Muita gente se pergunta se realmente é importante ter um departamento de marketing na empresa. Especialistas respondem que é fundamental. Isso porque o profissional de marketing não trabalha apenas com a divulgação de produtos e serviços, mas com toda a identidade da marca e até com desenvolvimento de produtos e cálculos de preços.

Dentro do departamento de marketing, que é feito por uma agência de comunicação ou por profissionais internos da empresa, há a parte que cuida da criação de produtos e inovação. Essa equipe realiza pesquisas de mercado e ajuda o departamento de criação e desenvolvimento de novos produtos, inclusive, na elaboração de um preço viável, que cubra os custos e gere lucro.

Há ainda a assessoria comunicação, que fica responsável pela comunicação com a mídia, com a função de assessoria de imprensa ou de relações públicas. Cabe a essa equipe toda a divulgação não paga (publicidade) na mídia, assim como a sugestão de pautas, visando colocar o cliente sempre em pauta.

Há ainda o marketing digital, que cuida das redes sociais da empresa e da imagem da empresa online. O marketing digital ajuda na captação de clientes, conforme a segmentação desejada.

Há ainda a equipe de criação, para cuidar de propagandas, e de promoção de vendas, que cuida dos pontos de venda e da divulgação de produtos neles, além do contato com varejistas e da construção de um relacionamento firme com eles.

Em todos os departamentos, há também quem cuide do gerenciamento de crises, afim de manter a imagem da empresa intacta, caso algum acidente ocorra.

Agora que você já sabe, é hora de guardar uma verba para o marketing de sua empresa, pois como vimos, ele é muito importante no mundo atual, se não, indispensável.