A melhor forma de prevenir doenças e problemas que possam ocorrer com o funcionamento de nosso organismo com certeza é realizar visitas periódicas a profissionais especializados em diversas áreas da saúde. Nesse artigo vamos falar sobre uma das áreas mais importantes para a saúde íntima feminina, o médico ginecologista. Para a mulher é de extrema importância que ela se consulte com um médico ginecologista especializado em períodos de tempo, tanto para solucionar algumas dúvidas que possam aparecer, quanto para que seja realizado de forma profissional um cuidado e a preservação de todo o sistema reprodutor feminino.

Na hora de escolher um profissional nessa área, pode acontecer da mulher ter diversas dúvidas e realizar várias tentativas até que encontre alguém com quem mais se identifique e sinta segurança para conversar abertamente sobre qualquer assunto ou dúvida que ocorrer. Um dos conselhos mais divulgados entre profissionais dessa área, como por exemplo, o ginecologista em Curitiba, é que a mulher converse com outras mulheres que estejam próximas a ela – mãe, irmã, tia, amiga, avó. Essas mulheres possuem contato com algum médico ginecologista e com certeza já passaram por alguns mais e por isso vão saber dizer quais são os pontos positivos e negativos que consideram em todos os profissionais conhecidos.

De qualquer forma, é muito relevante deixar claro que é necessário para a mulher realizar consultas periódicas com um especialista ginecologista. Muitas doenças podem ser evitadas com informações básicas passadas pelos médicos às pacientes e também muitas outras podem ser tratadas bem no início, fazendo com que as chances de cura sejam consideravelmente maiores.

As mulheres podem ter algumas dúvidas sobre quando é o melhor momento para realizar a primeira consulta ao ginecologista, para saber a resposta dessa pergunta é necessário considerar quatro importantes características:

  1. Se houver alguma anormalidade de estrutura ou de função nos órgãos genitais das meninas de qualquer idade;
  2. Após a primeira menstruação;
  3. Ao iniciar a vida sexual;
  4. Ao começar a utilização de métodos contraceptivos, como por exemplo, a pílula anticoncepcional que também tem função na regulação do ciclo menstrual