Artigo Científico dos alunos(a), Camila Gonçalves Wlinger, Camila Passig Martins, Luara Sales Resende, Priscila Fernanda Barbosa Gonçalves e Walerson Bonifácio do 4º Período do Curso de Ciências Contábeis Manhã do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC Minas BH.

INTRODUÇÃO

A educação é fundamental como fator de desenvolvimento do ser humano e da sociedade. Segundo Freire (2006, p. 69), “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados”. Em vista disso, torna-se essencial a integração de todas as ciências para o aprimoramento e enriquecimento da formação acadêmica de um profissional. 

Por isso, este artigo tem por objeto de estudo, “A importância dos diversos saberes á formação acadêmico-profissional de Contadores, Economistas e Administradores”, apresentando por meio da resenha crítica do livro “Os sete saberes necessários á educação do futuro” - aborda sete deficiências da educação que são ignorados, subestimados ou esquecidos nos programas educativos, de Edgar Morin; da Pesquisa Acadêmica e Reflexões Intergrupal sobre a influência que as demais ciências exercem na formação do profissional contábil.

O tema em questão justifica-se, a partir do momento em que o contador passou a exercer um papel de extrema importância dentro das organizações: a de gestores, sendo incumbidos pelas tomadas de decisões. Portanto, o contador contemporâneo necessita de uma visão ampla do cenário econômico mundial, sendo isto possível, através da busca do conhecimento em outras ciências, alheia á sua formação e de estar preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e a exigência crescem progressivamente.