FACULDADES INTEGRADAS IPIRANGA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

ALINE CRISTINA DE LIMA LOPES

LEILANE ALVES DE OLIVEIRA

PRISCILA PORTILHO DE CRISTO

RAFAELA RAMOS PEREIRA BONFIM

  

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BELÉM - PARÁ

2013 

ALINE CRISTINA DE LIMA LOPES

LEILANE ALVES DE OLIVEIRA

PRISCILA PORTILHO DE CRISTO

RAFAELA RAMOS PEREIRA BONFIM 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Projeto apresentado à disciplina Atividades Teórico-prática de Aprofundamento (ATPA) como requisito para avaliação, orientado pela Profª. MSC. Cacilene Tavares. Turma: PLPN 22. 

BELÉM - PARÁ

2013 

ALINE CRISTINA DE LIMA LOPES

LEILANE ALVES DE OLIVEIRA

PRISCILA PORTILHO DE CRISTO

RAFAELA RAMOS PEREIRA BONFIM 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Orientadora:______________________

Profª. MSC. Cacilene Tavares.

  Nota: ____________________________

  Data:_________ /____________ / 2013.

 

 

BELÉM - PARÁ

2013

 

 

SUMÁRIO

 

1 -Situação Problema/ Questões Norteadoras
5
1.2– Justificativa
5
1.3 – Objetivos
10
1.3.1 – Geral
10
1.3.2–Específicos
10
2 - Fundamentação  Teórico
10
3 -  Metodologia
13
3.1 - Tipo de estudo
13
3.2 - Sujeito da pesquisa
13
3.3 - Local da pesquisa
13
3.4 - Instrumento de coleta de dados
14
3.5 - Análise de dados
14
4 - Cronograma de Execução
15
Referencias

Anexo

 

Projeto de Pesquisa

 Tema: A Importância do Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil.

 Delimitação do Tema: A Introdução das Brincadeiras  na Educação Infantil.

 

1- Situação Problema / Questões Norteadora:

Para obtermos resultados na educação infantil, é necessário entendermos os conceitos de criança e do lúdico assim somos capazes de proporcionar uma  aprendizagem  significativa.

É brincando que a criança demonstra sua imaginação mais além de imaginar  e  construir,  o brincar  transforma uma criança dispersa em um ser interativo, quando se cria atividades lúdicas que proporcionam interações e socializações  a  criança aprende sobre as convivências sociais, preparando para a vida.

Entretanto, pouco se utiliza nas escolas a ludicidade como recurso metodológico, negando a possibilidade de uma aprendizagem  prazerosa e significativa. Assim questiona-se: Será que as escolas utilizam atividades lúdicas como um recurso metodológico de forma facilitar  o processo de  aprendizagem  da criança ?

 

1.2- Justificativa e a importância da pesquisa:

O ser humano, em todas as fases de sua vida sempre descobre e aprende coisas novas pelo contato com o outro e pelo domínio sobre o meio em que vive. Ele nasce para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como participativo, critico e criativo. É esse ato de buscar conhecimentos, trocas de interação, de apropriação é que damos nome de educação. É uma ação conjunta de todas as pessoas que cooperam, comunicam-se e se interagem do mesmo saber.

O ensino para ser bem sucedido se deve utilizar métodos e técnicas com objetivos mais ajustados aos alunos. Para sua maior eficiência buscar o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, é por isso é de suma importância desenvolver a criatividade do educando para que a construção do conhecimento se de como resultados de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro.

A infância é a idade das brincadeiras. Acreditamos que por meio delas a criança satisfaz, em grande parte seus interesses, necessidades e desejos particulares, pois expressa a maneira como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo. Destacamos o lúdico como uma das maneiras mais eficazes de envolver o aluno nas atividades, pois a brincadeira é algo inerente na criança, é sua forma de trabalhar, refletir e descobrir o mundo que a cerca.

            É muito importante aprender com alegria, com vontade. Comenta Sneyders (1996, p.36) que “Educar é ir em direção á alegria”. As técnicas lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial.

Almeida reforça que:

[...] A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações constantes com o pensamento coletivo. [...] ( ALMEIDA,1995, p.11) 

Portanto, é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades lúdicas.

O brincar permite ainda, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade. Mais é, Piaget (1975) que nos esclarece o brincar implica uma dimensão evolutiva comas crianças de diferentes idades, apresentando  características especificas apresentando formas diferenciadas de brincar, utilizando de atividades para criarem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de autonomia da criança.

Vygotsky (1984) atribui relevante papel ao ato de brincar na constituição do pensamento infantil. É brincando e jogando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, motor, seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo de pessoas,  coisas e símbolos.

A criança, por meio da brincadeira reproduz um discurso externo e o internaliza construindo seu próprio pensamento. A linguagem, segundo Vygotsky (1984), tem importante papel no desenvolvimento cognitivo da criança a medida que  sistematiza suas experiências e ainda colabora na organização dos processos em andamento. 

A brincadeira cria para as crianças uma “Zona de desenvolvimento proximal” que não é uma coisa senão a distancia entre o nível atual de desenvolvimento determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema e o nível atual de desenvolvimento potência, determinado através da resolução de um problema soba orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz. (VYGOTSKY, 1984, p.97)

Por meio das atividades lúdicas as crianças reproduzem muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais pela imaginação e pelo faz- de - conta, são reelaboradas. Esta representação do cotidiano se dá por meio da combinação entre experiências passadas e novas possiblidades de interpretações e reproduções do real, de acordo com suas afeições, necessidades e desejos. Essas ações são fundamentais para a atividade criadora do homem.

            Segundo, Vygotsky (1984), o desenvolvimento não é linear, estático mais sim evolutivo é nesse projeto que se desenvolve a imaginação.

Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolver o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividades. As interações que o brincar e o jogo oportunizam favorecem a superação do egocentrismo desenvolvendo a solidariedade, a empatia e introduzimos jogos e brinquedos novos sentidos para a posse  e o consumo.

Segundo Vygotsky (1988) brincar propicia o desenvolvimento de aspectos específicos de personalidade, a saber:

  1. Afetividade: Tanto bonecas, ursinhos, como brinquedos que favoreçam a dramatização de situação de vida adulta, problemas afetivos da criança; 
  2. Motricidade: A motricidade fina e ampla se desenvolve através de brinquedos como brincadeiras, bolas, chocalhos, jogos de encaixe e de empilhar;
  3. Inteligência: O raciocínio logico abstrato evolui através de jogos tipo quebra cabeça, construção, estratégias; 
  4. Sociabilidade: A criança aprende a situa-se entre as outras a se comunicar e a interagir através de todo tipo de brinquedo; 
  5. Criatividade: jogos de montar, disfarces, instrumentos musicais;

 

Os brinquedos também estimulam a percepção, as capacidades sensório motor, condutas, comportamentos significativos nas ações infantis. Com todas essas  estimulações fica mais fáceis para conduzir a criança em que ela pensa que é uma simples brincadeira acaba sendo um aprendizado tornando mais prazeroso e significativo.

Segundo Kishimoto (1996) os brinquedos devem ser comprados de acordo com idade, a capacidade e área de interesse para criança. O mesmo classifica o brinquedo como:

  • Brinquedos de berço: Mobiles, chocalhos, bichinhos de vinil, brinquedos para olhar, ou para ouvi, pegar e morder são valiosos para as estimulações sensorial e motora da criança.
  • Brinquedos de faz- de- conta funcionam como elementos introdutórios e de apoio a fantasia; facilitam o processo de simbolização e proporcionam experiência que além de aumentarem o repertorio de conhecimentos da criança favorecem a compreensão de atribuições e de papéis.

É através do lúdico e estimulação que os brinquedos e as brincadeiras viram oportunidade de comunicação assim desenvolvendo ainda mais uma abertura para um diálogo com os adultos.

“Hoje a imagem da infância é enriquecida também como auxilio de concepções psicológicas e pedagógicas que reconhecem o papel do brinquedo e brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento infantil...” (KISHIMOTO, 1999, p.21).

Portanto, o brincar é a atividade principal do dia-a-dia. É importante porque dá a criança o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si mesmo, os outros e o mundo, repetir ações  prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressar sua individualidade e identidade explorar o mundo dos objetos, das pessoas, natureza  respeitando a cultura de cada um, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as varias linguagens para  experimentar situações que lhe chamam atenção, solucionar problemas e criar. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca a brincadeira como a ferramenta para a criança se expressar, desenvolver e crescer.

A pesquisa apresenta “O lúdico” e tem por objetivo oportunizar ao educador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas na educação infantil, procurando provoca-lo para que se insira o brincar em seus projetos educativos, tendo objetivo e consciência clara de sua ação em relação ao desenvolvimento   e a aprendizagem  infantil.

Levando em consideração o compromisso politico pedagógico da Escola, visto que jogos e  brincadeiras deve ser aplicadas nas crianças em fase escolar. O trabalho apresenta a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas certamente ajudarão no desenvolvimento da educação psicomotora, cognitivo no processo escolar Com a utilização desses recursos pedagógicos o professor poderá utilizar - se de jogos, brincadeiras, atividades de leitura ou escrita e outros conteúdos assim associando a interdisciplinaridade envolvendo o raciocínio e a construção do conhecimento de forma descontraída.

1.3 ­­‑ Objetivos:

1.3.1 - Objetivo Geral:

  • Identificar de que forma a escola utiliza o lúdico para facilitar o processo de ensino e aprendizagem e quais as contribuições das atividades lúdicas no desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil.

1.3.2 – Objetivos Específicos:

  • Investigar como o professor trabalha o lúdico em sala de aula e se para ele é apenas uma metodologia inovadora ou passa tempo;
  • Analisar se o professor proporciona uma aprendizagem significativa fazendo com que os conteúdos fiquem mais fáceis quando se utiliza o lúdico como recurso de aprendizagem;
  • Perceber se a brincadeira favorece a integração social da criança fora e dentro da escola;
  • Verificar se os pais entendem que a atividade lúdica não é apenas uma brincadeira e sim parte do processo de desenvolvimento da criança. 

2- Fundamentação Teórica:

A escola passou a defender um ensino muito tradicionalista, imaginado quanto mais conteúdo passarem, mais os alunos se desenvolveriam o que não é verdade, pois para serem assimiladas as informações devem fazer sentido. Isso tudo quando elas incidem no que Vygotsky (1997, p.27) Define  Zona de Desenvolvimento Real que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o Desenvolvimento  Potencial determinado através da solução do problema.

Diante disso a escola precisa se dar conta que através do lúdico as crianças terão mais chances de crescerem e se adaptarem ao mundo coletivo.  O lúdico deve ser considerado como parte integrante da vida do homem não só no aspecto divertimento ou como forma de aliviar as tensões mais também uma forma de penetrar no âmbito da realidade inclusive na realidade social.

Brincando [...] as crianças aprendem, [...] a cooperar com os companheiros [...], obedecer as regras do jogo, [...] respeitar os direitos do outros, [...] e acatar a autoridade, [...] assumir responsabilidades, aceitar as penalidades  que lhe são impostas, [...]dar oportunidade aos outros [...]  enfim a viver em sociedade.(KISHIMOTO, 1993, p.110).

Assim podemos ver o quanto o lúdico é de suma importância para a criança, pois através desse instrumento conseguimos transformar um simples jogo numa realidade para a vida inteira.

No brincar a criança sempre está acima de sua idade  média, acima do seu comportamento diário. Assim na brincadeira de faz-de-conta, as crianças manifestam certas habilidades que não seriam demostradas  nesta  idades. Ou  seja, a aprendizagem desperta vários processos internos.

A aprendizagem não é desenvolvimento; entretanto o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em processos vários de desenvolvimento, de que outra forma não ia acontecer. (VYGOTSKY 2002, p. 132)

O aprendizado bem planejado e organizado proporciona a criança resultados positivos  em varias áreas do seu desenvolvimento e o aprendizado se faz naturalmente.

O jogo permite a expressão criativa podendo abrir novas perspectivas do uso dos códigos simbólicos. Mas para que essa ideia de concretize é importante compreender os diferentes estágios de desenvolvimento mental infantil e adequar os brinquedos de acordo com suas potencialidades.

É enorme a influenciado brinquedo no desenvolvimento da criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas e não por incentivos fornecidos por objetos externos.(VYGOTSKY 1984,p. 109).

Com brinquedo a criança  aprende a lhe dar com ela mesma e a se desenvolver habilidades com si mesma e com outro claro dependendo das motivações dada ela.

Conforme Kishimoto ( 2000, p.32 - 37 ) "Para Piaget ao manifestar a conduta  lúdica a criança demostra o nível de seus estágios cognitivos e constrói conhecimentos”.

As crianças, os brinquedos e os jogos lúdicos são educativos favorecendo o ensino e aprendizagem na criança. Ao assumir a função lúdica e educativa, o brinquedo educativo merece algumas considerações:

  1. Função lúdica: o brinquedo propicia diversão, prazer e ate desprazer, quando escolhido voluntariamente; e
  2. Função educativa: o brinquedo ensina qualquer coisa que complete o individuo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão. 

Através da pesquisa vimos em que muitos textos fomenta que a responsabilidade não é só da escola é também do professor, pois  o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras e favorece para a construção do conhecimento.

Esse projeto é de grande relevância, pois além de discutir sobre a importância do lúdico na educação infantil onde é muito significativa para criança e  a partir daí ela desenvolve as suas habilidades contribuindo para o processo de aprendizagem.

3 - Metodologia :

3.1 –Tipo do Estudo:

A pesquisa aqui apresentada define-se qualitativa  em que busca a compreensão do estudo e tem como base as Bibliografias junto com as características de Pesquisa-ação. Tendo como o papel principal o pesquisador onde se busca tentar respostas através duas ações de pesquisa e ação. E é através de um Questionário que estaremos junto com os participantes averiguar a Introdução do Lúdico na Educação Infantil.

3.2 - Sujeito de pesquisa / participantes:

Será feita junto com os professores da respectiva Escola da Educação Infantil.

3.3 – Local da Pesquisa:

O local escolhido pelo grupo para desenvolver o presente projeto é o Centro Educacional Triunfo, situada na Travessa  Barão do Triunfo nº 1786 entre Pedro Miranda e Marques de Herval, Pedreira. A escola é uma instituição particular e conta com turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

A escola funciona em  2 turnos, com 29 turmas distribuídas nos horários de manhã e tarde, tem em média 22 alunos em cada sala da Educação Infantil e 35 em cada sala do Fundamental I e II  com  faixa etária de 2 à 15 anos. A escola Centro Educacional Triunfo, tem na sua maioria famílias de classe média e a escola conta sempre com seus pais ou responsáveis presentes em seu desenvolvimento escolar. 

O projeto será aplicado nesta escola para tentar resgatar a importância do lúdico nas escolas, Com o objetivo de que os professores revejam os  conceitos sobre a ludicidade e que apliquem em suas sala de aulas  proporcionando aos seus alunos o prazer de aprender brincando.   

3.4 - Instrumentos de coleta de dados: 

Este estudo empregará uma entrevista estrutura e a  observação, bem com o uso de um  questionário para a coleta de dados para o trabalho. Iremos observar os sujeitos dessa pesquisa e como ele atua mediante a  estímulos inseridas na sua aprendizagem do seu cotidiano. A pesquisa também contará com um dialogo, tentando buscar informações e dados sobre a pesquisa. O procedimento tem caráter sistemático.

3.5 – Análise dos dados:

Para análise de dados optamos no uso de quadro para cada participante em seguida comparamos e confrontamos com os contextos  teóricos citados na pesquisa.

4 -Cronograma:                                                                                                                         

 
Etapa/ mês
 
 
Ago.
 
Set.
 
Out.
 
Nov.
 
Dez
Escolha do tema

 
X
 
 
 
 
Orientação sobre:
Delimitação do tema, problema, objetivos.
 
 
X
 
 
 
Composição da justificativa

 
 
X
 
 
 
Composição da referencial
 
X
 
 
 
Composição da metodologia
 
X
 
 
 
Entrega do projeto escrito e Aplicação do questionário
 
 
 
 
X
 
X
 
Socialização do Projeto com aplicação de comunicação oral.
 
 
 
 
 
 
 


REFERENCIAS

ALMEIDA, Paulo Nunes. Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.

BENJAMIM, W. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: 34,2002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais  Infantil: O jogo, a criança e a educaçãoPetrópolis: Vozes 1993.

KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez,1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). et. al. Jogo, brinquedo e brincadeira. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, e a Educação. 4.ed. São Paulo: Cortez,2000.

 MOYLES, Janet. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto alegre: Artmed, 2002.

OLIVEIRA, Martha Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: Um processo sócio – histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro. Zahar: 1975.

SNEYDERS, George. Alunos Felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

VYGOTSKY, L.S. Linguagem Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Martins 1988.

VIGOTSKY, L.S. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Disponível em: www.ebah.com.br/contente/ABAAAA/94AK/pre - projeto de pesquisa  Feito por Sarah Queiroz acesso em: 14.09.2013

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ludico-na-educacao-infantil/78259/#ixzz2fUjXgHcE Feito por Vanessa Pereira de Souza acesso: 20.09.2013