O setor turístico, da mesma forma que a economia mundial está sujeito a constantes mudanças. Estas mudanças provêm tanto da evolução da própria atividade como do entorno onde ela se desenvolve. O turismo mundial vem centrando seus esforços no cliente, procurando antecipar, satisfazer e superar suas expectativas; é onde o direção estratégica tem papel fundamental e, dentro dela está o planejamento estratégico, o qual deve ser considerado como centro fundamental de um entorno que vai em direção à meta da competitividade e da excelência.
É impossível manter uma posição competitiva através da inovação de produtos. As organizações estão sendo obrigadas a focar o mercado ao cliente e não mais ao produto, como se fazia antigamente.
Esta orientação permite conseguir a fidelidade dos clientes atuais e a captação de novos clientes como elementos de clara diferença estratégica.
Atualmente, a vantagem competitiva gira em torno à intensificação de análise, planejamento e controle estratégico, pois todas as atividades e decisões dos processos e departamentos de uma organização tem seu efeito sobre a satisfação do cliente e a adaptação ao novo contexto competitivo.
Tudo isto dá lugar a que cada vez mais se necessite de ferramentas de gestão que facilitem as decisões que se tomam e que constituam um guia a ser seguido na maneira de atuar no futuro.
O objetivo desta investigação é valorizar a importância do planejamento estratégico, como ferramenta gerencial na gestão hoteleira.
Nos últimos anos o turismo converteu-se na atividade econômica mais importante do mundo registrando um dos crescimentos mais espetaculares. Segundo Ayuso (2003), entre os anos 1950 e 2000, o número de deslocamentos internacionais de turistas passou de 25 a 698 millones, representando uma taxa de crescimento anual perto dos 5%, no 2002 foram 714.6 milhões, incremento do 3.1% em relação ao ano anterior, apesar da crise depois do 11 de setembro de 2001, e a partir de 2003 vem experimentando um crescimento ao redor de 4%, a pesar de que no ano 2009 decresceu em um 4.3%, segundo dados da OMT.
Por outro lado, a complexa estrutura do turismo e sua conexão com outras atividades como o transporte, o comércio, a construção, etc., geram múltiples impactos sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente.
O turismo como indústria gera grandes impactos na esfera econômica de qualquer nação onde se desenvolva e no trabalho podemos citar alguns impactos como
:
- Gera emprego transitório na etapa de construção.
- Promove a criação indireta de empregos em todas aquelas atividades produtivas e de serviços com as quais establece relações.
Na Balança de Pagamentos:
- Gera ingresos por Turismo, Transporte e Outros serviços.
- Provoca egreso por Importações e Outros gastos.
No sistema fiscal:
- É uma fonte direta de ingresos para os serviços públicos e entidades privadas que intervêm no turismo.
- Constitui uma fonte arrecadadora de impostos e outras contribuições.
Segundo Díaz et al. (2007), em termos econômicos, os ingresos por turismo internacional têm que se considerar como exportações, e os gastos como importações. Além da campanha de comunicação lançada pela OMT em janeiro de 2004, sinteticamente podemos enumerar alguns beneficios que aporta o turismo para a sociedade:
- Promover o turismo como um direito humano fundamental e como uma forma de vida que é fonte de riqueza para o indivíduo, para a familia, para a sociedade e para as nações;
- Fomentar a comunicação dos beneficios do turismo.
- Intensificar a cooperação dos destinos e do setor do turismo com os meios de comunicação locais, regionais e internacionais.
- Vincular as entidades turísticas individuais com a comunidade mais ampla do turismo internacional.
O planejamento pertence aos procesos de gestão de previsão, consistindo em incorporar o futuro nas decisões do presente.
O planejamento representa a ponte entre o presente e o futuro, aumentando a probabilidade de alcançar os resultados desejados. O planejamento resulta esencial para colocar em prática a estratégia e para avaliar a estratégia, porque as atividades para organizar, motivar, integrar o pessoal dependen de um bom planejamento.
Podemos concluir que o turismo converteu-se num dos setores líderes, além de aumentar os níveis de contribuição à economía mundial.
O planejamento estratégico na empresa não surge como um fato isolado, mas tem seus antecedentes na Direção Estratégica e introduz a necessidade de análise sistemático ao entorno, para a realização de um diagnóstico estratégico da empresa, assim como dar a direção de sua participação na formulação de estratégias.
É muito importante para as empresas do setor, elaborar e cumprir com um Plano Estratégico.
A maior parte dos métodos utilizados para o planejamento das empresas turísticas, precisam de conhecimentos, tempo e recursos que não está ao alcance da maior parte dos diretivos.
A direção, planejamento e gestão estratégica, está pasando a ser uma função muito importante em todas as organizações modernas; estas funções constam de múltiplos componentes que devem ser conduzidos tanto por gerentes como por especialistas.