A IMPORTÂNCIA DO MARKETING APLICADO AO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MUNICÍPIO 

Curso de Especialização Lato Sensu em Pós Graduação em Gestão Empresarial – Faculdade Arquidiocesana de Curvelo

RESUMO: 

O artigo aborda reflexões de como deve ser a articulação entre o Marketing e o Turismo para alavancar os resultados financeiros de uma Administração Pública. Configurando uma engrenagem de direcionamento econômico e cultural, projetos bem estruturados de Marketing podem se transformar em ferramentas poderosas o desenvolvimento de qualquer município. Nos últimos anos, o setor do turismo tem sido alvo de uma forte explosão do desenvolvimento de ideias e ações. Uma vez atendida às necessidades primárias, o ser humano passa a relacionar suas necessidades principalmente com status, cultura e lazer, para sua satisfação pessoal – e é assim que o turismo encontra sua atuação. E o marketing tende a mostrar à Administração Pública e aos administradores, que com o investimento vem o resultado financeiro. 

Palavras-Chave: Marketing, Turismo, Gestor Público. 

Introdução 

Nas últimas décadas, o conhecimento vem se configurando como mercadoria. A indústria da informação e do conhecimento ganhou a perspectiva de impulsionar investimentos em diversas áreas e de distintos negócios. Por meio de publicações em revistas, jornais, televisão e outros mecanismos estratégicos de divulgação de produtos, serviços, cultura, o Marketing potencializa os interesses econômicos municipais entrelaçando geração de renda e prestígio cultural para a Administração Pública.

 

 Configurando-se como uma engrenagem poderosa de direcionamento de interesses econômicos, o conjunto das estratégias de Marketing pode atrair recursos financeiros para os municípios. Aliados a projetos bem estruturados, o Marketing consegue alavancar economicamente cidades que se vem em dificuldades administrativo-financeiras.

 

Nesse contexto, o desenvolvimento do turismo pode ser considerado uma malha para a criação de oportunidades de emprego, aumento da renda per capta e de arrecadação tributária. O turismo pode se transformar na alternativa capaz de amenizar parte desses problemas para muitos gestores públicos.

 

O objetivo deste trabalho é discutir como estratégias de Marketing podem alavancar o Turismo e auxiliar o desenvolvimento econômico de diversos municípios.

Para isso, será feito levantamento bibliográfico, com pesquisas em sites como “scielo”, “domínio público”, além de pesquisas em livros e periódicos.