Os contos de fadas exercem uma influência muito significativa na vida da criança porque, através da assimilação dos personagens elas se identificam e vivem um mundo de fantasias e dentro do seu mundo aprendem que é preciso lutar para vencer os obstáculos e assim saírem-se vitoriosas. A criança "vive" o drama ali apresentado de uma forma geralmente simples, como se elas fossem um dos personagens e estivessem representando e vivendo os conflitos ocorrido no texto. Percebem-se que há o bem e o mal, a inveja, e a intriga, o encontro e o desencontro etc. Observam-se que nos contos de fadas há um emaranhado de desfechos ora otimistas ora pessimistas para serem resolvidos.. Este método oferece à criança um meio dela se encontrar com o imaginário, e perceber que na vida há medos, desejos, frustações, ódios, e um lado amoroso gostoso de se sentir etc., é uma perspectiva concreta que desperta um aprendizado de forma intuitiva tornando-se muito mais abrangente no seu modo de imaginar o mundo. . Acredita-se que os contos de fadas têm uma influência relevante sobre a personalidade da criança na qual produzem efeito decisivo sobre o funcionamento do ser humano, tanto psíquico quanto fisiológico, de grande ajuda na superação de dificuldades na infância, até mesmo na vida adulta.
Uma criança é capaz de imaginar seu mundo e através do seu imaginário deixa transparecer que as mensagens deixadas pelas histórias nos traz grande significância, pois sempre predomina a vitória do bem sobre o mal. A criança, trará para o seu mundo real o que ela mais se identificou nas estórias e é por isso que tão comumente vemos elas nos pedirem que repitam a mesma estória inúmeras vezes, repetidamente para que associem o desfecho final onde suas angústias finalmente serão resolvidas, pois conhecendo o final da estórias ela percebe se houve uma confirmação do conteúdo que processara em sua mente. E só assim deixará de solicitar aquela história, pois já obtera as respostas esperadas para seus anseios desejados.
Outra função importante dos contos de fadas é ensinar a criança a importãncia do saber ouvir, e empregar o sentido da história na sua vida real., pois a vida infantil precisa cumprir cada etapa do seu desenvolvimento psíquico para melhor equilibrar o seu eu.
A prática do contar história de contos de fadas deve-se começar desde os primeiros anos de vida da criança, pais lendo ou contando para os filhos, Avós para os netos, professores contando para os alunos, etc.
A estória ao ser contada, deve ser estimulada assim a atividade ficará mais fácil para as crianças exporem suas angústias, suas ansiedades, seus mesdos. A pessoa que esta contando deve deixá-las se exporem livremente, pois ao comentarem a estória, deixam fluir seus sentimentos, vivenciando ascenas e assimilande relação ao meio em que vive, utilizando os personagens ou uma situação como forma apoio. O importante é não levá-las a um constrangimento em espécie de censura, pois o que importa é ensinar às crianças distiguirem o certo do errado, o real do irreal em relação a estória contada.
Todos nós temos um tempo próprio em diversas fases, por exemplo, o despertar para a vida e o amadurecer nos traz ansiedades oriundas, sobre pressões e cobranças, tudo isto de acordo com a sociedade moderna que exerce nos indivíduos e até mesmo sobre as crianças. Nada preso ao imainário e sim ao mundo real.
Concluindo deixo descrito que os contos de fadas nada mais é que um recurso benéfico que passam às crianças a mensagem do que é a vida e o inevitável que nos depararamos junto as dificuldades, mais que é preciso lutar com firmeza, para vencermos os obstáculos da vida real e assim alcançarmos vitória.



Referências Bibliográficas:

VON FRANZ, Marie-Louise ? A Individuação nos Contos de Fadas. Edit. Paulus, São Paulo, 1980
BETTELHEIM, Bruno ? A Psicanálise dos Contos de Fadas. Edit. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1980.