos como causa do descrédito do futebol junto da população, é fundamental que se pratiquem estratégias de moralização dos dinheiros envolvidos no futebol. O reforço das verbas destinadas a prémios tem como vantagem, portanto, o reforço da justiça e da equidade nos salários desde que este reforço seja acompanhado por uma maior justiça na definição dos salários contratuais de base. Assim, além de reduzir globalmente as despesas, os clubes tendem a valorizar o mérito.

Têm o objetivo de incrementar o espírito de grupo

Os prémios de jogo têm a vantagem de incrementar o espírito de equipa, uma vez que normalmente são atribuídos de forma equitativa a todos os jogadores. Como os salários em geral são diferentes consoante o contrato individual de cada atleta, há sempre uma certa hierarquia no plantel; no entanto, se há prémios de jogo iguais para todos, a motivação para ganhar o desafio estende-se de forma igual a todo o plantel, reforçando o espírito de grupo.