A IMPORTÂNCIA DO SENTIDO CONCEITUAL DE SUSTENTÁBILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO  

Acredita-se que com o despertar de alguma motivação, especialmente no sentido lúdico, dirigido aos alunos em idade suficiente para entender os meios pelos quais o conceito de desenvolvimento sustentável se aplica no cotidiano de suas relações, poderá este trabalho, contribuir para o presente e futuro das novas gerações, desenvolvendo consciência crítica em idade suficiente, para sistematizar e sedimentar esclarecimentos, que fortaleçam o comprometimento do menor ao engajamento de atitudes responsáveis, no avançar da idade. Com esta iniciativa, poderão os alunos também reforçar nas famílias, a necessidade educativa de aplicar estes conceitos, de maneira a promover no âmbito de suas relações ações qe favoreçam a aplicabilidade do conceito em questão, bem como manifestar o espírito de engajamento ao ideais humanitários.   


1. INTRODUÇÃO

A tarefa defendida pelo autor neste modesto trabalho de pesquisa bibliográfica limita-se a transcrever o sentido conceitual de sustentabilidade pesquisado em algumas distintas fontes de pesquisa, estabelecendo relação de relevância do termo na formação cidadã de crianças. O artigo focaliza a apresentação e considerações sobre o conceito de sustentabilidade, explicação de noções sobre o termo na formação da criança, o compromisso humanitário com relação ao tema tratado, exposição de alguns instrumentos legais sobre a importância da educação ambiental e experiências interdisciplinares de efeito educativo em âmbito global e local.


2. Apresentação e considerações sobre o conceito de sustentabilidade

Primeiramente o autor recorre as fontes bibliográficas apresentando alguns conceitos pré-selecionados no intuito de promover o entendimento dos mesmos. O desenvolvimento sustentável é um modelo socioeconômico e ambiental que está diretamente relacionado com o crescimento da economia de uma forma que garanta a inclusão social e a proteção do meio ambiente, de modo que as necessidades da geração atual possam ser supridas sem que sejam comprometidas as das gerações futuras.1 Já o termo ecodesenvolvimento foi criado em 1972 na Suécia, na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para se referir ao equilíbrio entre o crescimento econômico acelerado e a diminuição da degradação do meio ambiente. Este termo antecedeu a expressão desenvolvimento sustentável, empregado por Ihnacy Sachs, segndo o qual, o processo criativo de transformação do meio com ajuda de técnicas ecologicamente prudentes concebidas em função das potencialidades deste meio, impedem o desperdício inconsiderado dos recursos, e cuidados para que estes sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais (ATISANO, 2009, p.2).
Ignacy Sachs (1927) nascido em Varsóvia, Polônia, viveu no Brasil entre 1941 e 1954, quando se refugiou da Segunda Guerra Mundial. Neste período estudou Economia na Faculdade de Ciências Econômicas e Políticas do Rio de Janeiro.
Retornou a Varsóvia e viajou para a Índia, onde obteve o doutorado na Escola de Economia da Universidade de Délhi. Em 1968 foi convidado a participar da Ecoule de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), criando em 1985 o Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo, no qual é diretor até hoje. Contribuiu fortemente para a
1 Protocolo de Kyoto. Disponível em: < http://protocolo-de-kyoto.info/desenvolvimento-sustentavel.html. >
Acesso em 31.05.2016.
3 realização da Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, mais conhecida como ECO-92 (ATISANO, 2009, p.2-3).


3. Incutindo noções sobre o termo na formação da criança

O desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).2 Tem-se que a sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
3 Assim sendo, uma criança poderá entender que através de suas ações, tais como fechar uma torneira, economizar água durante o banho, sujar menos roupas, poderia estar contribuindo para o desenvolvimento sustentável, muito embora seja este um compromisso da educação, tanto familiar como escolar.
2Desenvolvimento sustentavel Disponível em:
<http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/desenvolvimento_sustentavel.htm,> Acesso em: 1 jun. de 2016.
.Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm. 
Acesso em: 1 jun. de 2016.
4 Nas discussões voltadas para o tema sempre são ressaltados assuntos como mudanças de hábitos no consumo, economia, etc. Fazendo o uso de uma economia verde, ou seja, utilizar os recursos naturais de uma forma racional e equilibrada emitindo poucas quantidades de gases poluentes para a atmosfera e conservando o meio ambiente. Com isso, são utilizadas novas tecnologias que contribuam com esse conceito: trocas de aparelhos eletrodomésticos que consomem muita energia, substituição das matrizes energéticas por fontes renováveis como a energia solar, eólica, etc., consumo de água de uma maneira responsável. Sem essas mudanças nos hábitos de consumo, as mudanças climáticas irão aumentar. As nações que mais sofrerão as consequências serão a dos países pobres, por não terem recursos para se adaptar. No ano 2000, a ONU criou as oito maneiras de mudar o mundo com meta de alcance até 2015: 1. Combater a fome e a miséria; 2.Garantir que todos tenham uma educação de qualidade; 3.Garantir a igualdade entre os sexos e valorizar a mulher;
4.Diminuir a mortalidade de crianças; 5.Garantir melhor saúde as gestantes; 6.Lutar contra a AIDS, a Malária e outras doenças; 7.Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente; 8.Garantir que todos contribuam com o desenvolvimento.
Para que esse desenvolvimento exista é preciso que haja uma mudança de consciência: entender que recursos naturais são limitados e que é preciso haver planejamento, enquanto tomada antecipada de decisões.
A despeito dos riscos ambientais, a ação dos países industrializados foi a de defender a flexibilização do Protocolo de Kyoto, com a introdução dos dispositivos que permitiram a comercialização de licenças e cotas de emissão de gases poluentes entre os países.
Por intermédio deste mecanismo, os países passam a comprar e vender o direito de poluir (ATISANO, 2009 p. 04, Apud SCOTTO; CARVALHO; GUIMARÃES, 2007, p.45).
Bastante importante advertir os alunos sobre a possibilidade de controle de produtos, cujas empresas tenham o compromisso com o desenvolvimento sustentavel, atraves de medidas simples, como a conferencia das embalagens, assim como incentivar e sugerir entre eles a pratica de atitudes assertivas. Os 3 Rs são 5 uma constante entre aqueles que optaram pelo desenvolvimento sustentável, principalmente no que se refere ao meio ambiente. A proposta é reduzir, reaproveitar e reciclar. A redução ocorre quando substituímos as sacolas plásticas dos supermercados pelas sacolas retornáveis, evitando a produção e o descarte do plástico. Já o reaproveitamento acontece quando separamos o óleo de cozinha usado e o depositamos nos lugares destinados a isto. Este óleo usado será empregado na produção de sabão e outros produtos. E, por fim a reciclagem, na qual ocorre a transformação do material usado, em novas mercadorias. (ATISANO, 2009, p.5).
Existem varias formas de empregar os 3 Rs no dia-a-dia: Aproveitar integralmente alimentos como talos, folhas, sementes e cascas; desenvolver o costume de comprar somente o que for necessário; Evitar o uso de material descartável com frequência, como pratos, garfos, copos, talheres, latas, entre outros. Evitar produtos com excesso de embalagens, ou seja, reutilizáveis; Usar sacola permanente para acondicionar compras de supermercado para casa; Reutilizar sacos plásticos ou de papel como sacos de lixo; Não imprimir e-mails desnecessários; Revisar textos na tela do computador antes de imprimir; Utilizar os dois lados da folha para escrever, imprimir ou fazer rascunho; Procurar locais adequados para descartar baterias de celular, lâmpadas, restos de tinta ou produtos químicos; Cobrar das prefeituras a criação de cooperativas e associações de catadores de material reciclável; Fazer coleta seletiva;
Fazer doações de roupas e objetos que não tem mais utilidade; Optar pelo concerto de objetos em vez de substitui-los por outros; Fazer cursos de artesanato que reaproveitem materiais para confeccionar novos produtos. (ATISANO, 2009, p.5).

[...]