TEMA: Psicopedagogia
SUBTEMA: Jogos Coletivos também são instrutivos e eficientes no processo de aprendizagem
TÍTULO PROVISÓRIO: A Importância dos Jogos Coletivos no processo de aprendizagem dos alunos
PALAVRAS ? CHAVE: Jogos, cooperação, aprendizado e socialização.
NOME: Marcelo Henrique Pontes Vidal



JUSTIFICATIVA:

Os participantes dos jogos geram o aprendizado. Os jogos são baseados em conteúdos didáticos ou podem ter caráter mais livre que tenha como intuito apenas a diversão, a união, o respeito e a interação dos membros participantes/alunos.

Proporcionam à todos, a chance de colocarem suas habilidades em prática sem o risco de conseqüências danosas, pois tudo será apenas uma " brincadeira", uma diversão.
Justifica-se esse projeto porque observa-se que entre educadores pensar e falar sobre a relevância e a importância dos jogos coletivos no processo de aprendizagem ainda é um grande tabu.
O principal motivo da realização desse estudo ? projeto é comprovar a eficácia dos jogos coletivos no processo de aprendizagem dos alunos, algo que está totalmente voltado a prática psicopedagógica, claro. Com a utilização dessa prática vista por muitos educadores como "inútil e dispensável" no processo educacional, haverá uma contribuição à formação de atitudes sociais como, respeito, cooperação, interação, educação, sensibilização... Além de reforçarem o conteúdo didático das diversas disciplinas existentes no ambiente escolar.
Esse é um estudo de extrema importância para alunos, educadores e até mesmo pais, pois com a troca de experiências,práticas e múltiplos e diversos acontecimentos (positivos e negativo ) que surgirem ao longo da atividade, todos terão crescimento.


OBJETIVO
GERAL:

Demonstrar a contribuição que os jogos coletivos trazem aos alunos no ambiente escolar e analisando como podem ser inseridos em sala de aula, de modo eficaz e prazeroso para a aprendizagem dos estudantes.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Verificar se os professores sabem da importância dos jogos coletivos no desenvolvimento das crianças, ou seja, em seu processo de aprendizagem;
2) Verificar se os professores fazem uso dos jogos coletivos em sua prática; profissional em sala de aula, e se sim, como os mesmos desenvolvem com os alunos e em quais momentos.
3) Observar e analisar algumas aulas durante a aplicação de jogos coletivos, percebendo se esses estão possibilitando a construção do conhecimento, da criatividade e do pensamento reflexivo nos alunos, ou seja, seu processo de aprendizagem;
4) Realizar em panfleto incentivando a aplicação de jogos coletivos em sala de aula, a fim de despertar interesse nos Educadores e alunos.


REFERENCIAL TEÓRICO

Para o desenvolvimento da pesquisa aqui proposta, tomaremos como base o livro "Jogos, Dinâmicas e Vivências Grupais", de Albigenor e Rose Militão (2000). O objetivo do livro é ajudar e estimular a utilização de jogos coletivos em salas de aula e no ambiente escolar, além de dar dicas e ensinar técnicas eficazes para os professores de como moderar tais atividades, que jogos são mais adequados e quais os momentos que os mesmos são mais propícios.

Além de outras obras e livros utilizados para essa pesquisa, acho de extrema importância citar o livro "O desafio de saber ensinar", de Lúcia Moysés (1994). Este tem como foco questões comuns que rondam o ambiente escolar e todos que nele atuam, dando ênfase a vivência dos professores e alunos, como : Motivação, disciplina, conteúdo...
Encerrando esse leque de referenciais inicias, foi utilizado também o livro "A

Crise da Psicanálise. Freud, Marx e a Psicologia Social", de Frich Fromm (1977), que serviu para nortear e assegurar a parte "metal", de raciocínio e comportamental. Já que a os Jogos Coletivos e a Psicopedagogia trabalham não só com o corpo e as atitudes mas também com o racional e o emocional de alunos, educadores e mediadores,se tiver.


METODOLOGIA:

Esse estudo tem caráter analítico, informativo e qualitativo, visto que analisa a utilização de jogos coletivos no desenvolvimento dos alunos.
Apresenta uma fundamental pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, textos e artigos de diversos autores, além de claro, trabalho de campo.
Nesse sentido, os instrumentos de investigação que foram utilizados nesse início e outros que serão utilizados no desenrolar da pesquisa: questionário, para professores e alunos, desenvolvimento de jogos coletivos ministrados por um Psicopedagogo,
análise comportamental dos participantes (Professores e alunos) e bibliografia citada no Referencial Teórico.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MILITÃO, Rose. Jogos, Dinâmicas e Vivências Grupais. Rio de Janeiro, Qualitymark, 2000.
MOYSÉS, Lúcia. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas ? SP, Editora Papirus, 1994.
FROMM, Frich. A Crise da Psicanálise. Freud, Marx e a Psicologia Social. Rio de Janeiro, Zahar, 1977.