Resumo

Este trabalho busca compartilhar a importância do movimento na vida da criança favorecendo a construção da sua identidade e autonomia, além de desenvolver a expressão corporal como sensações, emoções e sentimentos.

Abstract

This paper seeks to share the importance of movement in the child's life favoring the construction of their identity and autonomy, and develop body language as sensations, emotions and feelings.

Palavras-Chave: Criança, movimento, corpo.

O movimento está inserido na criança ao nascer onde passa a sugar o seio de sua mãe para alimentar-se, assim gradativamente irá ampliar sua “bagagem” com o que observa e oferece o seu entorno.

Para o Referencial Curricular Nacional (BRASIL, 1998, p.15), o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, visto que, "as crianças se movimentam desde que nascem adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo".

Essa ação de movimentar-se vai muito além de correr, pular, engatinhar, andar entre outros, ela explora e desenvolve sua expressão corporal como sensações, emoções e sentimentos, assim os bebês utilizam os gestos para comunicar-se com os adultos, conforme vão crescendo ficam mais independentes.

Trabalhar o movimento contribui no desenvolvimento da motricidade na criança, esse aspecto bem realizado favorece na construção de identidade e autonomia.

Buscamos a palavra Motricidade no dicionário, que é uma característica da força motriz, assim Motriz significa que produz movimento (força que dá movimento).

A criança em si é puro movimento, mas em algumas instituições isto está sendo podado, querem que fique o tempo todo sentado sem virar-se para o lado, prezam pela “organização” e silêncio, com isso rompe na criança o estímulo, a criatividade e a iniciativa. Muitas das vezes não é dada a importância que o movimento traz para a vida da criança e posteriormente na vida adulta. Hoje em dia temos adultos com dificuldades de lateralidade, equilíbrio, noção de espaço nota-se a falta desse trabalho em sua infância. Por isso, trabalhar este eixo necessita de planejamento, buscar alternativas na realização das aulas, não é simplesmente jogar uma bola e pedir para que a criança corra atrás, mas sim uma atividade que seja prazerosa e que tenha começo, meio e o fim.

A partir do momento que a criança passa a explorar o meio em que vive, a vivenciar atitudes e culturas da comunidade, inserem ideias, conceitos, comportamentos para a formação do seu próprio conhecimento acerca do mundo físico, esse é o resultado que buscamos ao trabalhar o movimento.

O movimento ainda proporciona na criança a relacionar-se melhor com outro e a socializar-se de forma afetiva.

Diante das atividades propostas, inserimos variações na realização, propondo desafios que provocará na criança certo desequilíbrio, surge o processo de acomodação a desenvolver de uma única forma, assim quando assimilar esta nova ideia irá adquirir um novo conhecimento. Ocorre também certa ansiedade no aluno por ser algo desconhecido ou novo, o professor como mediador passará a encorajá-lo para que possa avançar na aprendizagem solucionando a questão.

Segundo Toledo, Velardi e Nista-Piccolo (2009, p.43) quando apresentam que [...] o papel do professor, como mediador, é criar vínculos entre o conhecimento que os alunos já possuem com o conteúdo que deseja desenvolver; promover a socialização dos saberes trazidos e/ou vividos pelos alunos, facilitando assim o processo de aprendizagem.

Conclusão

Percebemos que o movimento irá contribuir na criança a construção do “eu”, a relacionar-se com o outro, a respeitar regras, facilitando a concentração, a iniciativa e criatividade. Assim, o planejar será essencial para um bom desenvolvimento durante a realização das atividades alcançando os objetivos propostos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF. Vol.3, 1998.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MOREIRA, Wagner Wey. Corpo em movimento na Educação Infantil. São Paulo: Telos, 2012.