A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM.

Joanita Rodrigues de Sousa Miranda*

RESUMO

O presente trabalho visa apresentar de forma dinâmica e contextualizada a importância do Projeto Político Pedagógico como instrumento orientador do Processo Ensino Aprendizagem. Propõe-se aqui uma discussão dialógica e reflexiva, pois será abordado como deve ser feita a construção do Projeto Político Pedagógico de uma instituição de ensino.Portanto, articular e construir espaços participativos, produzir no coletivo um projeto que diga não apenas o que a escola é hoje, mas também aponte para o que pretende ser, e para isso é necessário método, organização e sistematização.

Palavras-chave:Projeto Político Pedagógico, Ensino, Aprendizagem 

INTRODUÇÃO

Compreender o Projeto Político Pedagógico como instrumento orientador do Processo Ensino Aprendizagem é acima de tudo valorizar a escola como entidade que busca a qualificação significativa de todos aqueles que estão envolvidos no processo educacional. Sendo assim, sua construção e elaboração requer, para ser expressão viva de um projeto coletivo, a participação de todos que compõem a comunidade escolar e local.

Objetivou-se então contextualizar o Projeto Político Pedagógico como eixo norteador de todo fazer pedagógico da escola, especialmente no tocante à avaliação da aprendizagem

Na questão do processo de ensino-aprendizagem será visualizado que se encontra na resposta em que este dá à apropriação do conhecimento, ao desenvolvimento intelectual e físico do estudante, à formação de sentimentos, qualidades e valores, que alcancem os objetivos gerais e específicos propostos em cada nível de ensino de diferentes instituições, conduzindo a uma posição transformadora, que promova as ações coletivas, a solidariedade e o viver em comunidade. A concepção de que o processo de ensino-aprendizagem é uma unidade dialética entre a instrução e a educação está associada à idéia de que igual característica existe entre ensinar e aprender. Esta relação nos direciona a uma concepção de que o processo de ensino-aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente inter-relacionados e de modo especial ao Projeto Político Pedagógico da instituição

O que é o Projeto Político Pedagógico - PPP

O Projeto Político Pedagógico define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir e é pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Historicamente falando, com a instituição do Projeto Pedagógico, na Constituição de 1988, a realidade local passou a funcionar como "chave de entrada" para a abordagem de temas e conteúdos propostos no currículo - justamente por serem relevantes na atualidade. O plano, por outro lado, deve prever que a escola conecte seus alunos com as discussões globais, reencontrando sua importância cultural na comunidade. 

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um Projeto Político Pedagógico. O documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na Unidade Escolar e qual formação querem para quem ali estuda.  Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Quando todos enxergam de forma clara qual é o foco de trabalho da instituição e participam de seu processo de determinação, viram verdadeiros parceiros da gestão. O processo de elaboração e implantação do projeto pedagógico é complexo e dúvidas sempre aparecem no caminho.

[...]