Empresas querem vender. E vender. E vender ainda mais. Naturalmente, pois é assim que se gera o lucro e o salário de todos pode ser pago mensalmente. Obviamente, não é tão fácil, pois tal procedimento exige muita dedicação e planejamento, tendo etapas como o relacionamento com os fornecedores, o treinamento e motivação dos colaboradores, a posse de um bom produto, a fidelização de um consumidor satisfeito, entre outras.

Muitas empresas planejam apenas até o momento da venda, entretanto, isso é um erro comum e que pode ser evitado com algumas simples medidas. O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço.

Uma coisa é importante ressaltar: não entenda pós-venda como perguntar ao cliente se ele está satisfeito com o produto. Pós-venda é muito mais do que isso. Reduzir o processo a apenas uma pergunta é minimizar todo o potencial da estratégia.

Há muitas formas de realizar um pós-venda efetivo e realmente útil é criar uma plataforma de comunicação com conteúdo relevante. Um blog, por exemplo, pode conter textos e vídeos com tutoriais e dicas de como usar determinado equipamento. Por exemplo, um vídeo ensinando usuários a usarem a corda em conjunto com um Freio 8 não é tão simples de se encontrar. O Freio 8 possui muitas características que podem ser explicadas e ensinadas aos mais leigos.

Este material pode ser divulgado por meio de redes sociais, e-mail marketing a partir da base de cadastro, agregadores, entre outros.

Além disso, também é possível criar um canal como uma espécie de fórum para que os consumidores possam elencar suas dúvidas e dar sugestões.

As estratégias podem ser variadas, dependendo sempre da viabilidade, recursos e principalmente a criatividade disponível. Também é importante ressaltar que nem sempre essa tática depende de enormes investimentos. Um bom planejamento pode economizar os custos e ainda sim trazer excelente custo/benefício.

É fundamental ter tempo hábil para criar uma rotina em volta do pós-venda. Conseguindo aplicar satisfatoriamente este conceito, a marca consegue fidelizar o cliente e aumentar muito a chance de uma nova compra.