A IMPORTÂNCIA DO MAPA NA LOCALIZAÇÃO PESSOAL,NO ENSINO DE GEOGRAFIA E COMO FONTE DE CONHENCIMENTO PARA COMPREENDER O MUNDO EM QUE VIVEMOS.

 

 

                                     Cleidiane Sousa Silva

                                      Prof. Claudiomiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Geografia (GED)-Cartografia

                                          27/05/09

RESUMO.

 

O ensino de geografia diante do contexto em que vive a sociedade mundial é desafiador os broblemas são extremamente complexos e de extensão local,regional e global tendo em vista tais mudanças o professor da área de geografia deve propiciar os alunos momentos de reflexões teóricas e praticas que levem ao desenvolvimento da cidadania plena.E de responsabilidade do professor de geografia instruir seus alunos a ler e interpretar corretamente ao mapas, não apenas como curiosidade, mas como instrumento para compreender a realidade seja ela, física, urbana e uma infinidade de temas que podem ser comunicados na forma de mapas cartográficas .

 

Palavras-chave:  Geografia, Mapas,Cartografia.

1.INTRODUÇÃO

 

A finalidade dos mapas é facilitar a orientação no espaço e aumentar nosso conhecimento sobre ele. Ou seja, os mapas nos permitem conhecer melhor certa área.

2.DESENVOLVIMENTO

 

A terra e formada por camadas ; a hidrosfera ,a atmosfera e a litosfera.Esta ultima camada mais rígida da terra divide-se em partes menores chamadas placa tectônica.

O movimento das placas tectônicas faz com que essas placas choquem umas nas outra, formando assim uma tensão nas bordas das placas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos . Segundo Alberto Veloso (2006).

 

A maioria dos terremotos resulta de processo geológico que tem seu clímax quando ondas sísmicas sacodem o chão após uma queda no terreno tal  processo pode tardar dezenas ou centenas de anos para se desenvolver ,sabemos também que os terremotos se repetem , eles costumam acontecer em locais onde ocorreram anteriormente . Não e impossível que tremores fortes tenham sacudido nosso pais no passado, e poderiam voltar acontecer nos dias atuais.

3. TREMORES DE TERRA NO BRASIL

 

             A pouca incidência de terremotos no Brasil e proveniente de sua localização no centro da placa sul-americana . justamente por isso , acreditou-se que nosso pais estivesse a salvo de terremotos mas a recente história sismografica brasileira nos mostra o contrario .segundo Ronaldo Decicino (2002).                                                                                                                                                                                                              

“Os terremotos que ocorrem em nosso pais decorrem da existência  de folhas (pequenas rachaduras) causadas pelo desgaste de placa tectônica ou são reflexos de terremotos com epicentro em outros paises da América  latina”.

3.1. FALHA GEOLÓGICA

 

O maior numero de falha geológica se concentra nas regiões sudeste e nordeste, seguidas pela região norte e centro-oeste.

A região sul apresenta o menor numero de folhas .Apartir da analise de mapas topográficos e geológicos verifica-se que o nordeste e a região que mais sofre com abalos sísmicos . O segundo ponto de maior índice de abalos sísmicos e no Brasil e no Acre.

Com auxilio do mapa neotectanico, no Brasil podemos ver que o estado de Minas Gerais e cortado por diversas falhas geológicas: BR24, 25, 26, 27, 28,29 e BR47. Chama-se a atenção a falha BR47, localizada no norte do estado e situada á margem esquerda do rio São Francisco, exatamente abaixo da cidade de Itacarambi em 9 de dezembro de 2007 , ocorreu um dos maiores tremores registrados do Brasil , este tremor de intensidade de 4,9 graus na escala Richter,não tem uma explicação definida ,mas e provável que o agente causado seja a falha geológica localizada a cinco quilômetros abaixo da superfície.

Em  2008 são Paulo foi atingido por um tremor de 5,2 graus na escala Richter ,o epicentro foi no mar a 215  km da costa do estado de são Paulo ,o fenômeno durou três segundos . Segundo o professor George Sand França.

O terremoto esta entre os sete maiores já registrados no Brasil, foi o que teve maior efeito na região de são Paulo. Antes desse o maior registrado ocorreu em 1922 na região de Mogi-Guaçu (172) km de são Paulo com 5,1 graus na escala Richter, com diferença de que neste o epicentro foi no continente. O maior terremoto documentado no pais ocorreu em 1955, de magnitude 6,6 na escala Richter em Porto dos Gaúchos .  

4. CONCLUÇÃO

 

Os terremotos sempre existiram e sempre irão existir. Não existe uma formula de conte-los, cabe a nos saber conviver e lidar com este fenômeno da natureza. Sabemos, por exemplo, que um terremoto pode causar: vibrações do solo, abertura de falhas deslizamento de terra tsunamis e ate a mudança na rotação da terra.

5.REFERÊNCIAS

VELOSO,Aberto .Qual o perigo de nossos terremotos? 2006 DECICINO, Roberto.regiões brasileiras e abalos sísmicos .2002

         

 

 

                                       

                                    

 

1-INTRODUÇÃO:

O tema escolhido foi Desmatamento na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica e a preservação de nossas Florestas.

2-DESENVOLVIMENTO:

 

        A equipe pesquisou em livros didáticos sobre o tema que seria abordado, na pratica fizemos cartazes mostrando as áreas desmatadas, mostramos uma reportagem do globo repórter, sobre a preservação das Florestas, distribuímos copias do mapa do Brasil e do Mato Grosso, mostrando as áreas intactas e desmatadas.

O objetivo desse trabalho e analisar as causas do desmatamento no Brasil, ler, interpretar e comparar representações cartográficas.

Os alunos mostraram-se muito interessados durante a aula explicativa, e ao assistir as imagens mostradas no documentário exibido, avaliamos o conhecimento dos alunos por meio questionário falando do assunto abordado nesta aula.

3-CONCLUÇÃO:

 

         Eu participei de todas as pesquisas feitas para elabora a aula, expliquei um pouco do assunto para os alunos, os ajudei a responder o questionário que nos alaboramos para testa o conhecimento deles.

Esta pratica contribuiu muito para a minha profissão, pois me ajudou a cresce como profissional. Para a escola em que foi realizada esta pratica educativa, foi importante porque e uma aula diferente, os alunos participaram e se mostraram muito interessados no assunto que foi abordado.