A escola é um espaço de formação democrático, onde sonhos se constroem, formando cidadãos para o mundo. É neste ambiente que sonhos podem virar realidade, que pensamentos podem virar poesias, que vidas podem ser transformadas. Quando pensamos na escola como um ambiente dinâmico que está sempre em movimento, pensamos também em seus atores sociais que fazem dela sua segunda casa.

 O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento fundamental construído coletivamente com toda a comunidade escolar, de vital importância para a construção pedagógica da escola. Esse documento é a identidade da escola, nele se reconhece a missão, a visão, as crenças, os valores e seus objetivos.

Certamente, a forma como se estrutura, se organiza, se planeja, se elabora os projetos, tudo isso e muito mais, devem partir do diálogo com toda a comunidade escolar, afinal de contas, de que adiantaria elaborar um lindo documento construído por uma única pessoa, se ele não refletir as opiniões de todos os interessados neste processo. Quando a escola assume o compromisso com sua comunidade, respeita o interesse e as necessidades da mesma, cumprindo sua responsabilidade social, promovendo o debate democrático, discutindo melhorias, diagnosticando conflitos e propondo soluções a curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, a participação coletiva constitui um dos componentes indispensáveis da gestão, principalmente na construção do projeto político pedagógico como proposta global da prática educativa da escola, porém, na maioria das escolas o que ocorre é a não-participação. Esta deve ser analisada e trabalhada para que a efetiva participação de pais, alunos, professores, gestores e funcionários ocorram.  O Conselho Escolar tem papel decisivo na democratização da educação e da escola. Ele é um importante espaço no processo de democratização porque reúne diretores, professores, coordenadores, funcionários, pais, alunos e outros representantes da comunidade para discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola, que deve ser visto, debatido e analisado dentro do contexto social em que vivemos.