"Os pais devem saber que o brinquedo para os bebês nesta fase da vida é muito importante para a ??atividade lúdica" a qual é o ato de brincar. Segundo Pagnocelli ett ali (1980, p. 48) "não é só o ser humano que brinca durante a sua infância, muitas pesquisas foram feitas sobre o brinquedo, com resultados interessantes. Constatou-se que os filhotes de animais diferem quanto ao modo é a duração do tempo de brincar e que os mais inteligentes e adaptáveis são os que mais brincam quando pequenos. Os animais das espécies inferiores, com instintos fixos, não brincam.
Compreende-se que a brincadeira faz parte da vida das pessoas, e que se for bem trabalhada na infância, contribuirá positivamente para o desenvolvimento das crianças de forma plena. Assim, se certos animais buscam pelo próprio instinto "brincarem", quanto mais o ser humano com todo seu potencial intelectual, psicológico e social.
O período de infância mais longo é o da espécie humana, onde o homem tem o privilégio de "brincar" mais. Em comparação com os outros animais, ele é o único que evolui socialmente e consegue estabilidade emocional. O brinquedo para a criança é tão importante quanto o trabalho para o adulto. Ele é mais de que uma forma de divertimento, é "um meio de compreensão e relacionamento com o ambiente".
O brinquedo evolui através da Infância, de acordo com o crescimento. Cada etapa do seu desenvolvimento tem o seu próprio brinquedo característico, que traduz a situação física e psicológica infantil.
De acordo com Pagnocelli et alii (1980, p.53) esse primeiro estágio está relacionado com a amamentação e parece propiciar uma diferenciação cada vez mais nítida da criancinha. Por exemplo: ela, brincando, olha-as e sente-as como suas; ao brincar com o seio da mãe, ela toca em algo macio, morninho e lentamente vai percebendo a diferença entre tocar e ser tocada, entre segurar algo e ser por alguém segurada.
Conforme Pagnocelli, et alii (1980, p.55) a atividade Lúdica da criança se resume em brincar com o seu próprio corpo e os objetos que entram em contato direto com ele (chupeta, babeiro, vestes, lençóis ...) onde os pais e as pessoas que os rodeiam sempre os distraem. O primeiro objeto de brinquedo para o bebê é o seu próprio corpo e o corpo da mãe. Onde o prazer é obtido através do contato da boca com os objetos.
O brinquedo com já vem sido dito vai conforme a idade, os pais devem prestar atenção nas escolhas desses brinquedos, pois dependendo da idade da criança poderá provocar riscos para a sua saúde e bem estar. De três a seis meses e recomendado objetos pequenos, macios e arredondados, que eles possam pegar e colocar na boca, principalmente bichinhos de borracha que podem servir como mordedores, chocalhos ou outros objetos que façam ruídos.
Do sexto ao oitavo mês o bebê já poderá sentar-se e brincar com objetos de encaixe para treinar a sua coordenação motora, através de brincadeiras. Quando completar um ano de idade há um ano na fase em que o bebê começa a engatinhar, é recomendável brinquedo como caixas onde ele possa entrar e sair; brincar na areia e com água.
Por volta de 1 a 2 anos a criança já estará preparada para brincar de bola com o auxilio dos pais, bichinhos de pelúcia, massa de modelar para elas nesta fase e de fundamental importância.