Ergonomía.

A Importãncia do Profissional de Educação Física na Ergonomia e Aplicação das Aulas de Ginástica Laboral nas Empresas 2

 

Introdução

 

As grandes disputas de caráter esportivo da atualidade são sem dúvida um acontecimento espetacular. Não somente as importantes olimpíadas e o Campeonato Mundial organizado pela FIFA, mas um maior número de disputas esportivas (algumas delas, de circuito jurídico totalmente nacional, como as competições da NBA chegando a ter uma audiência extraordinária. Em quase todas as nações da terra, milhares de indivíduos dividem os símbolos desta importante e sempre em evidência empresa de diversão. Segundo Augustin (1995:3), observa-se a união de uma magnífica to planeta, espalhando-se pelas metrópoles e campo, agindo com intensidade cultural. Os esportes são, portanto, um componente fundamental e moderno, entendemos que é fundamental podendo ter uma melhor aceitação, como um item da organização moderna, pesquisadores especialistas na área desportiva indagam: Por que a sociedade atual confronta habilidades corporais nas quais conhecemos como desporto?. Esclarece-se e julga-se o desporto atual a partir de pesquisas que explicam ligações com a regularidade ascendente: as mudanças ocorridas, nos séculos passados, dos jogos populares para estas formas de competições de desempenho que denominamos esporte. Uma curta recapitulação do caminho do corpo e de suas atitudes no ocidente se faz necessário neste momento. Esse trabalho objetiva compartilhar com os interessados os a experiência e o conhecimento acumulados nos vários anos de experiência profissional como pesquisador, professor e também como gestor responsável pela implantação e manutenção de programa de qualidade de vida em empresas do estado do Ceará – Brasil. Valorizo esta obra pela abordagem de assuntos relacionados à área de ginástica laboral, sua classificação levando-se em conta alguns fatores e a adesão pelos funcionários e empresários proprietários de empresas de pequeno a grande porte.

A Importãncia do Profissional de Educação Física na Ergonomia e Aplicação das Aulas de Ginástica Laboral nas Empresas 3

Abordam-se temas envolvendo o crescimento industrial e suas conseqüências sobre o sedentarismo e seqüelas adquiridas nas empresas. A meta final de qualquer programa de atividade física é a melhoria do bem-estar do praticante. Para que possamos obter um êxito mais significante, o planejamento é fundamental e deve conter um objetivo claro e bem definido. O planejamento de um programa para empresa exige conhecimento, capacidade e habilidade para geri-la. As metas terão que ser traçadas de acordo com o objetivo alcançado. Devemos esclarecer que a ginástica laboral não é a solução de todos os problemas adquiridos em vários na empresa, dentre as quais destaca-se a desorganização funcional, espaços ou áreas sem adequações.A função abrangente, é função do Professor de Educação Física devendo possuir conhecimentos acerca de ergonomia, podendo dessa forma apontar falhas nas empresas e ter sua contribuição mais positiva na realização dos atividades nas empresas.

Neste sentido, o trabalho foi realizado por assuntos importantes como: história e a real importância da Ginástica Laboral no programa de qualidade de vida, lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, alguns testes para perceber e avaliar os resultados do programa, fatores necessários para a elaboração de uma proposta e execução do programa. Os esportes são, portanto, um componente fundamental e moderno entendeu que é em um contexto histórico que pode ser melhor compreendido, um dos maiores pesquisadores do crescimento do esporte esportivo na era moderna, lançou uma indagação fundamental: que espécie de sociedade é esta onde muita pessoa faz do seu tempo na participação de confrontos regulados de habilidades corporais a que se conhece como desporto? E foi em busca da resposta na sociedade, na enorme diversificação da moral, comportamentos a qual foi denominado "processo civilizacional". Esclarece-se e julga-se o desporto atual a partir de estudos que explicar sua coligação com a ordem ordinária ascendente: as mudanças ocorridas, nos séculos passados, dos jogos populares para

A Importãncia do Profissional de Educação Física na Ergonomia e Aplicação das Aulas de Ginástica Laboral nas Empresas 4

estas formas de competições de desempenho que denominamos esporte. Uma curta recapitulação do caminho do corpo e de suas atitudes no ocidente se faz necessário neste momento.

Esse trabalho visa compartilhar com os leitores os conhecimentos adquiridos em vários anos de experiência profissional como pesquisador, professor e também como gestor responsável por implantar e executar o programa de qualidade de vida em empresas do estado do Ceará – Brasil.

Valorizo esta obra pela abordagem de assuntos relacionados à área de ginástica laboral, sua classificação levando-se em conta alguns fatores e sua implantação em empresas de grande, médio e pequeno porte. Além disso, mostram-se uns assuntos relacionados à revolução industrial e suas conseqüências sobre o sedentarismo e as patologias adquiridas nas empresas.

A meta final de qualquer programa de atividade física é a melhoria do bem-estar do praticante. Para que possamos obter um êxito mais significante, o planejamento é fundamental e deve conter um objetivo claro e bem definido.

O planejamento de um programa para empresa exige conhecimento, capacidade e habilidade para geri-la. As metas terão que ser traçadas de acordo com o objetivo alcançado. Devemos esclarecer que a ginástica laboral não é a solução de todos os problemas adquiridos em vários na empresa, como a má organização do trabalho, estresse, posto inadequado de trabalho, entre outros.O trabalho macro, deve se fazer presente, visto que o Profissional de Educação Física também possua conhecimento de Ergonomia, a fim de detectar as possíveis falhas contidas nas empresas para que possa ser elaborado com maior precisão o programa de atividade física.Neste sentido, o trabalho foi realizado por assuntos importantes como: história e o verdadeiro sentido da Ginástica Laboral na promoção de saúde, lesões por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, alguns testes para perceber e avaliar os resultados do programa, fatores necessários para a elaboração de uma proposta e execução do programa.