A IMPORTÂNCIA DO PONTO DE EQUILÍBRIO NAS ORGANIZAÇÕES

 

 

Airton Molinari[1]

Elizandro Sulzbach[2]

Jonas Valentim Cerri[3]

Juliano Limberger[4]

Cátia Guadagnin Rossa[5]

FEMA[6]

 

RESUMO

 

            O presente artigo tem por objetivo apresentar ao leitor maiores conhecimentos sobre esse importante indicador para entender o limite de rendimento de uma empresa a todos os envolvidos na administração e aos interessados em investimentos nas empresas. Objetiva-se apontar o quanto o resultado apontado pelo ponto de equilíbrio é útil para a tomada de decisões em uma empresa. O artigo estrutura-se em uma revisão bibliográfica sobre o assunto que no decorrer do trabalho será explicado e enfatizado a suma importância que o ponto de equilíbrio pode representar a uma empresa de boa administração.

 

Palavras chave: custos, margem contribuição, ponto de equilíbrio.

 

INTRODUÇÃO

 

Todo e qualquer empresário, quando inicia seu negócio, ou seja, abre sua empresa, tem um objetivo que é o de entrar em algum ramo de atividade que lhe proporcione maiores rentabilidades.

Então, diante dessa espécie de dilema empresarial, formou-se a pergunta, como avaliar a empresa e manter uma administração focada em acrescer conhecimento, experiência a fim de reverter em ganhos?

Para apresentar ao empresário o melhor caminho a seguir é preciso fazer a relação custo x beneficio, analisando o ramo de atividade, o mercado, a produção a ser considerada para chegar ao ponto de equilíbrio e, consequentemente gerar resultados lucrativos.

Um dos pontos cruciais para encontrar o ponto de equilíbrio é conhecer os custos fixos e a margem de contribuição, pois é através da divisão desses que se encontra o ponto de equilíbrio de uma empresa.

A partir disso, antes de abordar sobre o tema principal do trabalho será apresentado o conceito de custos e margem contribuição, para posteriormente tratar do conceito de ponto de equilíbrio, seus tipos, benefícios e limitações.



[1] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 5° semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.

[2] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 5º semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.

[3] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 5º semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.

[4] Acadêmico do curso de Ciências Contábeis – 5º semestre. Faculdades Integradas Machado de Assis.

[5] Mestranda em Desenvolvimento. Orientadora. Professora do Curso de Ciências Contábeis. Faculdades integradas Machado de Assis.

[6] Fundação Educacional Machado de Assis – Santa Rosa/RS.