Os avanços na tecnologia da informação, nos materiais e nas comunicações estão revolucionando muitas empresas e criando novas formas organizacionais. Estamos vendo algumas novas alternativas às formas tradicionais e matriciais. Cada vez mais ouvimos falar das empresas "sem fronteiras", "modulares" e "virtuais" (NICHOLSON-2001)
A globalização impõe as empresas uma necessidade de adaptação as variáveis do mercado. Um ponto importante que as microempresas não podem deixar de estar avaliando a cada momento. Isto requer um investimento continuo em tecnologias de sistemas gerenciais e de informações.
Com a concorrência cada vez mais acirrada a sobrevida de uma pequena ou media empresa esta intrinsecamente ligada à necessidade da analise destes fatores: globalização e tecnologia da informação. Para a criação de um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo e restrito que tem determinado o falecimento de muitas microempresas.
A TI pode contribuir com redução de custos, ganhos de produtividade, prospecção de novos mercados, facilidade de relacionamento com clientes e fornecedores, conhecimento do mercado de atuação e da conjuntura econômica, dentre outros fatores imprescindíveis a qualquer empresa que busque uma maior participação e consolidação no mercado local ou global.
Contudo, há a heterogeneidade das MPEs distribuídas nas várias regiões do país, onde alguns fatores relacionados à qualificação, gestão, acesso a crédito e a novas tecnologias podem reduzir a competitividade de parte dessas empresas. (SEBRAE-2009).
Os profissionais de logística a cada dia têm sido desafiados a encontrar soluções práticas, rápidas e eficientes para gerir as organizações frente aos desafios impostos pela globalização.
Neste cenário o papel do gestor de logística das micro e pequenas empresas ainda se tornam mais desafiadores, diante das concorrências de outras tantas microempresas, que oferecem produtos e serviços similares. Surge a necessidade de criarem diferenciais tanto na aquisição de materiais primas, na produção dos produtos e principalmente uma maior agilidade nos serviços de entrega.
Os três setores que formam o mercado: a indústria, o comercio e o setor de serviços. Encontram diferentes situações de concorrências são: concorrência monopolista (ou monopolistica) situação em que o mercado tem muitos compradores e vendedores e os produtos oferecidos são diferenciados; a concorrência pura (ou perfeita) que se parece com a concorrência monopolistica exceto pela oferta de produtos homogêneos; oligopólio onde existem poucos vendedores comercializando produtos ou serviços para muitos compradores, este método de concorrência costuma fazer investimentos altíssimos em propagandas e promoções, bem como em desenvolvimento e pesquisa (CAVAGHARI-2008);
Ainda existe o monopólio onde um vendedor oferece produtos para muitos compradores; monopólio natural onde um vendedor e muitos compradores num mercado onde caberia não mais que um fornecedor; monopsônio onde existem vários vendedores para apenas um comprador.
Estes tipos de concorrências esta diretamente ligada no falecimento de diversas MPEs. E o conhecimento destes fatores de mercado é imprescindível ao gestor de logística, uma vez que as decisões deverão ser tomadas visando justamente a adequação dentro deste cenário totalmente competitivo no qual as MPEs estão inseridas.
Surge ai a importância do profissional de logística neste cenário imposto pela globalização, que tem aproximado mercado e tem despejado produtos e serviços homogêneos ou não em um mercado cada vez mais saturado e com clientes extremamente exigentes.
Cabe ao gestor de logística desenvolver parcerias com seus fornecedores de produtos ou serviços a fim de receberem os produtos com prazos definidos, otimizando assim a produção, negociar descontos, cuidar não apenas do resultado final do produto que é a venda, mas buscar desenvolver mecanismo de agilidade na produção e entrega de tais produtos, sem se descuidar de um fator primordial e que por muitas MPES às vezes é negligenciado que é a pós-venda.
É de fundamental importância que o profissional de logística tenha conhecimentos administrativos, para criar elementos motivacionais dentro das MPEs para que as pessoas envolvidas sejam um fator diferencial para o sucesso das ações implantadas. Se não houver um comprometimento das pessoas envolvidas em toda a cadeia de produção, venda e entrega de nada valerá todo investimento em tecnologias e ate mesmo o melhor plano logístico não surtirá efeito, se as pessoas envolvidas não estiverem comprometidas em fazer o sucesso e a sobrevida de uma microempresa acontecer.
O investimento em um setor de logística dentro de uma MPE, e fundamental para a não mortalidade da mesma., investir em tecnologias e profissionais capacitados é uma das formas de manter a sobrevida das Mpes, neste mercado globalizado de concorrência acirrada e não rara as vezes desleal.
Não se devem encarar investimentos nesta área como custo, muito pelo contrario, mas como um diferencial para manter a sustentabilidade de uma microempresa.
O mercado ficará cada vez mais restrito á empresas que invistam em tecnologias não só para o desenvolvimento de seus produtos, bem como a venda, distribuição e pós-venda. Por isto estes investimentos tendem a criar benefícios para as MPEs tais como: produtos competitivos, fortalecimento da sua marca ou serviço perante os consumidores, lucros com maior agilidade nas entregas e menor perca de tempo, sem contar com o maior dos benefícios, que é a satisfação final de seus clientes e parceiros comerciais.