A importância do Trabalho em Equipe na qualidade da Educação Infantil. 

                         Desempenhar trabalho em equipe é tarefa que muitos almejam, porém, poucos conseguem:

                         O termo “equipe” significa grupo, reunião ou agrupamento de pessoas destinadas a realizar uma, ou várias atividades visando o bem e a satisfação da coletividade.

                         A atividade laboral em equipe já vem sendo, há muito tempo, estudada por especialistas que, de forma satisfatória, apontam para resultados extraordinários, seja para o grupo norteador dos trabalhos ou, para quem absorve, recebe, é destinatário destas atividades.

                         No campo profissional, em qualquer segmento a ser desempenhado, o trabalho em equipe tem papel muito importante, haja vista que os resultados são promissores, melhorando também as relações afetivas e pessoais entre os componentes, criando um clima harmônico que transcende todas as barreiras do individualismo, carreando para outros setores, um contágio emocional, cativante e motivador de paz e equilíbrio coletivo.

                        Alguns setores profissionais tendem a necessitar de forma contínua e permanente de trabalhar em equipe, sendo que, tal tendência, real e suscetível de adequação, deverá ser vista e praticada em equipe, por parte dos profissionais que militam na área que lhes for reservada por Lei ou por opção profissional.

                       Assim, partindo do pressuposto de que o trabalho em equipe gera resultados satisfatórios, analisemos, como ícone precursor deste tema, a educação infantil, em especial, nos primeiros passos do “pequeno ser” com personalidade em formação.

                      Nesta esteira de raciocínio, desenvolver o trabalho em equipe, no âmbito do campo profissional que desempenham, de fundamental importância, esta atividade norteadora de conhecimento, ensinamentos e descobertas de coisas novas aos “pequenos” nos primeiros passos, torna-se parte de um processo de aprendizagem eficaz, criativo, transparente e, sobretudo, suscetível de produzir resultados coerentes e ajustados à realidade social e compatível na preparação formação e aperfeiçoamento do caminho a trilhar pelas crianças na educação infantil.

                           Cogitar, preparar, pensar e agir dentro de uma perspectiva lógica, coerente e visionária de um espírito de equipe aguerrido e comprometido com o sucesso profissional, emocional e pessoal serão sem duvida, os caminhos sensatos que os profissionais, operadores em qualquer segmento profissional deverão trilhar na direção de um futuro melhor.

                         Na educação infantil, em especial nos primeiros passos, trabalhar em equipe significa também, priorizar para o que de mais importante se apresenta no educador, ou seja, a certeza de que, ao realizar tarefas em equipe visando sempre o melhor para os “pequenos”, estão contribuindo assim, de forma harmônica, alegre e inteligente na formação de pensadores e futuros lideres desse País.    

                                                                   Daiane da Silva da Rosa

                                                                   Geane Lúcia Quinot

                                                                   Ilhane Terezinha Giotti