Vivemos em uma época onde apenas conhecer algo não é o suficiente, hoje, precisamos ser especialistas dentro dos nossos ramos de atuação, caso contrário, o mercado não terá bons olhos para os nossos serviços prestados.

Além dos aspectos ligados as especializações, o mercado atual exige cursos obrigatórios para exercer várias funções diferentes, foi-se o tempo onde jornalistas atuavam como administradores, profissionais de TI como funcionários financeiros, isso tudo ocorreu graças ao crescimento do mercado nacional, aliado as fiscalizações empresariais e industriais.

Além disso, milhares de normas e cursos de especialização específicos foram implantados no decorrer do tempo, nesse artigo trataremos especialmente sobre as especializações dentro da norma NR-10.

As normas da NR (Norma Regulamentadora) estipulam que funcionários devem receber treinamentos específicos para atuar em várias áreas diferentes, bem como, as empresas devem obedecer às normas impostas para garantir a segurança de trabalho do funcionário.

A norma NR-10, especificamente, dispõe diretrizes básicas para a implementação de controles preventivos relacionados a segurança e saúde dos trabalhadores que diretamente ou indiretamente operam com instalações elétricas.

No âmbito do funcionário é essencial a utilização de equipamentos de segurança, como por exemplo, luvas de borracha, óculos de proteção e outros itens fundamentais para realizar as práticas profissionais da profissão.

Já as empresas que devem atender as normas estipuladas pela NR-10 devem adequar seus locais de trabalho com tapete isolante, estrados de borracha anti elétrico, quadros de força compatíveis com as normas, ou seja, a empresa deve fornecer para o trabalhador uma estrutura 100% adequada.

Hoje, os cursos de especialização na norma NR-10 são ministrados de forma presencial ou on-line, com duração de aproximadamente 40 horas curso.

Com o curso aprovado o profissional poderá atender determinações legais do ministério do trabalho, adquirir conhecimentos específicos para trabalhar com segurança e estará mais qualificado para o mercado de trabalho especializado que citamos no inicio do artigo.