Este Artigo tem o objetivo refletir sobre a importância do planejamento para a ação do professor e para o processo de ensino e aprendizagem e apresentar uma reflexão sobre o planejamento e um plano de aula estudado neste semestre nas disciplinas Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos iniciais Ensino Fundamental; Avaliação da aprendizagem e ação docente; Ensino de ciências naturais e saúde infantil; Educação de jovens e adultos; Prática pedagógica interdisciplinar: ensinar e aprender na educação de jovens e adultos; Seminário interdisciplinar VI; Estágio curricular obrigatório I: educação infantil.

Relato de experiência vivenciada em minha infância e a importância do planejamento para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

Para elaborarmos este trabalho contamos com vários autores sabedores deste assunto, dentre eles, Koetz (2009); Libâneo (1994); Vasconcellos (1995); Rios (2012); entre outros.

Por fim o relato de uma experiência que envolveu planejamento de aula com uma amiga, apresentada neste trabalho.  E também um plano de aula de ciências para a EJA.

Lembro-me que quando estava no ensino fundamental a professora usava apenas o livro didático, quando ela chegava sempre pedíamos para ajudar com os materiais que ela carregava estojo de giz uma bolsinha com lápis e canetas, livro didático e caderno de chamadas, ela nunca deixava agente pegar o livro dela devido o mesmo já vir preenchido com as respostas das atividades portanto ela nem precisava planejar recebia tudo pronto.

No entanto, entendemos que o planejamento deve ser um guia que nos auxilia no objetivo proposto. Observamos que o planejamento se torna indispensável para o educador à medida que esse se preocupa em ter qualidade no que faz na sala de aula.

De acordo com Libâneo (1994) o planejamento favorece a reflexão sobre a prática educativa. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar o a sociedade. Se o papel do professor é o de provocar desequilíbrio, mudança, também nessa ação, o planejamento se torna um passo principal, possibilitando caminhos ao conhecimento, as mudanças e a transformação, que são os objetivos da educação.

 Observamos na leitura dos textos dos autores citados que o planejamento precisa estar de acordo com o nível dos educandos, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida diária do educando.

A proposta pedagógica e curricular da escola serve como base para o planejamento do professor, mas são apenas caminhos, porém cabe ao educador apropriar-se do planejamento como algo vive, real, e principalmente, ter a consciência da grande importância de um bom planejamento educacional, esse é um desafio que deve ser superado para os professores que ainda não descobriram a conciliar planejamento e prática educacional.

O planejamento de ensino de acordo com Libâneo (1994) consiste na previsão da ação a ser realiza, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formar de avaliação, sempre voltado para uma leitura critica da realidade assim a ação de planejar consiste em uma reflexão, antes de partir para a prática.

Para ser concretizado, necessita ser transformado em um documento, ou seja, um plano ou projeto que envolve uma ação intencional. Em razão disso, o planejamento nunca é apenas individual, é um a pratica que necessita se realizada no coletivo e apresentar caráter processual.

Segundo Koetz (2009) o planejamento não está relacionado somente com o presente, mas principalmente com o futuro, pois as decisões que serão tomadas no processo de planejamento estão voltadas para o futuro.  Um dos itens de mais destaque no planejamento é o estabelecimento de objetivos e metas.

Vasconcellos (1995) explica que planejamento é uma mediação teórica metodológica para a ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional, a fim de prever e programar as ações e os resultados desejados, caminho este fundamental para a tomada de decisões.

De acordo com o pensamento de Ostetto (2000) o Planejamento é fundamentado em aspectos do desenvolvimento: Esse planejamento tem como parâmetro a psicologia do desenvolvimento, está direcionada para as especificidades da criança de zero a seis anos, e a finalidade é que sejam determinados objetivos que estimulem as crianças, por exemplo: estimular a criatividade; estimular a motivação; e estimular a curiosidade.

Já na Educação de Jovens e Adultos Rios (2012) o planejamento exige um trabalho mais detalhado quando se analisa as especificidades deste público, portanto, é necessário que o docente conheça o perfil destes educandos para elaborar um planejamento de ensino significativo à realidade dos estudantes da EJA.

Relato de uma experiência que envolveu planejamento de aula de uma amiga que se formou em Pedagogia, no estágio ela fez um planejamento de uma aula de Língua portuguesa, na fala dela "Comecei a planejar o que ia passar para os alunos no desenvolvimento das atividades. Enquanto escrevia, previa situações que poderia acontecer", ela ainda fala que “de acordo com os objetivos de ensino, é possível prever diferentes modalidades organizativas dos conteúdos.”

PLANO DE AULA DE CIÊNCIAS PARA EJA

 TEMA GERADOR: Reciclagem, ajudando você e a natureza.

FAIXA ETÁRIA: EJA

DURAÇÃO: Quatro aulas

DISCIPLINAS:

 Ciências: meio ambiente e coleta seletiva. Temas transversais: meio ambiente, trabalho e consumo, ética e arte.

CONTEÚDOS TRABALHADOS:

Brinquedos boliche vão e vêm jogo das argolas, garrafas PET, e coleta seletiva etc., para as crianças que estudam na escola ou seus filhos.  Os alunos em trio deverão confeccionar um objeto reciclado para no final do projeto ser feito exposição deles.

OBJETIVOS:

Mostrar as formas alternativas para conservação do meio ambiente em especifico a reciclagem e coleta seletiva; Reconhecer que o lixo pode ajudar a complementar a de renda familiar e trabalhar com garrafas PET e as medidas de capacidade.

DESENVOLVIMENTO

 

Incluir os temas transversais nos currículos escolares é necessário para atuação da escola como agente transformador da sociedade. Os temas que serão trabalhados iram envolver questões da atualidade. Assim torna-se possível ao docente o planejamento de várias situações de aprendizagem e não de novas matérias. Esta é a intenção do nosso projeto, ajudar o planeta e a vida também.

1ª etapa: Levar para a sala um vídeo para que eles possam refletir sobre a temática meio ambiente.  Promover um momento de discussão sobre as imagens vistas, debatendo sobre o valor da reciclagem. Logo, após, separar a sala em grupos e pedir para eles listarem os materiais que são recicláveis.

A turma junto com o professor devem escolher alguns itens (sendo que de vários tamanhos) que estão na lista para trazerem na próxima aula.

2° etapa: O professor trabalhará com as embalagens vazias aplicando conteúdos matemáticos.  Mostrar em cada embalagem qual a capacidade de medida (litros) que cada uma tem e podem ser usadas também as operações através de situações que envolva a realidade deles.

AVALIAÇÃO

Será observada a participação e interesse dos alunos sobre o assunto e sua postura diante da temática estudada através da auto avaliação.

Com essa experiência percebemos que se o professor não fizer seu planejamento se perde, porque está sempre desconsertado. Na verdade todos os dias temos que nos planejar antecipadamente para facilitar nosso dia a dia.

Conclui-se que o planejamento na sala de aula é de grande importância, não somente na questão burocrática determinada pela escola para complicar o trabalho do docente.  Aprendemos no contexto do planejamento na vida das pessoas, sua importância ao extenso desenvolvimento humano, desde a seu uso de maneira inconsciente nos primórdios, até nos dias de hoje no qual o planejamento é empregado para orientar um caminho a serem trilhados para se alcançar objetivos delineados por resolver determinada condição. Foi possível ainda compreender que as suas diferenças precisam ser usadas de acordo com a precisão de elaborar um plano de aula plano para uma determinada aprendizagem.

REFERÊNCIAS

LIBÂNEO, José Carlos, Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In OSTETTO, L. E. (org.) Encontros e Encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.

RIOS, Clara Maria Almeida. A Educação de Jovens e Adultos no contexto contemporâneo da formação continuada de professores e das tecnologias da informação e comunicação. Bahia: EDUNED, 2012.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertada, 1995.