Como vimos no artigo anterior, o Trava Quedas é um importante Equipamento de Proteção Individual indicado e obrigatório para trabalhos em que o profissional fica a uma distância considerável do solo. Da mesma forma, o Talabarte também é um EPI que configura entre os principais itens de segurança em indústrias como a construção civil, portuária, logística, obras de infraestrutura, entre outras.

A composição do Talabarte:

Há diversos tipos de Talabarte no mercado. Você poderá encontrar uma boa parte deles em formato “Y”. Ele também pode ser produzido a partir de couro, nylon e outros tecidos sintéticos.

Na hora de escolher um Talabarte, é fundamental se certificar qual é o mais ideal para o tipo de construção em que o trabalhador irá exercer sua função. Consulte com um especialista se há a necessidade de um sistema de absorção de impacto.

Cuidados na hora de comprar um Talabarte:

Assim como os outros Equipamentos de Proteção Individual, o Talabarte também deve possuir um Certificado de Aprovação. O CA, como é mais conhecido, é um laudo entregue pelo Ministério do Trabalho às fabricantes que têm seus produtos aprovados em todos os testes de segurança.

Quando o EPI possui o CA, o empregador estará agindo dentro da legislação e fornecendo um equipamento de alta qualidade a sua equipe.

Como apoiar uma equipe ao uso correto do Talabarte:

Da mesma forma que o Trava Quedas, o Talabarte acaba exigindo um período de adaptação. É importante que todos os funcionários recebam um treinamento e passem por testes práticos em solo. Dessa forma, diminuem-se os riscos e é gerado um ambiente muito mais seguro para todos, contribuindo para o aumento da produtividade quantitativa e qualitativa de uma obra.

Fonte: www.angare.com