O uso das ferramentas de informática na Educação à Distância é indispensável. Para acessar o AVA, para fazer atividades online e diversas práticas através do uso do microcomputador e da internet, que é parte integrante da EAD. E o conhecimento da informática acaba sendo um “pré-requisito” na EAD, cuja prática pode ser adquirida ao longo do curso com o uso do AVA e com a interação com a turma.

Mas para o aluno, trabalhar somente com este ambiente colaborativo de aprendizagem não é o suficiente. Experiências vividas e relatos de alunos comprovam que as pessoas não gostam de depender da ajuda do outro e preferem aprender as ferramentas com um professor de informática. Os alunos de informática em geral vêm para o curso para ganhar autonomia no uso do computador. Muitos declararam que não gostam de pedir ajuda aos filhos, aos netos, aos vizinhos, enfim, querem e preferem ter mais independência para realizarem os seus próprios trabalhos no computador.

As primeiras dúvidas que surgem são sobre o uso da Internet. Ter o próprio e-mail para interagir com o mundo digital, acessar aos sites, pesquisar, atualmente acaba sendo uma necessidade. Estes alunos estão buscando evoluir e para que isto ocorra é necessário todo este processo, que podemos chamar de processo de atualização.

Quando falamos em atualização para leigos ou usuários muito básicos de informática, estamos falando sim, de inclusão digital. Muitas pessoas ainda não têm acesso, ou estão pensando em comprar um computador, pois ainda não tiveram condições. E enquanto isso aguardam, para depois aprenderem. O que é atitude errada. Ninguém é obrigado a ter um computador. E se não tem, o local de acesso é na escola, no curso. Enfim, temos que reconhecer essas possibilidades e abraçá-las. Pois é onde há mais necessidade de aprender é onde temos mais necessidades de atuar.  Não que o aluno que já tenha computador em casa saiba tudo, mas o aluno que não tem, precisa de uma atenção maior pelo nível de dificuldade e pela simples falta de acesso.

A inclusão digital hoje é imprescindível, pois todos os meios de comunicação se voltam para a internet. E as pessoas têm esta necessidade nata de interagir, de aprender, de se incluir e de participar do processo de evolução tecnológica.

Ainda bem que temos instituições que pensam nisso, que estão sensíveis a todo este novo processo de ensino e uma nova maneira de aprendizado. E proporcionam aos seus alunos este novo formato de escola e conseguem atender às necessidades imediatas e futuras dos alunos.